Segunda-feira, 27 de Junho de 2011

O que nós, aqui no LUMINÁRIA, vimos escrevendo há muitos, mesmo muitos e largos meses.

Talvez agora, não pela vontade próprias, mais pelas circunstancias e pelo peso da boca de quem diz palavras iguais às muitas vezes, neste blog, escritas, seja feita essa referida "refundação".

Para que tal desiderato possa ser consumado torna-se necessário mexer em toda a estrutura, eleger novos responsáveis para todos os lugares electivos, debater o conceito e a forma de inerências reduzindo-as ou simplesmente eliminando-as, rever estatutos e reapreciar os princípios e bases ideológicas do partido. Se o Partido Socialista, especialmente seus dirigentes, forem capazes assumir tais desafios então haverá refundação. de outro modo não será outra coisa diferente do que vem sendo faz tempo. Só fumaça.

Mário Soares diz que o PS "tem de ser refundado" e "ter política a sério"

 
 
foto Fábio Poço/Global Imagens
Mário Soares diz que o PS "tem de ser refundado" e "ter política a sério"
Mário Soares diz que o PS "tem de discutir política a sério"
Mário Soares defendeu este sábado, em Arcos de Valdevez, que o Partido Socialista "tem de ser refundado" e "ter política a sério".

"O PS tem de ser refundado de alguma maneira, tem de ser melhorado, tem de discutir política a sério e tem de ter política a sério e grandes ideias para o futuro", afirmou Mário Soares.

Em relação às eleições para a liderança do PS, Soares reafirmou que não toma partido por nenhum dos candidatos.

"Sou amigo de ambos, são ambos muito inteligentes, muito bem preparados, qualquer um dá um bom secretário-geral do partido", afirmou.

Soares falava à margem da iniciativa Concelho de Estado, que nesta segunda edição homenageou Mikhail Gorbachov.

O antigo líder não esteve presente, por questões de saúde, mas enviou uma mensagem gravada, em que alerta para o "impressionante estado das finanças" na Europa e para o perigo de serem os mercados a comandar os destinos dos países, em vez de serem os governos.



Publicado por Zé Pessoa às 09:29 | link do post | comentar

7 comentários:
De Zé das squinas, o Lisboeta a 27 de Junho de 2011 às 10:25
«Mário Soares defende que o Partido Socialista "tem de ser refundado" e "ter política a sério", independentemente de quem for eleito para a liderança do partido...»
Tem piada, não sabia mas parece que MS tem andado a ler o Luminária e faz dele também o que por aqui alguns andam, há quase dois anos, a dizer...
Ou então já está com a compreensão lenta... e só agora chegou onde muitos dos cidadãos socialistas preocupados com o mau rumo onde o PS tem andado nos últimos anos...
Mas como é o patriarca a dizer, não tem mal, só tinha mal quando era aqui o Zé das Esquinas que dizia.
Mas “ter política a sério”… então tem sido «política a brincar»?
Não me lembro de ser crítico ao «querido líder» e à sua «política de brincar» antes de este ter perdido as eleições para a direita!
Mas não acredito que sejam os dois actuais candidatos a «grandes líderes» que o PS lá vá. Quem chega ao poder nunca fica disponível para refundar seja o que for que lhe possa tirar poderes…
Era necessário uma coisa tipo «Grande Encontro Nacional de Refundação do PS» aberto a todos os socialistas que quisessem aparecer e participar podendo no fim, com um socialista um voto, eleger o novo responsável pela liderança e regeneração do PS e mesmo assim era preciso que uma Dona «tipo» Ana Gomes ir fazer a rodagem ao carro e passar lá perto entrar e conseguir ser eleita, percebem?
E «isso» acontecer é quase tão difícil como me sair o euromilhões, a mim que não jogo!


De Zé T. a 27 de Junho de 2011 às 13:01
Claro que estas políticas têm sido dolorosas brincadeiras de meninos (''golden boys'') e ...

e de ''Socialistas/social-democratas tiveram muito pouco ou nada ...

antes foram o abrir a porta ao neoliberalismo selvagem e destridor do Estado Social,

o alargar do fosso de Rendimentos entre aqueles que têm pouco (para além do desemprego e dívidas) e aqueles que têm muito (enriquecendo ou multiplicando fortunas em poucos anos...),

e a destruição da 'classe média' (reduzindo o seu número e baixando o seu nível).

Tem razão o Zé das Esquinas...
se calhar só com um vendaval tipo a 'desbocada' Ana Gomes é que se conseguia ''partir a louça e telhados de vidro'', limpar a ''porcaria e lixo'' que anda à sombra do PS e refundar o Partido como um verdadeiro Social Democrata Europeu.


De - PS Afim, SA ; podres e causas !! - a 29 de Junho de 2011 às 09:42

------De: - Partido Socialista Afim, SA - a 24.6.2011
- PaRtiDo SociaLista e Afins, SArl -

pelo pensamento/prática vigente no PS, qualquer dia, ao lado do «Departamento das Mulheres Socialistas», da «Juventude Socialista», da «Corrente de Opinião XXX Socialista», das «Federações...SociaListas», iremos ter :
o «Departamento dos Gays, Lésbicas e afins Socialistas»,
a «Divisão dos Africanos, Amarelos e Assim-assim»,
o «Clube dos Senadores e Tachistas do Centrão»,
A «Federação de Simpatizantes e Independentes Socialistas»,
a «Assoc. dos ex-Militantes Socialistas»,
... e outras pequenas ou grandes particulariedades a fazer moções/manifestos/ TRETAS internas ...
a PAVONEAR excelências e LOAS aos Chefes de Turno e
a exigir QUOTAS nas listas para deputados, autarquias, orgãos nacionais e distritais do partido, ...
e TACHOS ...

-------------------------------------------------------------------------
: PS: parece que AINDA NÃO PERCEBERAM... a 24.6.2011

Seguro quer modernizar o PS

«António José Seguro, candidato à liderança dos socialistas, promete adoptar um programa de modernização e reorganização do PS até ao primeiro trimestre de 2012 e criar internamente um «laboratório de ideias», substituindo o actual gabinete de estudos.

Estas são duas das principais ideias presentes na moção de estratégia da candidatura de António José Seguro - documento que foi entregue, esta quarta-feira, na sede nacional do PS pelo seu diretor de campanha, António Galamba. » [Portugal Diário]

Parecer do Jumento:
A grande modernização do PS passa pelo FIM do SISTEMA de CASTAS onde os filhos de algumas personalidades sobem de elevador na hierarquia do partido.
-----------------
Parece pouco, muito pouco.

- E se por ''modernizar'' o PS vem no seguimento daquilo que os MARKETeiros
(massacradores com multiplos projectos e meios de propaganda mms/newsletter/ facebook/blogs/´sites ... )
do Sócrates e da FAUL/Concelhia de Lisboa está a fazer/fez é melhor mudar de rumo.

- E se o ''LABoratório de IDEIAS'' é para ser igual ao do PSLisboa parado, vazio, ... só com a lista de ''chefes/colaboradores'' que nada fazem/dinamizam e de ideias ...
embora, reconheça-se, o ''gabinete de estudos do PS'' também deva ser bem VARRIDO...

Assis (e parece que Seguro também disse qq coisa tímida nesse sentido...) promete as PRIMÁRIAS, sempre é melhor, embora também não chegue.

-----De Canícula a 24 de Junho de 2011

Admitindo que seja pouco, já é alguma coisa. È que do adversário (de (?) Assis e eu que pensava "de Amarante"), mesmo o elevador continua a funcionar.
O canícula não aconselha a mudanças

-----------------------------------------------
De ...CORRUPÇÂO, NEPOTISMO, ... a 24.6.2011
De ...CORRUPÇÃO e .... a 22 .6.2011

------- “Corrupção” no Parlamento

O ex-vice-presidente da Câmara do Porto, Paulo Morais, considera que “o centro de corrupção em Portugal tem sido a Assembleia da República, pela presença de deputados que são, simultaneamente, administradores de empresas”.

“Felizmente, este Parlamento vai-se embora. Dos 230 deputados, 30%, 70, são administradores ou gestores de empresas que têm directamente negócios com o Estado”, disse Paulo Morais, num debate sobre corrupção organizado no Porto.

(-Metro, 20.6.2011)

Se a esta CORRUPÇÃO e 'permissivas Compatibilidades' + ''não-conflitos de interesses'' + tráfico de influências na AR,
juntarmos ...

as existentes noutros orgãos de soberania + Autarquias + organismos e empresas públicas, PPP, ...
+ a sabujice da comunicação social e algumas élites intelectuais ...

+ os, sempre associado, cancros do NEPOTISMO/familiares, amiguismo/Boys,

+ INCOMPETÊNCIA, Arbitrariedade/prepotência, ASSÉDIO sobre os/as trabalhadores/as ...

passamos a ter um retrato mais nítido das CAUSAS da gravíssima situação em que estamos.

--------.Corrupção tb nas Autarquias.

Estado incapaz de fiscalizar corrupção nas autarquias
(-DN, 22.6.2011)

Relatório do Ministério da Justiça reconhece "lacunas" e "falhas de funcionamento" no combate ao crime económico.

A Inspecção-Geral das Autarquias Locais (IGAL) admite a sua incapacidade para realizar, sequer, uma inspecção por mandato a cada um dos 279 municípios do continente e, muito menos, pa


De Para MUDAR ou REFUNDAR o PS...a sério ! a 27 de Junho de 2011 às 12:36
-------------------------------------

MUDAR o PS, a Militância e os CIDADÃOS. a 15 de Junho de 2011 às 12:50

MUDAR o PS,
MUDAR a Militância ...
MUDAR o País-Sociedade


Tem muita razão o Zé ...Não toda ...
porque aqui no Luminária (e em mais alguns blogs próximos do PS)
tem havido muitos Comentários e Posts (para além das proximidades/afastamentos... a candidatos e a dirigentes...),

a EXIGIR/advogar no PS, desde as Secções às Concelhias, Federações e Nacional, :

- Reflexão, Debate, Responsabilização, PRIMÁRIAS, Transparência, Democraticidade , Princípios e Valores, SIMPLEX para as candidaturas e para os Regulamentos (sempre a mudar), Programas e Moções, ...

- Reformas no PARTIDO, nas inerências e na estrutura/máquina (desde os secretariados, aos Gabinetes de Estudo, ... às fundações...), ao registo/refiliação de militantes, às Correntes de Opinião...

- Reformas também no SINDICALISMO, tendência socialista na UGT e sindicatos em geral, quotização obrigatória de trabalhadores, ... e melhor participação/trabalho na CES-conf.europeia de sindicatos na defesa dos interesses dos trabalhadores a nível da UE e oposição ao neo-ultra-liberalismo desregulador e explorador..
- ...
Agora a crítica também deve ser feita a QUEM (as ''ÉLITES político-partidária e jurídico-comunicacional'' Sabujas-COMPRADAS pela OLIGARQUIA económico-financeira, 'nacional' e internacional)
QUER que este Povo-cidadãos se mantenha ALIENADO com ''PÃO e CIRCO'' (...),
com cada vez maior iliteracia, Abúlico e Abstencionista relativamente a todas as questões cívicas e comunitárias :

desde a participação nas reuniões do seu condomínio, até à associação de pais, reuniões da Asssembleia de Freguesia e Município, informação e participação no orçamento participativo, ... votações, eleições, candidaturas, propostas, ...

seja para o que for «os OUTROS que FAÇAM por eles... os representem ... e depois lá estão para criticar acefalamente... e botar-abaixo»

O resultado está à mostra ... e com estes comportamentos e (des-)incentivos, a situação político-social-económica só pode PIORAR.
...
Zé T.
------------------------------
De Zé das Esquinas, o Lisboeta a 15.6.2011

Têm muita razão no particular de «uma voz» ou de «meia dúzia» delas aqui no Luminária ou noutro «qualquer» blog, não era ao que eu me estava a referir, como sei que entendeu...
Eu estava à espera de uma «indignação geral» dos socialistas praticantes, daqueles que pagam as quotas... Tipo uma manifestação dos «socialistas à rasca»... Está a entender? Porque se eu fosse militante, era o que faria... e não sendo, se houvesse uma «manif» audível desse tipo, quem sabe se não se lhe juntariam outros tantos, ou mais como eu, socialistas praticantes que se sentem também «à rasca» por verem a sua ideologia não estar a ser representada em nenhum dos partidos políticos portugueses... E, por exemplo,ser um dos motivos porque não têm em quem votar quando há eleições... E havendo regeneração quem sabe se não haveriam novos militantes ou ex-militantes??? Quem sabe???

---------------------
De Infelizmente a 15.6.2011

Têm toda a razão os comentadores que me antecederam. certamente que será essa, essa exactamente , a intenção do postante , que se me não engano, até é militante, com a quotas em dia e já terá dado provas de não ser bajulador nem boy .

contudo, não acredito que os socialistas, como alias o povo em geral, se levantem de forma organizada e irreverente para mudar o que quer que seja. Infelizmente ...

----------------------------------------------------
Participar ou ficar a ver... Piorar.

De: Zé das Esquinas, o Lisboeta - a 15.6.2011

1) É muito interessante «ver» como num partido dito «socialista» haver alguns militantes que se consideram mais importantes que todos os outros militantes e se chegam imediatamente «à frente» quando lhes «cheira a poleiro».

2) É, também, muito interessante «ver» como num partido dito «socialista» os outros militantes que sempre rodearam o poder do partido, tomarem logo posições de apoio e de «encosto» aos anteriores...

3) De realçar que os chamados «militantes de base» do partido dito socialista, considerarem tudo «isto» normal e não se «chegarem à frente» exigindo debate interno antes de ...


De Pelo PS pela Transparência e Social-Dem a 27 de Junho de 2011 às 12:41
... antes de se falarem em nomes e perfilarem candidatos...

4) Noto aqui também que não «ouvi» nenhum militante de base do PS «indignar-se» com o seu auto-demitido líder, quando este disse que agora ía ser também ele um mero «militante de base» indo para Paris de France...

5) Acho que «este» PS já não é o que «era» deve estar também ele «contaminado» com e-coli, ou pelo menos «cheira-me»...
----------
De PS e Esquerda e outro Sistema... a 14 de Junho de 2011 às 10:24

Comentários em http://puxapalavra.blogspot.com/2011/06/e-que-grande-derrota.html ------------

-----Muitos choram a derrota de Sócrates a acenam para o que aí vem. Mas quem tomou medidas que qualquer direita subscreveria (posso dar inúmeros exemplos) põe em causa a simples ideia de esquerda.

E se medidas de direita são compreensíveis na direita, já não o são na esquerda, e legitimam a acusação a que Sócrates foi (justa e injustamente)sujeito que era a de viver na mentira porque, dizendo-se de esquerda, tomava medidas de direita.

Mais grave do que derrota de Sócrates é ter sido a ideia de esquerda a derrotada, sobretudo por culpa de Sócrates.
# posted by Henrique Dória : 6/6/11 23:56

----- Tentar com um projecto exequivel de desenvolvimento e a consequente criação de riqueza,compatibilizada com uma distribuição que favoreça os mais desprotegidos, pode ser uma ideia de esquerda.
Querer uma distribuição que favoreça naturalmente os mais desprotegidos, mas irrealista, na medida em que não cria condições ou sequer faz ideia de como obter essa necessária riqueza, essa é uma ideia esquerdizante, que realmente e estou de acordo consigo, nunca nos nos levará a lado algum!
# posted by GP : 7/6/11 01:30

------ A social democracia (auto intitulados socialistas) que sempre foi o side kick do capitalismo, mais uma vez se adaptou, no caso com o "socialismo moderno", aos dogmas centrais do capitalismo do dia agora na sua fase neo liberal.

Como é que neste contexto de integração europeia e de submissão aos Mercados, seria possível "um projecto exequível de desenvolvimento", é coisa que agradeço faças o favor de explicar aos incréus.
Abraço.
# posted by J Eduardo Brissos : 7/6/11 14:23

----Meu caro Brissos,
Vejo os teus problemas e comungo de alguns.

A UE não está a seguir uma política de entreajuda, no capitalismo domina o capitalismo financeiro com a submissão aos mercados etc) Tudo bem.

Mas não se combate tudo isto de uma forma vaga, como se se opusesse a esta situação um outro sistema que não se sabe qual, nem como se estrutura, nem que benefícios traz.

Pelo que temos de ser claros, sobre o que se pensa do papel dos grupos económicos e de como o Estado se deve relacionar com eles.
- Pode/deve haver haver grupos públicos?
- Que papel para o investimento estrangeiro?
- Que papel para a regulação e como esta se pode/deve articular com os grupos públicos que para mim não consiste apenas numa CGD como está etc, etc.
- O que é isso da panaceia tão vaga das Pme´s que a nada leva?
É evidente que não tenho veleidade de definir um projecto exequível de desenvolvimento.
Acho que as esquerdas para se imporem têm de o ter e de lutar pelo poder de governação.
Não é colocando-se à margem ou defendendo "coisas etéreas" que se capta apoio social.
# posted by Joao Abel de Freitas : 7/6/11 20:03

----- Pois é amigo João Abel, estamos feitos. É que "projecto exequível" no quadro actual, só vejo o das troikas.

Claro que será sempre possível conceber alternativas, o problema é o serem "exequíveis";
é que não só teriam a oposição dos poderes fácticos que não lhes permitiriam sequer ver a luz do dia,
como em última análise não encaixariam na actual lógica de funcionamento do sistema.

Talvez a saída que resta, e que não é para amanhã, seja a do
tal "outro sistema que não se sabe qual, nem como se estrutura, nem que benefícios traz" nem, acrescento eu, como se lá se chega.

Abraço
# posted by J Eduardo Brissos

---- A derrota do PS é essencialmente uma rejeição da governação. Uma esquerda moderada a governar com medidas de direita, em termos de equidade social, na medida em que sobretudo nas áreas das fiscalidades nunca o PS se orientou para entrar nos mais ricos, indo contra o que diziam , por exemplo ...


De - MUDAR o PS, as Políticas, o País.! a 27 de Junho de 2011 às 12:46
...
indo contra o que diziam , por exemplo, o estado social, que exige equidade, alinhando na prática pela matriz da Europa menos solidária. Sei que estamos em época de grandes dificuldades, mas exactamente numa situação destas, o que distingue a esquerda da direita é a equidade dos sacrifícios que a sociedade têm de suportar.

E aqui o governo PS falhou rotundamente.

A derrota do Bloco tem outro significado é o reconhecimento de que não está a construir uma alternativa credível.
...
JoaoAbelFreitas

------------------------------------
De: coerência, atitudes e comportamentos a 8.6.2011

Aqueles de nós, militantes, que considerem, como eu considero, correcta e aplaudo a coerência de António Costa ao declinar a candidatura a Secretário-geral do partido com o argumento de que se devem exercer os compromissos a tempo inteiro, isto é, o cargo de Presidente da Câmara de Lisboa, que considerou incompatível com o que seria o desempenho na condução do partido, deveríamos ser capazes de exigir a mesma atitude em relação ao desempenho das funções de 1º Ministro.
Se assim se procedesse não teriam, nem o governo e muito menos o partido, chegado ao ponto a que chegaram.
No plano das incompatibilidades exige-se, também alguma inovação e coerência de comportamentos e atitudes.
----------------------
De: Só à VASSOURADA... a 9.6.2011

incompatibilidades ? !! isso é letra morta.

neste centrão de interesses o que domina é o NEPOTISMO, a PREPOTÊNCIA, o ASSÉDIO, a PROMISCUIDADE entre ´políticos
(de deputados a governantes, autarcas, directores, administradores públicos)
e EMPRESÁRIOS (grandes, grupos, oligopolistas, oligarcas)
ou proeminentes ''consultores/experts'', professores/comentadores, jornalistas/propagandistas, ...

----------------------------------------------------------------------
De - Como é ?!! Exijem-se MUDANÇAS a SÉRIO a 9.6.2011

----- Eleições de novo secretário-geral para 'vintes' de Julho e Congresso nacional do PS para 1ªquinzena de Setembro ?

