De Manipulação cambial vs Proteccionismo a 1 de Outubro de 2010 às 16:21
EUA querem sancionar China por manipulação cambial
30.9. 2010, Lusa / SOL

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira legislação que autoriza sanções comerciais contra a China e outras nações que manipulem a sua moeda para obter ganhos comerciais.

Por 348 votos a favor e 79 contra, a Câmara aprovou o projecto, que segue agora para o Senado, onde as suas perspectivas não são claras.

A maioria obtida explica-se com o voto de 99 republicanos que se juntaram aos democratas, enquanto que os opositores juntaram 74 republicanos e 5 democratas.

O governo chinês já reagiu, considerando que a proposta de lei aprovada quarta-feira pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos para punir a China por alegada «manipulação cambial» viola as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

«A proposta investigação às importações chinesas com base na taxa de câmbio viola as regras da OMC», disse o porta-voz do ministério chinês do Comércio, Yao Jian, citado pela agência noticiosa oficial chinesa.

A proposta de lei, aprovada por 348 votos contra 79, é vista também em Pequim como «um novo sinal do crescente proteccionismo» nos Estados Unidos.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres