Curiosamente hoje estava a dar uma vista de olhos pelo hibernado “PS Lumiar” quando me deparei com um texto que “postei” no Blog, no dia 17 de Abril de 2009, ou seja, há um ano.
Como se mantém actual …não resisti a republicá-lo. È a vantagem da escrita sobre a oralidade, esta última facilmente padece de lapsos de memória.
Portugal «está num rumo»...
O socialista Joaquim Ventura Leite considerou, no Parlamento, que Portugal «está num rumo que, não sendo corrigido, irá conduzir ao desastre, ou pelo menos ao descrédito no plano internacional».
Utilizando os dez minutos de que cada deputado dispõe para usar da palavra por sessão legislativa, Ventura Leite acrescentou que, «no caso nacional, esperar que a crise passe, na expectativa de que tudo volte a ser como antes, não é uma atitude responsável».
Além disso, continuou, não haverá «condições financeiras internacionais para retomar as coisas» ao estado em que «estavam antes da crise».
Como resposta, o economista propôs que sejam aproveitados os «mais de dez mil milhões de euros» de recursos económicos que, segundo as suas contas, «o país desperdiça anualmente nas mais variadas áreas».
O socialista, na declaração em plenário que fez «sem vincular o grupo parlamentar do PS», sublinhou que «este momento exige um novo contrato social, como é hoje admitido em países como os Estados Unidos».
«Apesar da nossa evolução positiva, na realidade temos visto os nossos parceiros afastarem-se de nós de forma contínua ao longo das últimas três décadas, independentemente dos governos ou até da entrada na Comunidade Económica Europeia (CEE)", disse».
Para o deputado do PS, «a Assembleia da República não pode fugir às suas responsabilidades, limitando-se à crítica sistémica aos governos ou ao apoio sistémico aos mesmos».
BLOGS
Ass. Moradores Bª. Cruz Vermelha
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
MIC-Movimento de Intervenção e Cidadania
Um ecossistema político-empresarial
COMUNICAÇÃO SOCIAL
SERVIÇO PÚBLICO
Base - Contratos Públicos Online
Diário da República Electrónico
SERVIÇO CÍVICO