4 propostas para um "novo" PS - um contributo para o debate de ideias do próximo congresso do PS
Portugal precisa de um “novo” Partido Socialista, muito mais aberto aos cidadãos, às ideias e ao conhecimento e muito mais bem preparado para os excepcionais desafios que o país e os portugueses enfrentam.
Cumprir estes desígnios exige mudanças fundamentais no partido. Deixo 4 propostas centrais e algumas ideias para concretizar este “novo” PS.
MAIS MILITANTES.
Abrir o PS à sociedade é dotar o partido de uma muito maior base de filiados, cidadãos com vida e profissão fora da política, com conhecimento e experiência que enriqueçam o partido e o debate de ideias. É fundamental que os simpatizantes e independentes que querem um melhor PS, venham para o partido com as suas ideias, intervenção, capacidade critica e participação nas eleições internas de forma a ajudar o partido a evoluir. Devemos ambicionar ter 100.000 filiados com quotas regularizadas todos os semestres e que participam na vida do partido, em vez de 8.000. Quatro ideias para lá chegar:
.1- Lançar uma campanha de informação e promoção da filiação no partido junto dos cidadãos simpatizantes do partido e independentes, que apele adesão e explique a importância de participar dentro do partido, como militante.
.2- Tornar a filiação no partido 100% on-line, com confirmação da inscrição após pagamento da quota por multibanco
.3- Criar espaços públicos apelativos (tipo loja do partido) nas capitais de distrito de informação aos cidadãos e filiação no partido
.4- Introduzir no discurso dos nossos principais dirigentes com visibilidade mediática, o apelo aos simpatizantes e independentes próximos do partido a filiarem-se e participarem no partido
MAIS PARTICIPAÇÃO.
Implementar novas formas de participação dos militantes na vida interna do partido que rentabilizem o pouco que tempo que a grande maioria dos militantes tem disponível para o partido (menos tempo disponível não significa que têm menos valor para o partido), e ao mesmo tempo, tirem partido das novas tecnologias para tornar essa participação mais alargada e mais produtiva. Algumas ideias:
.1- Implementação do formato de conferencias TED ou Ignite Portugal em encontros/congressos do partido, pois são um modelo excepcional para ouvir a intervenção e as ideias de muitos participantes, tornando os encontros do partido mais estimulantes e enriquecedores.
.2- Desenvolvimento de formas de participação on-line, seja através de redes sociais, inquéritos on-line, etc...
.3- Transmissão video on-line das principais reuniões partidárias abertas a militantes.
.4- Voto electrónico nas eleições e referendos internos
MAIS DEMOCRACIA INTERNA.
Implementar processos eleitorais “à prova de bala”. O valor máximo do PS é a democracia. É inconcebível que dentro de portas este valor seja desrespeitado tantas vezes em actos eleitorais. Algumas ideias:
.1- Aviso automático por SMS aos militantes sempre que este fique com as quotas em atraso
.2- Obrigatoriedade de quotas em dia com pelo menos 1 mês antes do actos eleitorais
.3- Desfiliação automática dos militantes com mais de 3 semestres de quotas em atraso (a sua refiliação será tratada como uma nova filiação, tendo de aguardar 6 meses para ter poder electivo)
.4- Sanções severas para quem pratica fraudes eleitorais (que poderão ir à expulsão do partido)
MAIS CONHECIMENTO.
Reservar um percentagem significativa do orçamento do PS (5% a 10%) para investigação e desenvolvimento de conhecimento na área de políticas públicas. Os programas eleitorais e de governo não se podem fazer com uma meia dúzia de "iluminados" do partido, ou procurando inspiração nos valores do partido. Algumas ideias
.1- Apoiar estudos académicos e de investigação sobre políticas públicas nas áreas chave da governação (economia, segurança social, educação, saúde etc...), e a sua apresentação em conferencias do partido
.2- Apoiar a publicação de estudos e livros que promovam o conhecimento sobre políticas públicas e desenvolvimento económico-social
.3- Organização de conferências com convidados externos de grande mérito e conhecimento, aberta aos militantes e cidadãos interessados.
UM NOVO E MELHOR PS.
São quatro propostas para ajudar o PS a preparar-se para responder aos desafios dos tempos complexos, incertos mas também desafiantes em que vivemos, e que exigem o melhor de nós todos, e não menos que isso.
------------------------
L. Martinho : ...arranjar uma "recepção" a novos militantes pois conheço alguns camaradas que se filiaram e depoiss nunca apareceram porque diziam que não conheciam ninguém nem sabiam com quem falar.
J. Fonseca : Se as cibersecções tiverem poderes deliberativos (progressivamente) podem dar um contributo muito significativo a todos estes pontos (talvez menos ao primeiro). Vamos precisar de centenas delas, verdadeiros think-tank e, potencialmente, orgãos de democracia direta.
BLOGS
Ass. Moradores Bª. Cruz Vermelha
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
MIC-Movimento de Intervenção e Cidadania
Um ecossistema político-empresarial
COMUNICAÇÃO SOCIAL
SERVIÇO PÚBLICO
Base - Contratos Públicos Online
Diário da República Electrónico
SERVIÇO CÍVICO