- porquê este calendário ?!
com o pessoal ausente/praia/terrinha alguém vai por os pés na Secção para votar ?!!
- porque é que as secções continuam FECHADAS, não há reuniões nem debates nem mais carradas de SMS... o Partido ENCERROU ?!!

está visto que não querem fazer qualquer reflexão / responsabilização e querem todos manter os seus tachos e tachinhos: nada de MUDANÇAS !!

----- De: .Na vitória como na derrota ?!...

diz-se que a presidente do Brasil ofereceu a Sócrates a representação dos grandes interesses económicos do Brasil na UE...
diz-se que tb tem ofertas para empresas espanholas como a Prisa, ...
diz-se que o que interessa, mesmo, é ser ex-ministro...
diz-se

pelo contrário, não ouvi dizer que o ex-PM eleito deputado iria manter-se no parlamento e no partido a defender a ''sua dama'', a sua visão ''estratégica'', as suas 'bandeiras', e ... a estar atento para desmontar as propostas e medidas dos novos senhores do poder ...

------ De: PS: operação ''PRATOS LIMPOS'' !! a 8.6.2011

''Rei morto, regente posto'' ?!
Poder durante 6 anos (3x eleitos '''queridos líderes''), com os resultados que se sabem e as práticas que se vão sabendo...
e vai-se para novas eleições sem se fazer uma REFLEXÃO uma AVALIAÇÂO uma RESPONSABILIZAÇÂO !!!

o ''chefe''' demite-se ..., mas os seus apaniguados da comandita mantêm-se nos lugares cimeiros e decisivos !!! controlando, manipulando (regulamentos internos, burocracia administrativa, acesso condicionado/privilegiado a e-mails/BD, condução de reuniões e congressos, ...selecção e divulgação de moções e textos) ... e impedindo que se faça uma verdadeira Reflexão, Avaliação e Responsabilização do que se passou, como, quem, quanto, porquê, ...
que ligações/interesses tem com dirigentes e figurantes internos ou da 'praça económico-social'.

É tempo de ''partir a louça''... e quem tem ''telhados de vidro'' que se lixe ... pague o que deve, mostre o que vale... ou ponha-se a andar !!!

O Partido tem de MUDAR de práticas, tem de ser totalmente TRANSPARENTE e DEMOCRÁTICO.

----------------------------------


De O maior Centrão de sempre a 27 de Junho de 2011 às 17:05
Com o devido respeito, qualquer dia também o metem numa gaveta, conforme dizem que ele meteu o socialismo. O que se poderá dizer destes socialistas de agora?

O Seguro, depois de eleito secretario-geral do partido, vai andar, ainda mais, de braço dado com Passos Coelho e Miguel Relvas. Vamos ter o maior Centrão jámais visto neste país.


Comentar post

MARCADORES

administração pública

alternativas

ambiente

análise

austeridade

autarquias

banca

bancocracia

bancos

bangsters

capitalismo

cavaco silva

cidadania

classe média

comunicação social

corrupção

crime

crise

crise?

cultura

democracia

desemprego

desgoverno

desigualdade

direita

direitos

direitos humanos

ditadura

dívida

economia

educação

eleições

empresas

esquerda

estado

estado social

estado-capturado

euro

europa

exploração

fascismo

finança

fisco

globalização

governo

grécia

humor

impostos

interesses obscuros

internacional

jornalismo

justiça

legislação

legislativas

liberdade

lisboa

lobbies

manifestação

manipulação

medo

mercados

mfl

mídia

multinacionais

neoliberal

offshores

oligarquia

orçamento

parlamento

partido socialista

partidos

pobreza

poder

política

politica

políticos

portugal

precariedade

presidente da república

privados

privatização

privatizações

propaganda

ps

psd

público

saúde

segurança

sindicalismo

soberania

sociedade

sócrates

solidariedade

trabalhadores

trabalho

transnacionais

transparência

troika

união europeia

valores

todas as tags

ARQUIVO

Janeiro 2022

Novembro 2019

Junho 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

RSS