Alegre recolhe assinaturas

 

Mário Soares, por mais respeito que nos mereça, não se poderá confundir com atitudes de nepotismo como, em certas circunstancias, o “pai fundador” cai com demasiada frequência

Nem será por alguma falta de apoio oficial (ou envergonhada) do PS, que Manuel Alegre será impedido de criar as condições para concorrer à Presidência de República.

A recolha das respectivas 7500 assinaturas necessárias para formalizar a candidatura de 2011 está já, desde ontem, a decorrer.

A lei permite que até 30 dias antes do plebiscito sejam entregues as assinaturas necessárias, para esse efeito quem o desejar encontra em www.manuelalegre.com os elementos para subscrever a candidatura do antigo deputado socialista.

Mário Soares, que, convém não esquece-lo, nas presidenciais de 2006, como candidato oficial do Partido Socialista foi ultrapassado por Manuel Alegre, disse que, por uma questão de «consciência», não vai apoiar Alegre. Diz-se, ainda que à boca pequena que ele tem o seu próprio candidato. Ainda há quem se possa dar a tais luxos, por isso é que o país esta perante esta crise existencial. Novos paradigmas urge encontrar.



Publicado por Zé Pessoa às 09:39 de 28.05.10 | link do post | comentar |

5 comentários:
De Manuel Alegre a 31 de Maio de 2010 às 14:34
CONTRA O MEDO, LIBERDADE

Nasci e cresci num Portugal onde vigorava o medo. Contra eles lutei a vida inteira. Não posso ficar calado perante alguns casos ultimamente vindos a público. Casos pontuais, dir-se-á.

Mas que têm em comum a delação e a confusão entre lealdade e subserviência. Casos pontuais que, entretanto, começam a repetir-se. Não por acaso ou coincidência. Mas porque há um clima propício a comportamentos com raízes profundas na nossa história, desde os esbirros do Santo Ofício até aos bufos da PIDE. Casos pontuais em si mesmos inquietantes. E em que é tão condenável a denúncia como a conivência perante ela.

Não vivemos em ditadura, nem sequer é legítimo falar de deriva autoritária. As instituições democráticas funcionam. Então porquê a sensação de que nem sempre convém dizer o que se pensa? Porquê o medo? De quem e de quê? Talvez os fantasmas estejam na própria sociedade e sejam fruto da inexistência de uma cultura de liberdade individual.

Sottomayor Cardia escreveu, ainda estudante, que "só é livre o homem que liberta". Quem se cala perante a delação e o abuso está a inculcar o medo. Está a mutilar a sua liberdade e a ameaçar a liberdade dos outros. Ora isso é o que nunca pode acontecer em democracia. E muito menos num partido como o PS, que sempre foi um partido de homens e mulheres livres, "o partido sem medo", como era designado em 1975. Um partido que nasceu na luta contra a ditadura e que, depois do 25 de Abril, não permitiu que os perseguidos se transformassem em perseguidores, mostrando ao mundo que era possível passar de uma ditadura para a democracia sem cair noutra ditadura de sinal contrário.

Na campanha do penúltimo congresso socialista, em 2004, eu disse que havia medo. Medo de falar e de tomar livremente posição. Um medo resultante da dependência e de uma forma de vida partidária reduzida a seguir os vencedores (nacionais ou locais) para assim conquistar ou não perder posições (ou empregos). Medo de pensar pela própria cabeça, medo de discordar, medo de não ser completamente alinhado. No PS sempre houve sensibilidades, contestatários, críticos, pessoas que não tinham medo de dizer o que pensam e de ser contra quando entendiam que deviam ser contra. Aliás, os debates desse congresso, entre Sócrates, eu próprio e João Soares, projectaram o PS para fora de si mesmo e contribuíram em parte para a vitória alcançada nas legislativas. Mas parece que foram o canto do cisne. Ora o PS não pode auto-amordaçar-se, porque isso seria o mesmo que estrangular a sua própria alma.

