De Zé T. a 1 de Abril de 2010 às 10:06
curiosidades:

BELÉM (freguesia integrada na cidade de Lisboa) já foi Município de pleno direito (até à reforma municipal de finais do século xix), tal como OLIVAIS (outra freguesia integrada em Lisboa) e dezenas de muitas outras espalhadas por todo Portugal .

Um elemento que permite 'saber' se a localidade já foi município é a existência de ''pelourinho'', coluna de pedra (com brasão no topo e, às vezes, 'braços' de ferro), onde os criminosos/faltosos eram amarrados e castigados pela justiça , e símbolo do poder municipal (juntamente com a casa da 'câmara' / 'paço municipal' e a prisão).

Alexandre Herculano foi o 1º presidente do Município de Belém (se não estou em erro, o que revela ter sido este um município de origem recente/ 1854? e efémero) conforme placa existente em actual escola primária/1ºciclo que serviu de ''paço municipal''/ 'câmara' de Belém, existente em frente à igreja e ex-convento (agora hospital militar) de ... na Calçada da Ajuda (ou lá próximo, creio ser este o nome da rua, e por onde passa o eléctrico).


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres