Terça-feira, 2 de Março de 2010
Metro – Alto do Lumiar

RECOMENDAÇÃO APRESENTADA PELO PRESIDENTE DA JUNTA, DR. NUNO ROQUE E APROVADA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL EM 09/02/2010

 Considerando a importância que representa para a cidade de Lisboa o transporte em Metropolitano.

 Considerando que em 2003 se deu início a estudos preliminares de impacto ambiental para o prolongamento da linha do Metro do Aeroporto até ao Lumiar, com estação no Alto do Lumiar.

 Considerando que entre o Aeroporto da Portela e a Pontinha residem hoje mais de 120.000 habitantes, milhares dos quais pertencentes a zonas de realojamento.

 Considerando de grande relevância para a zona norte da cidade de Lisboa, o prolongamento da Linha do Metro entre o Aeroporto e a Pontinha, com estações no Centro da Urbanização do Alto do Lumiar (Avenida Carlos Paredes), Lumiar, Rua Prof. Fernando Lopes Graça (templo Hindu/Feira Nova/Paço do Lumiar) – Bairro Padre Cruz – Pontinha.

  A Assembleia Municipal de Lisboa, na sua reunião de 9 de Fevereiro de 2010, delibera:

 

  1.   Que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa diligencie junto do Senhor Ministro das Obras Públicas e do Presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa, o prolongamento da linha do Metro Entre o Aeroporto e a Pontinha, com estações no Alto do Lumiar (Avenida Carlos Paredes), Lumiar, Rua Prof. Fernando Lopes Graça (templo Hindu/Feira Nova) – Bairro Padre Cruz – Pontinha.

 

   2.   Enviar esta Recomendação aos Senhores:

- Ministro das Obras Públicas;

- Presidente da Câmara Municipal de Lisboa;

- Presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa;

- Presidente da Assembleia de Freguesia do Lumiar.

 Lisboa, em 5 de Fevereiro de 2010.

 Pelo Grupo Municipal do PSD

Nuno Roque

(Deputado Municipal/ Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar)

 http://www.jf-lumiar.pt/ via A.Moradores B.C.Vermelha



Publicado por Xa2 às 00:07 | link do post | comentar

6 comentários:
De Incumpetência politica? a 2 de Março de 2010 às 09:15
Ora, assim se vai vendo quem está na linha da frente em defesa dos interesses das populações.

Alias, a iniciativa do PJFL é oportuna tanto mais que como já é do domínio publico o actual Secretário de Estado tem uma posição diferente da anterior, pretende desenvolver a rede dentro da cidade em vez da expandir aos subúrbios

Parece que a malta do PS nesta zona da cidade ainda não deu conta do volte face. Andarão eles preocupados com outros afazeres ou é mesmo incompetência politica?


De Metro para Lisboa Norte a 2 de Março de 2010 às 09:50
A Cãmara Municipal de Lisboa tem de dar mais atenção aos habitantes da zona norte de Lisboa e a extensão do Metro (subterrâneo; e não um ''ligeiro de superfície''-que não tem vias por onde passar, ou criará o caos nas ruas) do Aeroporto para Alta Lumiar-Paço Lumiar-Carnide... é uma necessidade absoluta.
E se o presidente A.Costa não o valoriza pode ter a certeza que não será reeleito, nem o PS voltará a estar na CML tão cedo.


De DD a 3 de Março de 2010 às 10:13
Estou perfeitamente de acordo.
Mas atenção, há muita gente estúpida que anda a dizer que as empresas públicas de transporte dão prejuízo e que é um sinal de má administração.
Sucede que nenhum Metro do Mundo se destina a dar lucro, não é um negócio, mas um importante serviço social em qualquer grande cidade.
As obras de alargamento do Metro de Lisboa feitas desde o 25 de Abril até hoje custaram mais que as reservas de ouro deixadas pelo fascismo no Banco de Portugal. O custo de um túnel de Metro é tão elevado que nunca pode ser amortizado com o preço dos bilhetes, muito menos, com o dos passes.
Temos de ser honestos, não podemos ter obras valiosas a custo zero.
Quem é autarca deveria chamar a atenção da CML para a necessidade de arranjar o espaço livre perto da Junta de Freguesia de modo a ser utilizado por pessoas que moram na Alta de Lisboa, Charneca, Camarate, etc. que vêm de carro até ali e deixa o carro, mas nada de parques pagos. Junto às estações do Metro necesitamos de parques gratuitos.
Curiosamente, vi lá uns funcionários da CML a cortarem a relva silvestre que nascceu ali e não foi para fazer qualquer obra. Não compreendo, um terreno livre sempre fica melhor coberto de verde e a relva segura a terra e impede que numa chuvada a lama vá para a estrada.


De Zé T. a 3 de Março de 2010 às 10:31
Bem observado DD, quanto ao Metro, e quanto aos parques de estacionamento próximos do Metro.


De Rodrigo Sanches a 22 de Março de 2014 às 23:50
Alguém sabe se já houveram avanços?


De Exigir METRO para Z. norte Lisboa a 25 de Março de 2014 às 14:38
Infelizmente este projecto foi metido na gaveta (por falta de dinheiro...) e apresentaram um arremedo de substituto (também já na gaveta...) chamado 'metro de superfície'...

Os fregueses/munícipes têm de continuar a pressionar/ exigir a esta nova Junta do Lumiar (agora PS, tal como a CML) e a Cãmara Municipal de Lisboa têm de dar mais atenção aos habitantes da zona norte de Lisboa para fazer a extensão do Metro (subterrâneo; e não um ''ligeiro de superfície''-que não tem vias por onde passar, ou criará o caos nas ruas) do Aeroporto para Alta Lumiar-Paço Lumiar-Carnide... é uma necessidade absoluta.


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