De
rosa a 30 de Agosto de 2009 às 19:01
Já lá vão uns anitos que no metro de Madrid duas senhoras falavam dos metros onde residiam ( Madrid e Barcelona ) e de repente uma fala do metro de Lisboa e não fiquei indiferente ao comentário.
" O metro de Lisboa é pequeníssimo e tem as estações muito perto das outras ".
Tinham razão, realmente no metro há um grande atraso.
O que estão a prever já devia de estar há muito tempo.
Aqui está um caso do atraso de Lisboa com outras cidades.
De lisboeta nordestino a 31 de Agosto de 2009 às 16:22
Parabéns ao Metro e à cidade de Lisboa por terem acabado de fazer a ligação Alameda-Saldanha-Sebastião.
A extensão da rede de metropolitano é um investimento fundamental para a cidade e arredores, lisboetas e visitantes.
Esta é a melhor opção de transporte em qualquer metrópole, mais barata (a longo prazo), mais eficiente em acessos e tempo, mais ecológica, etc..
Pessoalmente concordo com todas as expansões até a cidade ser coberta por uma malha densa, a questão são os troços que devem ter prioridade.
E, ''puxando a brasa à minha sardinha'': não se esqueçam de avançar rapidamente com a linha vermelha até ao Aeroporto de Lisboa, Alta do Lumiar, Paço de Lumiar e Carnide.
De mais rede de Metro em Lx 2020 a 2 de Setembro de 2009 às 18:07
Metro de Lisboa vai ganhar 30 estações até 2020
JN, 2.9.2009
O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa é para concretizar até 2020.
Trinta novas estações e a criação de uma linha circular foram algumas das novidades apresentadas hoje pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, para o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa a concretizar até 2020.
Ramada, Bons Dias (Odivelas), Benfica, Amoreiras, Alcântara e Aeroporto serão algumas das novas estações que farão parte da linha de metropolitano até 2020, um acrescento de 29 quilómetros, que corresponde a um investimento de cerca de 2,5 mil milhões de euros.
Uma das principais novidades deste plano de expansão da rede do metro, hoje apresentado em Odivelas, diz respeito à criação de uma linha verde circular, que integrará parte do actual traçado da linha amarela entre o Campo Grande e o Rato.
A estação do Rato será ligada ao Cais do Sodré através de uma extensão que criará duas novas estações em São Bento e em Santos.
De acordo com Ana Paula Vitorino, a criação desta linha circular irá "melhorar a qualidade do serviço actual", uma vez que "reduzirá drasticamente os tempos de espera".
Também a linha vermelha, a mais recente, irá sofrer algumas alterações, criando um conjunto de novas ligações.
Além da expansão entre o Oriente e o Aeroporto, a linha será expandida até ao Campo Grande, onde daí ligará ao Hospital Amadora-Sintra. A mesma linha fará ainda a ligação entre a estação de São Sebastião (recém-inaugurada) e Alcântara.
Por seu turno, na linha azul, que actualmente liga a estação de Santa Apolónia à Amadora Este, nascerão duas novas estações Uruguai e Benfica, estando ainda em estudo uma estação intermédia entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia (Alfama).
A linha amarela irá concretizar a ligação do Metropolitano de Lisboa às periferias da cidade, criando oito novas extensões que servirão os concelhos de Odivelas e de Loures, num total de 8,4 quilómetros.
Em declarações aos jornalistas no final da apresentação, Ana Paula Vitorino esclareceu que ainda poderão existir "pequenas alterações ao actual plano de expansão", decorrentes de reuniões que se mantém com os municípios que irão ser abrangidos.
A secretária de Estado criticou ainda a intenção do PSD em querer "suspender os grandes investimentos públicos", garantindo que "se o PS ganhar as eleições o plano de expansão da rede do metropolitano de Lisboa vai mesmo avançar".
De Queremos + Metro no Lumiar a 2 de Setembro de 2009 às 18:16
Nestas boas notícias... há muito de confusão (técnica?, jornalística?, política?) e de propaganda eleitoralista.
:
«...Também a linha vermelha, a mais recente, irá sofrer algumas alterações, criando um conjunto de novas ligações.
Além da expansão entre o Oriente e o Aeroporto, a linha será expandida até ao Campo Grande, onde daí ligará ao Hospital Amadora-Sintra. A mesma linha fará ainda a ligação entre a estação de São Sebastião (recém-inaugurada) e Alcântara.» !!
O que antes tinha sido anunciado, e com mais lógica, era a ligação do Aeroporto ao Alto Lumiar e desta ao Paço Lumiar e depois a Carnide ou a S.Francisco Assis/ HortaNova (rotunda das colunas vermelhas, Telheiras/Carnide), criando uma 'ligação/circular' do Metro mais a norte do Campo Grande.
De Xa2 a 3 de Setembro de 2009 às 13:22
Segundo o mapa publicado pelo Correio da Manhã (fonte: CMLx/ Min.Obras P.), o desenho/ proposta de expansão do Metro é uma 'salgalhada', com opções pouco racionais só justificadas pelas pressões eleitoralistas.
Extensões em 'Y'/ ramais, especialmente as com apenas 2 estações, são de justificação duvidosa: Alvito; Benfica; ... (a não ser para futura expansão desses ramais ou futura ligação a outras linhas).
Sobreposição nas linhas/estações já existentes percebe-se pela 'poupança' na construção mas isso não traz benefício para áreas próximas carenciadas e leva a um maior congestionamento (rodoviário e de metro, com 3 linhas na mesma estação de C.Grande !!).
A 'estação' Alta de Lisboa não está ligada a qualquer linha !!
Na Lisboa norte a linha de Metro deve formar uma nova circular, com várias ligações a outras linhas:
do Aeroporto deveria ligar-se a Alta de Lisboa(Lumiar) e daqui à estação do Lumiar (cruzando com a linha para Odivelas) e desta passar para nova estação do Paço Lumiar e seguidamente cruzar na SrªLuz (ou S.Fr.Assis) com a linha que vem de Telheiras (segue para Pontinha) e seguir ou para Colégio Militar até Benfica.
De Xa2 a 3 de Setembro de 2009 às 13:32
. a nova estação do Alto do Lumiar está mais que justificada pelo 'nova cidade' criada pela SGAL.
. a nova estação para o Paço do Lumiar (novo) é justificada pelo aumento de urbanizações e centralidades existentes e a aumentar brevemente:
novas urbanizações da EPUL ('Jovem', PERs, multicor,...) do ex-parque industrial/oficinal;
Hospital FA, Comunidade Hindú, Escolas (M.Bernardes, Real C., Institutos, Planalto, AltoFaia, ...), Quinta NSPaz, Jardim Gandhi, ...
De AA a 4 de Janeiro de 2010 às 18:23
Vi o Plano de Expansão, as estações Ramada deveria chamar-se Chapim e a Bons Dias é que deveria ser a Ramada.
Comentar post