INCERTEZAS E INSEGURANÇAS POLITICAS

Eu não estou Seguro que este seja o próximo líder dos Socialistas, o que significa querer dizer que, também, não podemos estar Seguros que o mesmo “santo” possa ser o 1º Ministro de Portugal, antes ou depois de 2014. Ou que o não seja.

Nos tempos que correm a política em Portugal ou qualquer outra parte do mundo é possuidora de uma volatilidade, confrangedoramente, atroz.

Quem manda são as agencias de rating e quem por traz delas tudo manobra. Há quem lhes chame “Maçonaria”, “Opus Dei”, “Cúria Romana”, “Banco Ambrosiano”, “Camorra Napolitana” “Máfia Chinesa”..., ou seja lá quem for, o certo é que suga até ao tutano as economias das famílias e dos estados que deixaram umas e outros de ser soberanas/os, com as cumplicidades dos maus governantes que alastram pelo mundo fora.

Os resultados são os já conhecidos e os mais que estão para nos atormentar. É verdade que os povos, as populações têm-se posto muito a jeito, pelo menos pela sua atitude demissionaria das obrigações que nos competiriam no exerci-o das enormes obrigações de cidadania. Demitimo-nos, constantemente, de participar na “Polis”, enquanto “governo da cidade”.



Publicado por Zé Pessoa às 10:29 de 15.06.11 | link do post | comentar |

17 comentários:
De ...PS... a 16 de Junho de 2011 às 10:57

PS - Rapsódia Eleitoral

Compreendo que, estando já a decorrer uma batalha, os soldados, os sargentos, os tenentes, os tementes e mesmo alguns brigadeiros na reserva queiram fazer alguma coisa.
Dar um tiro em alguém, cortar uma orelha a algum adversário.
Compreendo até que montem no cavalo branco das pequenas ambições e corram à desfilada no campo de batalha, de um lado para o outro.
Quando a refrega vai ribombando já, por montes e vales, é difícil aguentar os cavalos.
...
Já no que me diz respeito, na minha qualidade de militante embirrento, prefiro perguntar uma coisa mais simples:
- "Qual é a posição dos candidatos à liderança do PS
quanto a uma (eventual) proposta de revisão CONSTITUCIONAL, vinda da direita, que insista em pontos ( nalguns ou em todos) que foram repudiados pelo PS na legislatura anterior?"
(-por Rui Namorado, OGrandeZoo, 13.6.2011)

----- Pedro Miguel Martins disse...

Importa também, saber se algum dos candidatos está disposto a avançar com o compromisso de aceitar as PRIMÁRIAS para escolha dos candidatos a deputados e a outros cargos de cariz político...
Vamos aguardar...

----- Anónimo disse...
Boa questão, bem como o primeiro comentário.

A pressa com que se reuniram as tropas dos dois lados indicia que nos ficamos pela FULANização:
mais próximo do ex-lider;
opositor do ex-lider.

- E quanto aos PROGRAMAS, a substância,? nada...

Mais uma oportunidade perdida?


De .. a 16 de Junho de 2011 às 11:32

- Qual o melhor candidato a s-g do PS?
: seguro; assis; outro.

------De: giscavi (via Jumento):

Como posso escolher outro, não fazendo a minima ideia de quem possa ser?

António José seguro causa-me náuseas com a sua bazófia e o ar pompomso de todos os imbecis, que toma posições contra a corrente, só para dar nas vistas.

Francisco Assis, sendo um excelente parlamentar, está demasiado associado a Sócrates, e devem pensar que ele também tem peçonha. Como o primeiro milho é para os pardais deixai este se estatelar.

Aguardo com ansiedade o seu comentário sobre o discurso de Estado do António Barreto. Com tanto dinheiro o homem passou-se!
Cpts.


De .António Seguro. a 16 de Junho de 2011 às 11:48
'' O NOVO CICLO ''
PS - xviii Congresso Nacional

Discurso de apresentação de candidatura de António José Seguro a Sec-G. do PS,
em
http://facebook.com/antonioseguro


De .Francisco Assis. a 17 de Junho de 2011 às 15:05
«A Força das Ideias »

franciscoassis.net
Convida-o para a sessão de apresentação da candidatura a sec-g. do PS , ...
Conto consigo para o debate de ideias.


De IP a 16 de Junho de 2011 às 00:04
Armação dos óculos de Almeida Santos esconde cinco candidatos a secretário-geral
Nos congressos de optometria há sempre dois nomes que entusiasmam os profissionais, durante as comunicações e nas pausas para café: Almeida Santos e Mariano Gago. Desde os Anos 1970, e das fotos de Bill Gates adolescente, que não se encontram outros fãs das armações de massa capazes de rivalizar com o telescópio Hubble em dimensão, dioptrías e capacidade de perscrutar o espaço sideral. Entre os politólogos, e outras pessoas que falam muito na televisão, até corre a ideia de que a armação dos óculos do presidente do PS, por si, esconde entre quatro e cinco candidatos a secretário-geral, ou sete, se Lacão e Vitorino também decidirem avançar. MB
O IP viajou a convite da Óptica Ideal Ermesindense.


