De .Partido Socialista, Primárias e ... a 13 de Julho de 2011 às 10:12
-------------------------------------------------------------------
1- Debate SG PS
Agradecido ao Sr. Luís por este novo convite, desta vez para acompanhar o debate dos dois candidatos a Secretário-Geral do Partido Socialista.
António José Seguro (AJS) v. Francisco de Assis (FA)
Vamos lá a ver se me safo.
(- Jiminy Cricket, em A Barbearia do sr.Luís, 12.7.2011)
2- Debate SG PS
(FA) - As questões de estilo. Não vou discutir a pequena política mas já agora aqui vai: Blá ... tiveste mais umas décimas do que eu... blá. Isso do Passos Coelho não foi o que disse. O que disse foi que estavas mais perto do Passos Coelho do que eu.
(AJS)- As questões de estilo. Não gostei do que disseste sobre a parecença com Passos Coelho, mas estamos aqui para tratar de assuntos de interesse.
3- Entrou-se no debate sobre a crise e os assuntos relacionados com o acordo da TROIKA.
(AJS)- Se fosse PM estaria a trabalhar na Europa, a discutir e a procurar caminhos para resolver a actual situação.
(FA) – Enquadramento da actual situação europeia. Nada sobre o que estaria a fazer se fosse PM.
4- Abrir o PS
(AJS)- Reformulação dos métodos de trabalho do PS. Envolver os militantes para depois envolver os simpatizantes e os eleitores.
(FA) – Burocracia. Os não militantes vão às sedes do PS, declaram que querem votar, se necessário apresentam uma declaração de honra... (ficou por esclarecer se seria necessário o reconhecimento notarial).
5- A minha opinião.
Ficou provado que o debate público não resultou e em alguns aspectos até foi redutor. Muito por culpa de (FA) a pequena política saltou para cima da mesa. Contabilizaram-se pequenas vitórias. Não se acrescentou valor às ideias. As sessões com os militantes têm sido muito mais ricas.
De .. a 13 de Julho de 2011 às 12:56
------ ''... Veja-se o que se passa dentro dos partidos, sejam eles à esquerda ou à direita, nas instâncias europeias e internacionais.
Um verdadeiro deserto de ideias e de práticas com vista a reais mudanças de práticas e de atitudes.
Se outros o não fizeram façamo-lo nós ''
- Zé Pessoa
------ «Coop.e COLIGAÇÃO de Cidadãos/Militantes. »
Muitas ideias já existem ... o que é preciso é serem aplicadas, com ou sem algum ajustamento e melhorias contínuas...
As vontades e as práticas (e / dos 'agentes') é que precisam de ser alteradas para que se chegue a consensos/ colaboração,...
- Por base de trabalho deve estabelecer-se um (conjunto de) mínimo denominador(es) comum ...
- por objectivo final temos 'the sky is the limit',
- por objectivo médio ou curto temos pequenas melhorias a fazer em quase tudo,
- por meios temos a liberdade a pluralidade cívico-democrática, a que se podem juntar alguns conhecimentos e recursos (preferencialmente de baixo custo e fácil manuseio: como a internet, com e-mails/sms, blogs/páginas, ...).
como exemplos na política partidária:
- porque não criar uma estrutura simples e pequena (depois aberta a outros, tipo ''coligação de membros efectivos e eventuais'') que agregue vontades e possa desempenhar várias funções ?
tipo:
. movimento/associação cívica/ Clube de Opinião / Cibersecção partidária/ Corrente de Opinião partidária / ...
. com os mesmos membros (nucleares/efectivos e outros eventuais) ...
. usando uma mesma plataforma de comunicação blog/página +lista de e-mails+ lista de tels/sms, ...
. com estatutos muito simples mas versáteis e um núcleo reduzido de princípios e algumas 'bandeiras' eventuais (ou sem elas, deixando para cada momento a eventual e livre adesão ou não, de cada membro)...
. aproveitando uma série de documentos e recursos existentes em vários sitios... para promover/difundir as nossas ideias (base, como grupo; e outras como pessoais), moções, ... e apoiar, rápida e eficazmente, listas/candidatos a congressos, orgãos, autarquias, ...
...
Zé T.
De ..Refundar o PS.. a 13 de Julho de 2011 às 13:06
(-de Zé T. a 5 de Julho de 2011)
O comentador não está a ver bem...
Vamos esclarecer, outra vez:
1- Assis e Seguro vão para eleições (seguindo o 'manual' existente) sem existir um Congresso prévio de reflexão geral ... e mesmo o debate entre candidatos só agora é que parece vir a ter lugar...
2- Assis compromete-se pelas Primárias (abertas a não militantes, ...) e Seguro referiu qualquer coisita pouco explícita sobre Primárias.
3- Aqui, no Luminária e em outros locais(OGrandeZoo, ...), muitos militantes expressaram ser a favor de Primárias (para todas as candidaturas), mas ... creio que a maioria não aceita/não gosta nada (de fazer o papel de 'palhaços' ou moços de recado...):
3.a-. que não-militantes/ não-filiados (''simpatizantes'' a registar...) tenham os mesmos direitos (de voto...) que os militantes.
3.b-. que se vá para eleições sem se fazer o prévio debate, reflexão e responsabilização pela situação em que estamos
. (as coisas não acontecem por acaso, ... e não reflectir não responsabilizar é o mesmo que esconder a cabeça na areia , por o lixo debaixo do tapete e voltar a cometer os mesmos erros ... com os mesmos agentes/personagens ...).
3.c-. que as práticas (e regulamentos...e ...) não sejam alteradas, depois de auscultados/referendados pelos militantes.
4.a- A existência de candidaturas /apoios para eleições internas é uma opção legítima e pró-activa, em nada contrária (mas antes a par) às críticas e propostas feitas ao que vai sucedendo no Partido.
4.b- A outra posição também existente no partido é a de auto-afastamento e abstenção de concorrer/apoiar/ participar... deixar de pagar quotas, deixar de estar filiado... e, ao mesmo tempo, continuar as críticas (pertinentes muitas vezes ... com propostas, menos vezes)
e esperar que as coisas mudem ... por via do trabalho/militância de outros ou por obra e graça do espírito santo...
5.a- Quem quiser continuar a ser socialista/social-democrata e cidadão de pleno direito creio que tem o dever de participar (tentar mudar) tanto no Partido (este ou outro) como na Polis.
5.b- Quem quiser ser apenas ''cidadão-mandado'' fique sentado, queixe-se enquanto lhe deixarem ... e espere que lhe tragam as sopas... se ...
Zé T.
Comentar post