Terça-feira, 28 de Junho de 2011
(Nós aqui, no LUMINÁRIA, preferiríamos substituir o adjectivo Nova pelo "Actual" na medida em que de nova apenas e não é pouco, para mal das nossas penas, o aprofundado agravamento que se avizinha e apregoado até à exaustão como se de uma coisa positiva se trata-se. Parece aquele desígnio que afirma "uma mentira tantas vezes repetida que acaba por se tornar verdade.)

Portugal tem agora uma nova situação política com uma aliança das forças liberais e conservadoras. Os portugueses que votaram e os que não votaram não apostaram nas esquerdas para resolver a situação!
Essa deve ser a grande questão que deve ser respondida! Porquê? A segunda grande questão será -como vai ser o futuro? Estão em curso diversas análises e auto-críticas que me dispenso enumerar. Parece-me todavia relevante fazer algumas considerações muito rápidas:


-Não basta dizer aos trabalhadores para resistirem e aos sindicatos para lutarem contra as políticas de austeridade. Sem uma alternativa política de esperança a médio prazo temos a sensação de que tudo se parece com o mito de Sísafo -levar a pedra ao cimo da montanha para depois a deixar cair outra vez! As esquerdas (PS, PCP, BE e outras forças sociais e cívicas)terão que resolver com tempo e paciência o nó que as impede de criarem uma alternativa como as direitas o têm feito sempre que os seus interesses assim o exigem!

-Nesse sentido faz todo o sentido perguntar a razão de muitos votantes ficarem em casa e a maioria votar nas direitas. Mal ou bem tiraram a conclusão que a solução da situação não passava pelas esquerdas? Uma parte da esquerda estava comprometida com a política de austeridade e a outra lavou as mãos, simplesmente!

-Assim é necessária a construção de uma alternativa com um programa adequado à nossa situação económica, sem escamotear a dívida .Uma alternativa capaz de apontar com fundamento um outro caminho para a Europa, para o euro e para Portugal. Só assim terão sentido as lutas sociais e sindicais!A luta pela luta é um projecto estéril que apenas anima alguns funcionários partidários ou sindicais. As manifes e greves gerais não terão qualquer sentido! Será apenas o desgaste das poucas energias que restam!

Ao contrário do que dizia um cronista do jornal Publico de hoje (26 de Junho) a esquerda não é irrelevante! Poderá a prazo sê-lo se não resolver o tal nó com que os interesses geoestratégicos e económicos a ataram. Isto apesar do Muro de Berlim já ter caído!Caramba, é obra!
 
artigo de A. Brandão Guedes in Bem-estar-no-trabalho


Publicado por Zurc às 15:31 | link do post | comentar

3 comentários:
De - Programa PSD/CDS ?!? ProMata...- a 30 de Junho de 2011 às 14:30
A ILUSÃO LIBERAL E TECNOCRATA !

O Programa do novo governo confirma aquilo que já se vislumbrava com a constituição do mesmo !
A ilusão liberal e tecnocrata !
A ilusão de que com um «choque liberal» e muita competência curricular temos a salvação !
A prática e o dia a dia vão ser a verdadeira prova dos nove!

Todo o texto do programa visa fundamentalmente cumprir o memorando da troika,
continuar e aprofundar o DESMANTELAmento do ESTADO SOCIAL,
embaratecer os custos do TRABALHO diminuindo em particular os rendimentos de quem trabalha.
Apoiar através de vários mecanismos a TRANSFERência de capital das CLASSES MÈDIAS e TRABALHADORAS para os grupos PRIVILEGIADOS empresariais e investidores nacionais e internacionais !
O resto é ideologia ou seja um conjunto de ideias, preconceitos, mundovidências e teorias que devem justificar esses objectivos !

Para se conseguirem estes objectivos estamos a viver um período de uma democracia APRISIONADA e submetidos a um plano extremamente duro de AUSTERIDADE que vai EMPOBRECER a MAIORIA do povo português!

Num rebate de má consciencia o programa do governo prevê então um Plano de emergência social, ainda apenas esboçado, mas onde dá para se perceber que será um esquema discriminatório dos mais pobres que são á partida considerados malandros e preguiçosos !

Neste Plano a economia social está concebida da forma mais arcaica possível, pois apenas são faladas as misericórdias e as IPSS !
As cooperativas e o nosso movimento cooperativo, associações de desenvolvimento local, fundações e ongs não são uma única vez sequer faladas !
Ou seja para o PSD/CDS no movimento social em Portugal apenas existem as organizações que lhes são afectas politicamente !

O PROGRAMA é assim um texto LONGO, sem metas MENSURÁVEIS, por vezes INCOERENTE, e muito POBRE sob ponto de vista político e ideológico!
O verdadeiro programa é o memorando da troika!

-por A.Brandão Guedes, http://BesTrabalho.blogspot.com , 29.6.2011


De - Programa VICIOSO e MALicioso - a 30 de Junho de 2011 às 16:41
Catálogos

O programa do governo é um conjunto de quatro catálogos.
O primeiro catálogo é para a MAIORIA da população e promete viagens, em turística, com um único destino:
a Grécia do círculo VICIOSO de austeridade, recessão, desemprego, nova ronda austeridade, até ao estoiro final.

O segundo catálogo é para GRUPOS económicos, sobretudo ESTRANGEIROS, em busca de RENDAS e promete VENDER, com DESCONTO, activos estratégicos do Estado, com excepção de uma CGD diminuída.

O terceiro catálogo promete dar um novo impulso ao inventivo e gradual processo de FRAGILIZAÇÃO, em parceria com privados, dos serviços que constituem o núcleo central do ESTADO social:
centros de saúde à venda, contratos de associação nas escolas, concessões, fornecimento de mão-de-obra grátis para o assistencialismo.
Na segurança social pública serão feitos todos os investimentos intelectuais e políticos para a reduzir a um programa assistencial.

Haja imaginação neste parque de diversões que fará as delícias de grupos financeiros bem graúdos e de algumas instituições de caridade miúdas.

O último catálogo promete criar todas as condições para que os TRABALHADORES vendam a sua força de trabalho por um salário directo e indirecto mais BAIXO e com condições de trabalho menos seguras:
precariedade renovada, trabalho temporário incentivado, despedimento mais fácil e barato, horários cada vez mais baralhados.
É um catálogo para patrões medíocres.

Quatro catálogos que compõem um país socialmente ainda mais INJUSTO e uma economia ainda menos civilizada.
O que fazer?
Dar uma olhadela aos quatro catálogos, perceber a sua lógica global, e deitá-los fora.
Na reciclagem, não se esqueçam.
(-por João Rodrigues , 29.6.2011, http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/ )


De Desperdiçar eDANAR o capital HUMANO...!! a 30 de Junho de 2011 às 15:01
A Crise, o Desperdício e a Discriminação Etária como Gestão Social Danosa!

[ DESEMPREGO: sinais de depressão e ansiedade aumentam depois dos 50 anos ]

... os desempregados de longa duração deixaram de ser os, demasiadas vezes!, injustamente acusados de "subsidiodependência",
os excluídos, os desintegrados ou aqueles que o senso comum apontou, durante muito tempo, de forma leviana, como "os que não querem trabalhar"...

Os desempregados de longa duração são, hoje, pessoas no auge da chamada "idade activa", em plena posse das suas maiores competências para o desempenho de funções profissionais,
quer pela experiência adquirida quer, por deterem esse um factor determinante da boa gestão:
o sentido de responsabilidade social!...

Porque hoje os desempregados de longa duração são pessoas adultas, válidas psicossomaticamente, experientes, capazes de enfrentar a própria inovação e que, vítimas das várias faces dos cataclismos que, "em dominó", a crise económico-financeira tem vindo a provocar, ficaram sem trabalho e se encontram, súbita e dolorosamente!, na situação de DISCRIMINADOS em FUNÇÃO DA IDADE!!!...

o problema, para além de reflectir uma completa desinteligência na gestão do mundo laboral (seja público ou privado!),
acresce à própria crise uma dimensão absurda de desperdício do maior capital de que depende toda a economia e toda a sustentabilidade social: os recursos humanos!

O facto é grave ao ponto de provocar evidentes efeitos ao nível da saúde mental pública e de evidenciar a incapacidade de repensar a revitalização da estrutura socio-económica,
contribuindo para a reprodução e a multiplicação da exclusão, da pobreza e do depauperar dos recursos nacionais!...
Reconheçamo-lo:
a discriminação etária é um poderoso instrumento de gestão social danosa!

(-por http://anapaulafitas.blogspot.com/ 29.6.2011)


Comentar post

MARCADORES

administração pública

alternativas

ambiente

análise

austeridade

autarquias

banca

bancocracia

bancos

bangsters

capitalismo

cavaco silva

cidadania

classe média

comunicação social

corrupção

crime

crise

crise?

cultura

democracia

desemprego

desgoverno

desigualdade

direita

direitos

direitos humanos

ditadura

dívida

economia

educação

eleições

empresas

esquerda

estado

estado social

estado-capturado

euro

europa

exploração

fascismo

finança

fisco

globalização

governo

grécia

humor

impostos

interesses obscuros

internacional

jornalismo

justiça

legislação

legislativas

liberdade

lisboa

lobbies

manifestação

manipulação

medo

mercados

mfl

mídia

multinacionais

neoliberal

offshores

oligarquia

orçamento

parlamento

partido socialista

partidos

pobreza

poder

política

politica

políticos

portugal

precariedade

presidente da república

privados

privatização

privatizações

propaganda

ps

psd

público

saúde

segurança

sindicalismo

soberania

sociedade

sócrates

solidariedade

trabalhadores

trabalho

transnacionais

transparência

troika

união europeia

valores

todas as tags

ARQUIVO

Janeiro 2022

Novembro 2019

Junho 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

RSS