De pra pior, já basta assim... a 25 de Agosto de 2010 às 15:57
Coordenar e governar
Sérgio Andrade, JN, 2010-07-27

Numa das suas saídas oficiais, o presidente foi surpreendido (?) por um rapazinho que, espontaneamente (?), lhe lançou uma pergunta mais espontânea (?) ainda: "Como é que o senhor consegue coordenar…?". Trata-se de uma palavra difícil (dois oo seguidos…), pelo que a criancinha até se engasgou - e foi então que por um momento ouvi que perguntava como é que conseguia "governar" o país.

Porque não falta quem faça confusão acerca de funções políticas e respectivos detentores. O próprio eng.º José Sócrates tem-se fartado de gritar "Eu fui eleito pelos portugueses". Mas foi eleito - o quê? Ele, mais 229 cidadãos, foi eleito - deputado. Em Portugal, só há uma eleição personalizada: a do PR. Primeiro-ministro e presidente da Assembleia não são eleitos por nós - são escolhidos lá entre "eles".

Portanto, nada impede que, como sugeriu o CDS/PP, o eng.º José Sócrates seja substituído por um primeiro-ministro mais "razoável", embora do PS, com o qual se possa criar uma espécie de triunvirato de salvação nacional. Como nada impede o mesmo eng.º José Sócrates de continuar a exercer as suas funções. Quem quiser arrumá-lo de vez que force novas eleições.

E aí é que está o busílis. Porque nem o dr. Passos Coelho parece interessado em ser (para já) PM, como ainda por cima não é garantido que se mantivessem os seus (aparentes) índices de popularidade, sobretudo depois de sugerir alterações à Constituição que (há quem o diga) mexem com direitos como a protecção contra o despedimento selvagem ou a Saúde e a Educação tendencialmente gratuitas.

Vistas bem as coisas, talvez seja conveniente deixar governar o eng.º José Sócrates, mais a sua convicção de que o elegemos especificamente para fazer isso. Pode ser que afinal esse não queira alterar tanto…


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres