De DD a 10 de Outubro de 2010 às 20:54
Marques Mendes faz propaganda pelo PSD, partido que criou muitos desses organismos, pois o programa PARCE do PS até eliminou muitos, juntando vários. Por exemplo, a ASEA resultou de três organismos diferentes que se confundiam um pouco.
Já ouvi alguém do PSD falar nos muitos organismos que tratam do património, nomeadamente nos Ministérios das Finanças, Defesa, Educação, Ambiente, etc.

Ora, sucede que gerir o património militar com bases aéreas, arsenal do Alfeite, Santa Margarida, etc. nada tem a ver com a gestão de oito mil escolas e, menos ainda, com as muitas secções de finanças, tribunais, universidades, hospitais e centros de saúde, estradas, pontes, monumentos e museus, câmaras municipais, prisões, juntas de freguesia, etc.

No património temos umas centenas de departamentos, serviços ou institutos a nível nacional e autárquico, cuja atividade não se sobrepõe, tal como acontece com as empresas públicas em que Metro, CP, Rede Elétrica Nacional, RENF, TAP, NAV, Aeroportos Nacionais, INAC têm a sua razão de existir e não se confundem com o resto do património público.

Não é o mesmo adquiri um TAC para um hospital ou um Airbus para a TAP ou carruagens para o Metro.

Claro, é fácil fazer demagogia com a gestão do património e é ainda mais fácil fazer demagogia quando há uma ponte que cai, um teto de escola que deixa passar água ou um comboio que descarrila.

Se estivesse tudo num único organismo, a confusão seria tremenda e a eficácia péssima ou inexistente.



Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres