Numa entrevista citada pelo jornal Público, Ana Benavente, antiga secretária de Estado de António Guterres, faz um retrato arrasador do Partido Socialista, do Governo e do primeiro-ministro, José Sócrates.
A liderança de José Sócrates tornou-se «autocrata, distribuindo lugares e privilégios, ultrapassando até o centralismo democrático de Lenine».
Num artigo da revista Lusófona de Educação, citado pelo jornal Público, a antiga dirigente acredita que «de nada serve ao Governo a confissão e a absolvição, com mais ou menos castigos e rezas». Isto porque «o problema é mais grave e os pecados do PS são muitos».
Ao autoritarismo e à ausência de debate, Ana Benavente soma o neoliberalismo, a falta de ética democrática e republicana, o marketing político banal e constante, e a falta de credibilidade quer por incompetência, quer por hipocrisia, dando o dito por não dito em demasiadas situações de pesadas consequências.
Mas as divergências não ficam por aqui. A antiga secretária de Estado da Educação durante seis anos no Governo de Guterres, acusa o PS de Sócrates de ter assumido «políticas de direita, tornando o país mais pobre, politica e economicamente».
A solução passa por reforçar os direitos dos trabalhadores. desenvolver os direitos de cidadania e do consumidor, reforçar a assistência pública, mudar o paradigma energético, desenvolver um sistema de saúde solidário e alargar o sector público, considera Ana Benavente.
TSF
Acrescento só que Ana Benavente não foi convidada por José Sócrates para ocupar qualquer pasta governamental.
De Zé das Esquinas, o Lisboeta a 7 de Fevereiro de 2011 às 14:18
A sério? Políticas liberais e de direita? Então homem não era da JSD, não tem essa formação? Qual é o espanto?
E só agora é que a Dr.ª Ana deu por isso? Não acredito em nada do que a senhora diz..., deve ser inveja ou «dor de cotovelo» por nunca ter sido convidada para nada por ele.
E ela vai «ouvir das boas» quando DD ler essa entrevista... De certezinha absoluta que o «bobi» vem aí para defender o «dono».
De Só vilanagem a 7 de Fevereiro de 2011 às 15:41
Completamente de acordo com o comentário .
Esta gente é toda liberalista, andam todos à babugem, agora que o barco já mete água por todo lado é velos virem a terreiro dizer mal uns dos outros.
Não foram capazes de arrumar a casa vão ter de levar com outros coelho de outros partidos que são iguais aos seus (deles/as) próprios.
Só vilanagem ...
De
DD a 7 de Fevereiro de 2011 às 22:47
É verdade, Ana Benavente não foi convidada para ser Ministra da Educação como esperava e até tinha combinado com Sócrates, mas ela não estava de acordo com a formação de um Ministério para o Ensino Superior e Investigação como o dirigido por Mariano Gago.
Ana Benavente achava que a Universidade não é lugar para investigação e que Portugal não precisa de tantos cientistas pois há muitos no estrangeiro.
Para Ana Benavente o desenvolvimento da ciência é política de direita tipo americana.
De social democrata a 8 de Fevereiro de 2011 às 09:59
Esta pelo menos diz com o que não concorda, e já o faz há uns anos...
mas há mais, muitos mais, cada vez mais, descontentes no PS que começam a levantar a voz ou a escrita...
contra o aparelho/amiguismo dentro deste PS...
e que não se revêem nestes líderes e governantes que pouco ou nada têm a ver com o ''Socialismo democrático'' (em correcto 'europeu' é ''social-democracia'') e que foram resvalando para o ''blairismo'' e o ''neoliberalismo'' cada vez mais enfeudado (vendido, corrompido) ao capitalismo especulativo, financeiro e rentista, sugador dos trabalhadores e da produção 'nacional/local'.
e estes DESCONTENTES só não falam/ram mais cedo e mais alto, partindo os ''telhados de vidro''... e fazendo um ataque frontal, transparente, total, ao PS e a Sócrates... porque têm consciência que tal traria benefícios à DIREITA, dando mais poder ao PSD e CDS que ENGANAM melhor as massas para depois fazerem ainda PIOR.
