De DD a 3 de Dezembro de 2010 às 22:55
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A produção de eletricidade mais barata seria com centrais térmicas a carvão. Ninguém quer o carvão e, por isso, está barato. O ideal seria mesmo instalar uma central a carvão no Lumiar ou em Odivelas e assim ainda se poupava mais com os cabos porque a eletricidade seria logo consumida no local. Claro, fazia uns fumos, mas até permitia poupar mais nas reformas. Nós aqui na região morríamos mais cedo. Além disso, podíamos importar o carvão baratíssimo da China e até o equipamento gerador, pois os chineses têm milhares de centrais térmicas a carvão e produzem as caldeiras a vapor e os geradores com transformadores a um preço incrivelmente barato. Enfim, seria uma poupança três em um.7

A eletricidade eólica e hídrica é cara; a produção pelo vento é muito dispersa e as barragens custam uma fortuna e, ainda por cima, não poluem, pelo que os habitantes da grande Lisboa vivem mais tempo,logo estão a gastar mais dinheiro em reformas.

Acrescente-se que tanto as barragens como as eólicas são equipamentos quase completamente produzidos com trabalhadores portugueses, naturalmente muito mais caros que os chineses.

Os chinocas podiam vir cá montar as centrais a carvão a ganhar 100 euros por mês mais outros 100 de ajudas de custa. Menos que o salário mínimo nacional e são operários metalo-mecânicos altamente especializados nesses tipos de trabalho.

Os parvalhões da DECO têm razão. Tudo podia ser mais barato a carvão e nada de investimentos novos, nem pelo vento, água ou sol. Só o carvão sujo e poluente.

Se não for a carvão, a eletricidade cobria ainda menos os seus custos e aumentava-se o famoso défice tarifário para mais uns milhares de milhões de euros que se pedia emprestado ao estrangeiro em títulos de dívida pública a 10 ou 20 anos

Sim, a eletricidade que pagamos não cobre todos os custos de produção. Por isso, existe o famoso défice tarifário como existe o défice resultante de vivermos mais tempo, agora, com 18,5 anos para além dos 65 em média.

Façam uma petição para instalar centrais chinesas a carvão vindo da China.



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