Há, é claro, o álibi do Governo e da necessidade de reduzir o défice para respeitar os compromissos assumidos com Bruxelas. O Governo é condicionado a aplicar medidas decorrentes de uma Constituição económica europeia não escrita, que obriga os governos a atacar o seu próprio modelo social, reduzindo os serviços públicos, sobrecarregando os trabalhadores e as classes médias, que são pilares da democracia, impondo a desregulação e a flexigurança e agravando o desemprego, a precariedade e as desigualdades. Não necessariamente por maldade do Governo. Mas porque a isso obriga o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) conjugado com as Grandes Orientações de Política Económica. Sugeri, em tempos, que se deveria aproveitar a presidência da União Europeia para lançar o debate sobre a necessidade de rever o PEC. O Presidente Sarkozy tomou a iniciativa de o fazer. Gostei de ouvir Sócrates a manifestar-se contra o pensamento único. Mas é este que condiciona e espartilha em grande parte a acção do seu Governo.

Não vou ...


De . a 31 de Maio de 2010 às 14:40
...
Não vou demorar-me sobre a progressiva destruição do Serviço Nacional de Saúde, com, entre outras coisas, as taxas moderadoras sobre cirurgias e internamentos.
Nem sobre o encerramento de serviços que agrava a desertificação do interior e a qualidade de vida das pessoas.
Nem sobre a proposta de lei relativa ao regime do vínculo da Administração Pública, que reduz as funções do Estado à segurança, à autoridade e às relações internacionais, incluindo missões militares, secundarizando a dimensão administrativa dos direitos sociais.
Nem sobre controversas alterações ao estatuto dos jornalistas em que têm sido especialmente contestadas a crescente desprotecção das fontes, com o que tal representa de risco para a liberdade de imprensa, assim como a intromissão indevida de personalidades e entidades na respectiva esfera deontológica.
Nem sobre o cruzamento de dados relativos aos funcionários públicos, precedente grave que pode estender-se a outros sectores da sociedade.
Nem ainda sobre a tendência privatizadora que, ao contrário do Tratado de Roma, onde se prevê a coexistência entre o público, o privado e o social, está a atingir todos os sectores estratégicos, incluindo a Rede Eléctrica Nacional, as Águas de Portugal e o próprio ensino superior, cujo novo regime jurídico, apesar das alterações introduzidas no Parlamento, suscita muitas dúvidas, nomeadamente no que respeita ao princípio da autonomia universitária.

Todas estas questões, como muitas outras, são susceptíveis de ser discutidas e abordadas de diferentes pontos de vista. Não pretendo ser detentor da verdade. Mas penso que falta uma estratégia que dê um sentido de futuro e de esperança a medidas, algumas das quais tão polémicas, que estão a afectar tanta gente ao mesmo tempo. Há também o álibi da presidência da União Europeia. Até agora, concordo com a acção do Governo. A cimeira com o Brasil e a eventual realização da cimeira com África vieram demonstrar que Portugal, pela História e pela língua, pode ter um papel muito superior ao do seu peso demográfico. Os países não se medem aos palmos. E ao contrário do que alguém disse, devemos orgulhar-nos de que venha a ser Portugal, em vez da Alemanha, a concluir o futuro Tratado europeu. Parafraseando um biógrafo de Churchill, a presidência portuguesa, na cimeira com o Brasil, recrutou a língua portuguesa para a frente da acção política. Merece o nosso aplauso.

O que não merece palmas é um certo estilo parecido com o que o PS criticou noutras maiorias. Nem a capacidade de decisão erigida num fim em si mesma, quase como uma ideologia. A tradição governamentalista continua a imperar em Portugal. Quando um partido vai para o Governo, este passa a mandar no partido, que, pouco a pouco, deixa de ter e manifestar opiniões próprias. A crítica é olhada com suspeita, o seguidismo transformado em virtude.

Admito que a porta é estreita e que, nas circunstâncias actuais, as alternativas não são fáceis. Mas há uma questão em relação à qual o PS jamais poderá tergiversar: essa questão é a liberdade. E quem diz liberdade diz liberdades. Liberdade de informação, liberdade de expressão, liberdade de crítica, liberdade que, segundo um clássico, é sempre a liberdade de pensar de maneira diferente. Qualquer deriva nesta matéria seria para o PS um verdadeiro suicídio.

António Sérgio, que é uma das fontes do socialismo português, prezava o seu "querido talvez" por oposição ao espírito dogmático. E Antero de Quental chamava-nos a atenção para estarmos sempre alerta em relação a nós próprios, porque "mesmo quando nos julgamos muito progressistas, trazemos dentro de nós um fanático e um beato". Temo que actualmente pouco ou nada se saiba destas e doutras referências.

Não se pode esquecer também a responsabilidade de um poder mediático que orienta a agenda política para o culto dos líderes, o estereótipo e o espectáculo, em detrimento do debate de ideias, da promoção do espírito crítico e da pedagogia democrática. Tenho por vezes a impressão de que certos políticos e certos jornalistas vivem num país virtual, sem povo, sem história nem memória.

Não tenho ...


De . a 31 de Maio de 2010 às 14:44
...
Não tenho qualquer questão pessoal com José Sócrates, de quem muitas vezes discordo mas em quem aprecio o gosto pela intervenção política. O que ponho em causa é a redução da política à sua pessoa. Responsabilidade dele? A verdade é que não se perfilam, por enquanto, nenhumas alternativas à sua liderança. Nem dentro do PS nem, muito menos, no PSD.
Ora isto não é bom para o próprio Sócrates, para o PS e para a democracia. Porque é em situações destas que aparecem os que tendem a ser mais papistas que o Papa. E sobretudo os que se calam, os que de repente desatam a espiar-se uns aos outros e os que por temor, veneração e respeitinho fomentam o seguidismo e o medo.

Sei, por experiência própria, que não é fácil mudar um partido por dentro. Mas também sei que, assim como, em certos momentos, como fez o PS no verão quente de 75, um partido pode mobilizar a opinião pública para combates decisivos, também pode suceder, em outras circunstâncias, como nas presidenciais de 2006 e, agora, em Lisboa,
que os cidadãos, pela abstenção ou pelo voto, punam e corrijam os desvios e o afunilamento dos partidos políticos. Há mais vida para além das lógicas de aparelho.
Se os principais partidos não vão ao encontro da vida, pode muito bem acontecer que a recomposição do sistema se faça pelo voto dos cidadãos. Tanto no sentido positivo como negativo, se tal ocorrer em torno de uma qualquer deriva populista. Há sempre esse risco. Os principais inimigos dos partidos políticos são aqueles que, dentro deles, promovem o seu fechamento e impedem a mudança e a abertura.

Por isso, como em tempo de outros temores escreveu Mário Cesariny: "Entre nós e as palavras, o nosso dever é falar." Agora e sempre contra o medo, pela liberdade.

Manuel Alegre .


De marcadores a 28 de Maio de 2010 às 12:28
Deste seu post, Zé vou começar por referir para já o “respeito que Mário Soares nos pode merecer”. E para isso vou começar por reflectir primeiro sobre o que é o respeito.
Só depois irei ver se o respeito ou a falta dele, pelo candidato Manuel Alegre será suficiente para se votar ou não nele e se independentemente do respeito que nos merece se poder ter ou não outro candidato.
Fonte Wikipédia:
«O respeito é um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também para acções específicas e condutas representativas de estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas verdadeiras qualidades do respeitado (Ex: Eu respeito o julgamento dela)…
… O respeito mútuo é o dever e obrigação que se impõem à conduta de todas as pessoas no convívio familiar, nas relações de trabalho e nos vínculos religiosos e no convívio escolar, pois só assim é que se torna possível a vida em sociedade, por isso, foi este um dos primeiros princípios adoptados pelos sofistas cujo princípio maior era o homem, "a medida de todas as coisas", segundo Protágoras, o sujeito, capaz de conhecer, projectar e construir….»
Fonte: O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado
«Respeito: tomar em consideração e preocupar-se com.
O contrário do respeito é o desprezo, a impertinência e a insolência…»

Fonte da vida:
O Respeito não se compra, nem se exige.
O Respeito não é, o resultado de compensações, onde se acredita que é necessário respeitar apenas se ser respeitado. Tudo baseado na suposição, troca, condição, etc. - que tipo de respeito poderia ser esse, condicionado à atitudes externas e de interesses?
O Respeito nasce através da consciência que o próprio homem vai adquirindo durante a sua evolução.
O Respeito advém do reconhecimento do valor da vida.
O Respeito é um dever, mas não do homem com o seu semelhante, mas do homem consigo mesmo.

Por exemplo, no desporto, respeitar o adversário é uma coisa, deixá-lo ganhar, é outra coisa.
De onde concluo que – mesmo que se respeite o Manuel Alegre não tem nada a ver com votar nele.


De DD a 30 de Maio de 2010 às 23:30
Afinal, o PS apoia Manuel Alegre na Comissão Nacional com 4 votos contra e 6 abstenções. Os restantes de 240 membros votaram a favor de Manuel Alegre.
Querem ver na presidência da República um socialista satisfeito e duplamente alegre; de nome de por estar no Palácio de Belém.


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