2 comentários:
De - MUDAR o PS ou deixá-lo AFUNDAR-se ?! a 8 de Julho de 2011 às 09:50
Crítica pertinente de DC.
«...delegados ao Congresso da Federação são eleitos pelos militantes inscritos nas secções de residência e de acção sectorial da área da Federação, com base em programas ou moções de orientação política.”
Isto é, se os militantes se não reconhecerem em nenhum dos candidatos terão de escolher entre serem hipócritas ou ficam impedidos de ir ao congresso reportar as suas opiniões e reflexões....»

PS tem de mudar regulamento e prática de Candidaturas e Delegados aos Congressos.
Este modelo é redutor seguidista, limitando a liberdade dos militantes/representantes eleitos apresentarem as suas ideias/propostas/críticas e intenção de voto, pois ''amarra-os'' a uma posição prévia de apoio a 1 candidato/moção.


------De: Zé T. a 5 de Julho de 2011
O comentador não está a ver bem...
Vamos esclarecer, outra vez:

1- Assis e Seguro vão para eleições (seguindo o 'manual' existente) sem existir um Congresso prévio de reflexão geral ... e mesmo o debate entre candidatos só agora é que parece vir a ter lugar...

2- Assis compromete-se pelas Primárias (abertas a não militantes, ...) e Seguro referiu qualquer coisita pouco explícita sobre Primárias.

3- Aqui, no Luminária e em outros locais(OGrandeZoo, ...), muitos militantes expressaram ser a favor de Primárias (para todas as candidaturas), mas ... creio que a maioria não aceita/não gosta nada (de fazer o papel de 'palhaços' ou moços de recado...):

3.a-. que não-militantes/ não-filiados (''simpatizantes'' a registar...) tenham os mesmos direitos (de voto...) que os militantes.

3.b-. que se vá para eleições sem se fazer o prévio debate, reflexão e responsabilização pela situação em que estamos
. (as coisas não acontecem por acaso, ... e não reflectir não responsabilizar é o mesmo que esconder a cabeça na areia , por o lixo debaixo do tapete e voltar a cometer os mesmos erros ... com os mesmos agentes/personagens ...).

3.c-. que as práticas (e regulamentos...e ...) não sejam alteradas, depois de auscultados/referendados pelos militantes.

4.a- A existência de candidaturas /apoios para eleições internas é uma opção legítima e pró-activa, em nada contrária (mas antes a par) às críticas e propostas feitas ao que vai sucedendo no Partido.

4.b- A outra posição também existente no partido é a de auto-afastamento e abstenção de concorrer/apoiar/ participar... deixar de pagar quotas, deixar de estar filiado... e, ao mesmo tempo, continuar as críticas (pertinentes muitas vezes ... com propostas, menos vezes)
e esperar que as coisas mudem ... por via do trabalho/militância de outros ou por obra e graça do espírito santo...

5.a- Quem quiser continuar a ser socialista/social-democrata e cidadão de pleno direito creio que tem o dever de participar (tentar mudar) tanto no Partido (este ou outro) como na Polis.

5.b- Quem quiser ser apenas ''cidadão-mandado'' fique sentado, queixe-se enquanto lhe deixarem ... e espere que lhe tragam as sopas... se ...


De Muita parra e... a 11 de Julho de 2011 às 16:11
Esse camarada, (talvez mal) conhecido do autor do post e que muito provavelmente não nada à procura de um qualquer lugar, entre 2 males procura optar pelo mal menor. Mas opta. Não critica sistematicamente e quando chega o momento de actuar diz que não tem disponibilidade, que não dá para essa causa, ao contrario de camaradas que só estão disponíveis para utilizar a "caneta" convencendo-se que por esse facto o seu "mérito" deve ser reconhecido e recompensado, e só uma grande injustiça, ou total cegueira, tenham impedido essa "recompensa", a qual se vai tornando cada dia mais difícil, já que o actual governo mantém firme o propósito de reduzir as freguesias.


Comentar post