De IP a 16 de Junho de 2011 às 00:03
Sócrates vai ter de devolver prémio Sexy Platina do 'Correio da Manhã
A derrota nas eleições de Domingo não teve consequências apenas no campo político. Além de deixar de ser primeiro-ministro e secretário-geral do PS, Sócrates deixa também de ser o sexto homem mais elegante do mundo - baixou cinco milhões de lugares e está agora abaixo do Goucha, o primeiro português da lista. Sócrates também abdica do prémio Sexy Platina do Correio da Manhã, que passa para o Malato, e deixa de figurar no top dos melhores amigos do Hugo Chavez, tendo sido ultrapassado por George Bush e o rei Juan Carlos.


De IP a 15 de Junho de 2011 às 23:26
António José Seguro conseguiu dissuadir 'sikhs' socialistas da Almirante Reis de passarem à luta armada
José Sócrates anunciou o abandono da liderança do PS e o regresso à "honrosa condição de militante de base", ou seja, de barba, bigode e turbante como qualquer outro filiado socialista comum. A decisão não foi bem acolhida pelos sikhs da secção da Av. Almirante Reis, em Lisboa, que pegaram em armas e tomaram posições junto ao gabinete camarário de António Costa, ao Intendente. A tensão manteve-se durante uns longos quatro segundos, até à chegada de António José Seguro, que pacificou as hostes com recurso a um discurso extremamente maçador que pôs toda a gente a dormir. "O Tózé tem o carisma de um chanato de praia. Gosto. Vou votar nele para secretário-geral", confirmou Hari Kumar, militante socialista 56.217, ao IP.


De IP (mas não tão a brincar) a 15 de Junho de 2011 às 23:25
97% dos militantes do PS, que endeusaram Sócrates no último Congresso, acham agora que o partido precisava de um novo lider

Quem viu o Congresso do PS em Matosinhos, que foi há pouco tempo (as senhoras da limpeza devem estar a arrumar as últimas cadeiras) pensou que o reinado de Sócrates iria durar mais que o Império Romano, quando afinal durou menos que a fama dos Santos&Pecadores. Na altura, os socialistas que endeusaram Sócrates, fizeram no braço a tatuagem " Sócrates forever ", como Johnny Depp fez a tatuagem "Winona forever". Depois, já se sabe, Depp acabou o namoro com a bela Winona Ryder e modificou a tatuagem para " Wino forever", bêbado para sempre, que não doeu muito, pois apenas apagou duas letras. Já os militantes do PS, modificaram a tatuagem " Sócrates forever " para " Seguro forever ", o que já doeu mais, pois apagaram 7 letras e escreveram 5 letras. O único militante do PS que nunca teve uma tatuagem de Sócrates é o veterano Almeida Santos, que continua fiel à tatuagem " Afonso Costa forever".


De IP a 15 de Junho de 2011 às 23:18
Agenda liberal do PSD: Passos vai leiloar lugares no Estado e empresas públicas
Pedro Passos Coelho quer instituir finalmente a meritocracia na administração pública e no sector empresarial do Estado. Por isso, a partir de agora todas as nomeações serão feitas por leilão. Quem se quiser candidatar basta apresentar o cartão de militante do PSD com as quotas em dia e entregar um donativo em carta fechada na distrital do partido da sua área de residência. A decisão final j será depois tomada por um júri independente constituído por Miguel Relvas e dois homens do aparelho social-democrata. AP


De IP a 15 de Junho de 2011 às 23:17
Boys" laranjas já não têm unhas de tanto as roerem de nervos porque o telefona nunca mais toca com um convite para ministro
Depois da vitória de Passos Coelho, os políticos mais ligados ao PSD e CDS estão a viver uma fase idêntica à da pré-época dos jogadores de futebol, que aguardam ansiosamente por propostas que melhorem substancialmente as suas condições de vida. "Estou com 4 directas em cima. Tenho medo que o telefone toque com um convite para ser ministro. Quando vou tomar banho, levo o telemóvel comigo e coloco-o em cima da saboneteira. Como tenho pânico de ficar sem bateria, comprei várias baterias suplentes e vários carregadores de bateria para a casa e para o carro. Não falo ao telemóvel com ninguém porque tenho medo que a chamada em espera não funcione caso ele me ligue. Não ando em locais sem rede e estou sempre a olhar os pauzinhos para ver as condições de recepção do sinal. A pressa em formar governo é enorme. Já viu o que é ele ligar-me com um convite para ministro e o telemóvel ir para as mensagens? Liga logo a outro!", desabafou um "boy" laranja.


