Os portugueses vão ter a oportunidade de assistir ao último dia político útil antes das férias, este ano mais curtas do que o normal por causa das legislativas do próximo dia 27 de Setembro: Manuela Ferreira Leite é a convidada do Diário Económico na conferência Transformar Portugal e José Sócrates apresenta o seu programa eleitoral.
Coincidência (ou não...), no mesmo dia, os líderes do PSD e do PS apresentam linhas de orientação política e/ou propostas para uma decisão dos eleitores.
Em primeiro lugar, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite são suficientemente conhecidos dos portugueses para que o voto seja decidido na expectativa de que um dos líderes venha a surpreender. Os seus feitios (e defeitos) são suficientemente conhecidos dos portugueses para que o voto seja decidido pelo projecto político e orientação estratégica. E isso é muito positivo, porque coloca a discussão onde ela deve estar.
Em segundo lugar, por razões políticas, económicas e até de perfil pessoal dos candidatos, as eleições de 27 de Setembro têm a grande virtude de colocarem os portugueses perante dois projectos políticos claramente diferentes e isso facilita a escolha.
Assim, os portugueses vão ser colocados perante dois projectos muito diferentes, outra vantagem no processo de decisão: José Sócrates quer dar sequência às reformas dos últimos quatro anos e meio e demonstrar que a crise económica que atingiu o país não se deve às suas políticas, mas apesar das suas políticas. Manuela Ferreira Leite ainda não revelou ao seu programa eleitoral, mas já assumiu de forma clara que quer ‘rasgar' as medidas do actual Governo, quer outro caminho e um novo ‘recomeço'.
Dito de outra forma, os portugueses vão ser desafiados a decidir entre a continuidade de um projecto ou o início de outro. Ora, esta bipolarização clara de pessoas e projectos políticos vai facilitar uma opção dos eleitores e vai também concentrar o voto útil no PS e no PSD. Não será suficiente, mas é uma das condições para viabilizar a governabilidade do país. [Diário Económico, António Costa, Director]
BLOGS
Ass. Moradores Bª. Cruz Vermelha
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
MIC-Movimento de Intervenção e Cidadania
Um ecossistema político-empresarial
COMUNICAÇÃO SOCIAL
SERVIÇO PÚBLICO
Base - Contratos Públicos Online
Diário da República Electrónico
SERVIÇO CÍVICO