De PS: abstenção, suicídio ou revolução ? a 8 de Fevereiro de 2011 às 15:59
A,Costa, J.Seguro, ... poderiam ser candidatos a Sec.-Geral do PS, mas existe um duplo problema :
ninguém concorre contra o Sec-G. existente que ao mesmo tempo é 1ºMinistro, se fosse daqui a uns meses ...
e esse é o 2º problema, o timming , que é de descendência do PS-governo (já em gestão?) até eleições antecipadas (seja no verão ou no inverno) e i«um previsível período de 'nojo' quanto ao poder político. ...
assim, os militantes no próximo congresso eleitoral para SG não têm uma verdadeira escolha... mas antes uma grande abstenção ou um suicídio/massacre (dos candidatos opositores e seus proponentes e do próprio partido, se se partir a 'louça', apontar os 'telhados de vidro' e `responsabilizar os principais agentes e seus apaniguados) .
De .Transparência e Responsabilização. a 8 de Fevereiro de 2011 às 16:14
creio que já é altura da «(r)evolução jasmim-e-pedras» substituir os «espinhos da rosa que fenece» ...
é tempo de se deixar os 'paninhos quentes', de deixar o MEDO de que o poder vá para outras bandas, é tempo de deixar entrar ar mais puro,,,
Abaixo o MEDO !
vamos fazer a revolução interna !
De
DD a 8 de Fevereiro de 2011 às 23:44
Ninguém tem medo em Portugal, só que todos sabem que as pedras não vêm embrulhadas em notas de 50 euros.
Qualquer revolta ou mudança de governo só traria mais custos e juros mais altos, logo mais dificuldades para os portugueses.
A riqueza de um País não aparece sob a forma de Lei no Diário da República.
Exportar é o grande caminho e para isso está Sócrates a trabalhar, mas o mercado tem de fazer o principal.
Na China Comunista chegou-se à conclusão que necessitavam do mercado para exportarem e fazer crescer a sua economia e encongtrar trabalho para milhões de cidadãos.
De Injustiças- desancar - Congresso PS. a 9 de Fevereiro de 2011 às 10:23
Injustiças
Ana Benavente desancou no Sócrates.
Grande coisa!
Todos os dias milhares de pessoas o fazem embora não sejam de bons ventos e isso não lhes dê o direito de sentirem o ódio de quem nunca perdoa a quem, sendo benavente, o faz.
Mundo injusto este onde até para se ser odiado por cascar no Sócrates é necessário ser de bons ventos ou de comer a dois carrilhos.
LNT ------------
Daniel Santos disse...
Qualquer voz discordante do PS que fale contra o PS, sendo apenas coincidência que em breve os Socialistas vão ter um congresso, passa a ser herói nacional... enfim.
Anônimo disse...
Que grandes trocadilhos Sr LNT.
Essa de ser heroi por desancar no Sócrates, será mais para quem tem as costas quentes e não tem de governar a sua vidinha.
Porque se alguém se atrevesse a dar a cara e desancar o dito Sr, seria posto imediatamente ao fresco.
São os tempos que correm. Não é só o Alberto da Madeira!!!!!
Luis Novaes Tito disse...
Anónimo
Vai ter de tratar essa sua mania da perseguição. Isso já começa a ser doença...
De
DD a 8 de Fevereiro de 2011 às 23:34
Todos estão descontentes porque vive-se uma época de crise mundial e particularmente europeia e, enquanto contribuintes, não temos dinheiro para sustentar o Estado ideal.
Mas se olharmos à nossa volta para os outros partidos, só vemos mesmo muita merd@, a começar pelo Jerónimo que todos os dias diz a mesma cassete e outros que ainda julgam que podem ir para o poder fazer o que querem.
Ninguém no poder em Portugal faz o que quer; ninguém pode aplicar um programa detalhado de direita ou de esquerda; todos são obrigados a vergarem-se às circunstâncias atuais.
Só os ESTÚPIDOS é que julgam que podem fazer o bem ou o mal. Veja-se o Obama. Yes we can, dizia ele. Afinal o eleitorado tirou-lhe o tapete e ele já não consegue concretizar o seu amplo plano de reformas sociais nem retirar-se completamente do Afeganistão e do Iraque sem deixar um caos terrível atrás e responsabilizar-se por gigantescos massacres.
Comentar post