De Debate interno ou deriva? a 15 de Junho de 2011 às 16:03
Ainda há quem reclame por falta de debate interno ou falta de opinião divergente no interior do PS.
Veja-se o que se passa por causa de "meia dúzia" de votos de Luso-brasileiros. Quanto à transparencia democratica (ou falta dela) há razões de reclamação, quanto à essência não dá em nada de concreto que altera os factos e os resultados eleitorais .
E depois, a grande hipocrisia de virtudes, como se houvesse algum dos partidos em que não haja sacanagem " nas votações!
A sociedade corrompeu-se , muito fortemente, e os partidos são os mais (democraticamente) corrompidos, a tal ponto que corrompem a própria democracia, sua razão de existir.
Paradoxos e contradições . Quem as não tem? mas são um exagero que corrói e doi.


De Zé das Esquinas, o Lisboeta a 15 de Junho de 2011 às 10:51
1) É muito interessante «ver» como num partido dito «socialista» haver alguns militantes que se consideram mais importantes que todos os outros militantes e se chegam imediatamente «à frente» quando lhes «cheira a poleiro».
2) É, também, muito interessante «ver» como num partido dito «socialista» os outros militantes que sempre rodearam o poder do partio, tomarem logo posições de apoio e de «encosto» aos anteriores...
3) De realçar que os chamados «militantes de base» do partido dito socialista, considerarem tudo «isto» normal e não se «chegarem à frente» exigindo debate interno antes de se falarem em nomes e perfilarem candidatos...
4) Noto aqui também que não «ouvi» nenhum militante de base do PS «indignar-se» com o seu auto-demitido líder, quando este disse que agora ía ser também ele um mero «militante de base» indo para Paris de France...
5) Acho que «este» PS já não é o que «era» deve estar também ele «contaminado» com e-coli, ou pelo menos «cheira-me»...


De ..Mudar o PS e mudar a Militância ... a 15 de Junho de 2011 às 12:11
Tem muita razão o Zé das Esquinas.

Não toda ... porque aqui no Luminária (e mais alguns blogs próximos do PS) tem havido muitos Comentários e alguns Posts (para além das proximidades/afastamentos... a candidatos e a dirigentes...),

a EXIGIR/advogar no PS, desde as Secções às Concelhias, Federações e Nacional, :

- Reflexão, Debate, Responsabilização, PRIMÁRIAS, Transparência, Democraticidade , Princípios e Valores, SIMPLEX para as candidaturas e para os Regulamentos (sempre a mudar), Programas e Moções, ...

- Reformas no PARTIDO, nas inerências e na estrutura/máquina (desde os secretariados, aos Gabinetes de Estudo, ... às fundações...), ao registo/refiliação de militantes, às Correntes de Opinião...

- Reformas também no SINDICALISMO, tendência socialista na UGT e sindicatos em geral, quotização obrigatória de trabalhadores, ... e melhor participação/trabalho na CES-conf.europeia de sindicatos na defesa dos interesses dos trabalhadores a nível da UE e oposição ao neo-ultra-liberalismo desregulador e explorador..

-


De Zé das Esquinas, o Lisboeta a 15 de Junho de 2011 às 12:52
Têm muita razão no particular de «uma voz» ou de «meia dúzia» delas aqui no Luminária ou noutro «qualquer» blog, não era ao que eu me estava a referir, como sei que entendeu...
Eu estava à espera de uma «indignação geral» dos socialistas praticantes, daqueles que pagam as quotas... Tipo uma manifestação dos «socialistas à rasca»... Está a entender? Porque se eu fosse militante, era o que faria... e não sendo, se houvesse uma «manif» audível desse tipo, quem sabe se não se lhe juntariam outros tantos, ou mais como eu, socialistas praticantes que se sentem também «à rasca» por verem a sua ideologia não estar a ser representada em nenhum dos partidos políticos portugueses... E, por exemplo,ser um dos motivos porque não têm em quem votar quando há eleições... E havendo regeneração quem sabe se não haveriam novos militantes ou ex-militantes??? Quem sabe???


De Infelizmente a 15 de Junho de 2011 às 13:06
Têm toda a razão os comentadores que me antecederam. certamente que será essa, essa exactamente , a intenção do postante , que se me não engano, até é militante, com a quotas em dia e já terá dado provas de não ser bajulador nem boy .

contudo, não acredito que os socialistas, como alias o povo em geral, se levantem de forma organizada e irreverente para mudar o que quer que seja. Infelizmente ...


De Escrever aos Deputados e comentar a 15 de Junho de 2011 às 15:59
totalmente de acordo.
e que tal escrever isso mesmo num post ou em comentário (ou cópia de comentários...)
nos blogs ou e-mails do PS e de deputados e militantes destacados,
como por exemplo para Antª José Seguro:

ajseguro@ps.parlamento.pt


De Z. a 15 de Junho de 2011 às 18:09
Foi isso que eu já fiz (enviando e-mail para o José Seguro, e outros ), com comentários sobre o PS : críticas e sugestões.


Comentar post

DESTAQUE DO MÊS
14_04_botão_CUS
MARCADORES

todas as tags

CONTACTO

Email - Blogue LUMINÁRIA

ARQUIVO

Junho 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Online
RSS
blogs SAPO