De Falta de Vergonha na Cara 2010 a 20 de Dezembro de 2010 às 12:19
Segundo avança hoje o Correio da Manhã, 68 ex-deputados pediram à Assembleia da República a atribuição da subvenção vitalícia e do subsídio de reintegração. Entre eles, segundo dados fornecidos pelo próprio Parlamento ao jornal, encontra-se Manuel Alegre.

Como explica o Correio da Manhã, ao pedir a subvenção vitalícia, Manuel Alegre passa a receber duas pensões do Estado. A receber uma reforma de 3219 euros como aposentado da RDP, Manuel Alegre irá receber agora uma subvenção vitalícia superior a dois mil euros mensais.

Confrontado pelo Correio da Manhã acerca desse facto, Manuel Alegre afirmou: "Eu recebo aquilo a que tenho direito. A pensão como funcionário da RDP e a subvenção vitalícia a que qualquer deputado tem direito". As duas reformas em conjunto, adianta o CM, ascenderão a quase cinco mil euros por mês. Manuel Alegre considera que "tudo somado, agora recebo menos 500 euros do que recebia quando tinha um terço da pensão".

Com 34 anos de deputado, Manuel Alegre afirmou ainda ao Correio da Manhã que "Eu podia ter acumulado duas pensões a partir dos 65 anos (reformou-se da RDP com 70 anos) e prescindi disso".


De DD a 20 de Dezembro de 2010 às 23:41
Em mais de 34 anos de democracia deve haver para cima de mil e tal ex-deputados, mas muito poucos com tantos anos de permanência na AR como o Alegre e, provavelmente, acontece o mesmo com os outros 67 deputados. No PS parece-me que apenas o Jaime Gama está na AR desde a Constituinte até hoje e, mesmo assim, com o intervalo em que foi ministro.
Os 68 representam, sem dúvida, uma ínfima minoria na totalidade dos que foram deputados. Eu sei que a Associação dos Ex-deputados contam com muito mais de mil sócios.
Só a mesquinhez é que leva as pessoas "sem nome" a comentarem com tanta inveja a existência de uma subsídio vitalício extra para uns poucos deputados que estiveram na AR muitos anos, talvez menos de 5% dos que por lá passaram.
Portugal tem mais de 4 milhões de reformados da CGA e CNP e mais alguns de outros subsistemas de reforma como advogados, bancários, etc., pelo que 68 subsídios devem representar 0,000 qualque coisa % do total da despesa com pensões vitalícias como são todas as reformas.r


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres