Domingo, 30 de Agosto de 2009

O presidente da Câmara de Lisboa vai propor que a autarquia dê um parecer favorável ao plano de expansão do Metro, reivindicando, contudo, a extensão da linha vermelha até à futura estação de Alcântara da CP.

António Costa (PS) e o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado (PS), reclamam a "extensão da linha vermelha até à futura estação de Alcântara da CP, com a construção de um Y nos Prazeres, para futura ligação por metro ligeiro à Estação da CP do Alvito".

A proposta de Costa e Salgado, que será discutida na quarta-feira em reunião do executivo municipal, passa também pelo "estudo de uma linha de Metro Ligeiro, que faça uma circular pela Alta de Lisboa, Ameixoeira, S. Francisco de Assis e Quinta das Mouras".

De resto, os autarcas manifestam "concordância de princípio com o plano de expansão da rede de Metropolitano no que respeita a área do concelho de Lisboa".

Realçam a "grande importância para a qualidade futura do serviço de transportes públicos na cidade de Lisboa que decorre da construção da linha circular, através da reformulação das linhas verde e amarela, com a extensão da linha verde a partir do Largo do Rato até ao Cais do Sodré, com estações na Estrela, em São Bento e Santos".

De resto, os autarcas concordam com a "extensão da linha vermelha, de Telheiras à estação da Pontinha, com estações em São Francisco e Bairro Padre Cruz, e com o prolongamento da linha azul do Colégio Militar - Uruguai - Benfica, através de um Y a criar".

Concordam igualmente com o "prolongamento da linha vermelha até Carnaxide, no concelho de Oeiras, servindo a Ajuda e o Alto do Restelo (novas estações em Tapada, Casalinho da Ajuda, Alto da Ajuda/Universidade, Sant´Ana e Alto do Restelo) e com a previsão das novas estações de Alfama/Alfândega (linha azul), Avenida de Madrid (linha verde) e Calvanas (linha verde)". [Diário de Notícias]



Publicado por JL às 00:08 | link do post | comentar

7 comentários:
De rosa a 30 de Agosto de 2009 às 19:01
Já lá vão uns anitos que no metro de Madrid duas senhoras falavam dos metros onde residiam ( Madrid e Barcelona ) e de repente uma fala do metro de Lisboa e não fiquei indiferente ao comentário.
" O metro de Lisboa é pequeníssimo e tem as estações muito perto das outras ".
Tinham razão, realmente no metro há um grande atraso.
O que estão a prever já devia de estar há muito tempo.
Aqui está um caso do atraso de Lisboa com outras cidades.


De lisboeta nordestino a 31 de Agosto de 2009 às 16:22
Parabéns ao Metro e à cidade de Lisboa por terem acabado de fazer a ligação Alameda-Saldanha-Sebastião.

A extensão da rede de metropolitano é um investimento fundamental para a cidade e arredores, lisboetas e visitantes.

Esta é a melhor opção de transporte em qualquer metrópole, mais barata (a longo prazo), mais eficiente em acessos e tempo, mais ecológica, etc..

Pessoalmente concordo com todas as expansões até a cidade ser coberta por uma malha densa, a questão são os troços que devem ter prioridade.

E, ''puxando a brasa à minha sardinha'': não se esqueçam de avançar rapidamente com a linha vermelha até ao Aeroporto de Lisboa, Alta do Lumiar, Paço de Lumiar e Carnide.



De mais rede de Metro em Lx 2020 a 2 de Setembro de 2009 às 18:07
Metro de Lisboa vai ganhar 30 estações até 2020
JN, 2.9.2009

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa é para concretizar até 2020.

Trinta novas estações e a criação de uma linha circular foram algumas das novidades apresentadas hoje pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, para o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa a concretizar até 2020.

Ramada, Bons Dias (Odivelas), Benfica, Amoreiras, Alcântara e Aeroporto serão algumas das novas estações que farão parte da linha de metropolitano até 2020, um acrescento de 29 quilómetros, que corresponde a um investimento de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

Uma das principais novidades deste plano de expansão da rede do metro, hoje apresentado em Odivelas, diz respeito à criação de uma linha verde circular, que integrará parte do actual traçado da linha amarela entre o Campo Grande e o Rato.

A estação do Rato será ligada ao Cais do Sodré através de uma extensão que criará duas novas estações em São Bento e em Santos.

De acordo com Ana Paula Vitorino, a criação desta linha circular irá "melhorar a qualidade do serviço actual", uma vez que "reduzirá drasticamente os tempos de espera".

Também a linha vermelha, a mais recente, irá sofrer algumas alterações, criando um conjunto de novas ligações.

Além da expansão entre o Oriente e o Aeroporto, a linha será expandida até ao Campo Grande, onde daí ligará ao Hospital Amadora-Sintra. A mesma linha fará ainda a ligação entre a estação de São Sebastião (recém-inaugurada) e Alcântara.

Por seu turno, na linha azul, que actualmente liga a estação de Santa Apolónia à Amadora Este, nascerão duas novas estações Uruguai e Benfica, estando ainda em estudo uma estação intermédia entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia (Alfama).

A linha amarela irá concretizar a ligação do Metropolitano de Lisboa às periferias da cidade, criando oito novas extensões que servirão os concelhos de Odivelas e de Loures, num total de 8,4 quilómetros.

Em declarações aos jornalistas no final da apresentação, Ana Paula Vitorino esclareceu que ainda poderão existir "pequenas alterações ao actual plano de expansão", decorrentes de reuniões que se mantém com os municípios que irão ser abrangidos.

A secretária de Estado criticou ainda a intenção do PSD em querer "suspender os grandes investimentos públicos", garantindo que "se o PS ganhar as eleições o plano de expansão da rede do metropolitano de Lisboa vai mesmo avançar".


De Queremos + Metro no Lumiar a 2 de Setembro de 2009 às 18:16
Nestas boas notícias... há muito de confusão (técnica?, jornalística?, política?) e de propaganda eleitoralista.
:
«...Também a linha vermelha, a mais recente, irá sofrer algumas alterações, criando um conjunto de novas ligações.
Além da expansão entre o Oriente e o Aeroporto, a linha será expandida até ao Campo Grande, onde daí ligará ao Hospital Amadora-Sintra. A mesma linha fará ainda a ligação entre a estação de São Sebastião (recém-inaugurada) e Alcântara.» !!

O que antes tinha sido anunciado, e com mais lógica, era a ligação do Aeroporto ao Alto Lumiar e desta ao Paço Lumiar e depois a Carnide ou a S.Francisco Assis/ HortaNova (rotunda das colunas vermelhas, Telheiras/Carnide), criando uma 'ligação/circular' do Metro mais a norte do Campo Grande.


De Xa2 a 3 de Setembro de 2009 às 13:22
Segundo o mapa publicado pelo Correio da Manhã (fonte: CMLx/ Min.Obras P.), o desenho/ proposta de expansão do Metro é uma 'salgalhada', com opções pouco racionais só justificadas pelas pressões eleitoralistas.

Extensões em 'Y'/ ramais, especialmente as com apenas 2 estações, são de justificação duvidosa: Alvito; Benfica; ... (a não ser para futura expansão desses ramais ou futura ligação a outras linhas).

Sobreposição nas linhas/estações já existentes percebe-se pela 'poupança' na construção mas isso não traz benefício para áreas próximas carenciadas e leva a um maior congestionamento (rodoviário e de metro, com 3 linhas na mesma estação de C.Grande !!).

A 'estação' Alta de Lisboa não está ligada a qualquer linha !!

Na Lisboa norte a linha de Metro deve formar uma nova circular, com várias ligações a outras linhas:
do Aeroporto deveria ligar-se a Alta de Lisboa(Lumiar) e daqui à estação do Lumiar (cruzando com a linha para Odivelas) e desta passar para nova estação do Paço Lumiar e seguidamente cruzar na SrªLuz (ou S.Fr.Assis) com a linha que vem de Telheiras (segue para Pontinha) e seguir ou para Colégio Militar até Benfica.


De Xa2 a 3 de Setembro de 2009 às 13:32
. a nova estação do Alto do Lumiar está mais que justificada pelo 'nova cidade' criada pela SGAL.

. a nova estação para o Paço do Lumiar (novo) é justificada pelo aumento de urbanizações e centralidades existentes e a aumentar brevemente:
novas urbanizações da EPUL ('Jovem', PERs, multicor,...) do ex-parque industrial/oficinal;
Hospital FA, Comunidade Hindú, Escolas (M.Bernardes, Real C., Institutos, Planalto, AltoFaia, ...), Quinta NSPaz, Jardim Gandhi, ...


De AA a 4 de Janeiro de 2010 às 18:23
Vi o Plano de Expansão, as estações Ramada deveria chamar-se Chapim e a Bons Dias é que deveria ser a Ramada.


Comentar post

MARCADORES

administração pública

alternativas

ambiente

análise

austeridade

autarquias

banca

bancocracia

bancos

bangsters

capitalismo

cavaco silva

cidadania

classe média

comunicação social

corrupção

crime

crise

crise?

cultura

democracia

desemprego

desgoverno

desigualdade

direita

direitos

direitos humanos

ditadura

dívida

economia

educação

eleições

empresas

esquerda

estado

estado social

estado-capturado

euro

europa

exploração

fascismo

finança

fisco

globalização

governo

grécia

humor

impostos

interesses obscuros

internacional

jornalismo

justiça

legislação

legislativas

liberdade

lisboa

lobbies

manifestação

manipulação

medo

mercados

mfl

mídia

multinacionais

neoliberal

offshores

oligarquia

orçamento

parlamento

partido socialista

partidos

pobreza

poder

política

politica

políticos

portugal

precariedade

presidente da república

privados

privatização

privatizações

propaganda

ps

psd

público

saúde

segurança

sindicalismo

soberania

sociedade

sócrates

solidariedade

trabalhadores

trabalho

transnacionais

transparência

troika

união europeia

valores

todas as tags

ARQUIVO

Novembro 2019

Junho 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

RSS