De Islandeses não querem 'investidores'... a 6 de Janeiro de 2010 às 14:10
Reino Unido
Londres ameaça bloquear adesão de Islândia à UE

O governo britânico ameaçou bloquear um eventual pedido de adesão da Islândia à União Europeia (UE) depois de o presidente islandês Olaffur Grimsson ter rejeitado a ratificação de uma lei de indemnização a investidores estrangeiros

O ministro das Finanças britânico, Alistair Darling, contava que Grimsson desse luz verde às condições de devolução de um empréstimo de 3500 milhões de euros a 400 mil investidores não islandeses, principalmente britânicos e holandeses.

Mas depois de Grimsson ter anunciado terça-feira a decisão de submeter a lei de indemnização a um referendo nacional, a agência internacional de qualificação de risco Fitch reduziu, nesses mesmo dia, a classificação de crédito do país. (!?!)

Grimsson anunciou terça-feira que recusava ratificar o acordo de reembolso a clientes do banco Icesave e que o iria submeter a referendo.

A decisão islandesa provocou o forte desagrado do governo britânico, tendo o secretário de Estado para o sector Financeiro, Paul Myners, advertido terça-feira que a Islândia poderá não entrar para o grupo da UE se não devolver o que deve aos investidores, informam hoje vários meios de comunicação social.

A lei Icesave destina-se a reembolsar perto de quatro mil milhões de euros avançados pelo Reino Unido e Holanda para indemnizar mais de 300 mil cidadãos lesados pela falência do banco.

O texto prevê o pagamento faseado até 2024 de cerca de 3,8 mil milhões de euros, ou seja, o equivalente a 40 por cento ( !! ) do Produto Interno Bruto (PIB) anual da ilha, arruinada pelo colapso dos bancos em Outubro de 2008.

Segundo Myners, o país escandinavo corre o risco de ser considerado um pária, por parte dos outros países, se os 243 mil cidadãos com direito a voto na Islândia rejeitarem a devolução do dinheiro.

Cerca de um quarto da população islandesa assinou uma petição contra as indemnizações a estrangeiros.

Lusa / SOL, 6.1.2010
Comentários:

Os britânicos lixaram o Kaupthing e agora choram? metem pregos no caixão e depois pedem dinheiro?
Os islandeses de gema, estão-se bem a borrifar para UE e para o euro que lhes tentará retirar quotas de pesca e impingir tudo e mais alguma coisa made in France/ Germany/ Spain em nome da UE enquanto os pequenos se lixam e por isso eu lhes dou os parabéns.
Nós por cá, estamos tão enterrados até ao pescoço no vício dos €€ da UE que não temos salvação, vamos com eles para o bem e para o mal.
ZePortouga, em 2010-01-06 14:02:01

Ninguém ainda explicou para onde foram os 4 mil milhões de Euros que os investidores aplicaram no Icesave.
Numa escala bem mais pequena, o problema do BPP não é diferente.
void2, em 2010-01-06 13:28:11

o caricato nisto, é que o resto da Europa nada diz...
se isso avançar, começamos a ver países (como Portugal) a fazer um referendo para rejeitar o pagamento da divida externa e "prontos"....e quem fiou...perdeu....lololol
topatudo, em 2010-01-06 12:50:22

Os ingleses agravaram a crise na Islândia e agora armam-se em anjinhos...
nunogil, em 2010-01-06 12:25:54

O que eu gostaria de saber é como é possível os bifes andarem a mandar essas papaias uma vez que nem aderiram ao euro.
Lagostavoadora, em 2010-01-06 12:08:34

Desde que deixou de ser um protectorado americano a Islandia começou a meter água. E até é uma terra linda cheia de mulheres simpáticas.
tokarev, em 2010-01-06 10:27:24


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres