EU TIVE UM SONHO ! (-por Rui Namorado)
Este governo, politicamente, é um pigmeu que executa os rituais mais básicos da vulgata neoliberal como quem segue os ditames sagrados de uma religião imaginária. Na Europa, continua a servir as bicas aos patrões, embora seja tratado com a bonomia de quem partilha com eles o garrote que assombra o velho continente: o partido popular europeu. ... As provocações grosseiras não pedem argumentos que as contrariem. Às provocações grosseiras responde-se sem ambiguidades e com verticalidade. Por isso, o PS tem que dar uma resposta à altura: sem blas-blas, sem hesitações, sem meias palavras. Ao abuso de maioria que a direita está a pôr em prática, só se pode responder na mesma moeda. A sobranceria não pode ser recompensada.
... ao Partido Socialista só resta um caminho: declarar, desde já, solenemente, que logo que a direita perca a maioria na Assembleia da República, ocorra isso quando ocorrer, o PS proporá a restauração dos feriados do 5 de outubro e do 1º de dezembro.
Ou isso, ou um calvário de tergiversações, no decorrer do qual em cada dia a credibilidade do PS se arrisca a ir esmorecendo, mais e mais, até se reduzir a uma vaga sombra daquilo para que foi criado. Não nos deixaram uma terceira opção.
Talvez por isso, eu tive um sonho: desta vez o PS dá um murro na mesa !
--------- (por António Miguel :)
Lindo sonho !
Interessante porque é realizável!
Mas ainda é possível juntar mais ingredientes a esse sonho que o Povo tanto anseia:
a verdade, actores dignos sérios e servidores da coisa pública, um plano que permita dar perspectivas de felicidade ao povo a quem têm juntado pobres sobre pobres, diminuir a despesa pública em esbanjamento de frotas de automóveis, em estudos e mais estudos milionários,proibir reformas acumuladas até um determinado limite, proibir que reformados até um determinado plafond exerçam trabalho remunerado, proibir gastos sumptuários como os que foram feitos na Assembleia da Republica, diminuir o nº. de deputados, reduzir Institutos, obrigar a que todos os Investimentos Públicos sejam objecto de estudo de rentabilidade, viabilizar leis que responsabilizem todos os políticos pela decisões tomadas pelo governo e autarquias.
Esse é um exemplo pequeno do que o PS pode e deve apresentar aos portugueses com verdade, por que é exequível.
O PS tem que mostrar que servirá o Povo sem complexos, nem arrogâncias, nem sujeito a "polvos" instalados. O PS tem que reconhecer erros e mostrar que é constituído por portugueses sérios e capazes.
O PS tem gente competente e honesta capaz de implementar um projecto de regeneração da democracia, da política no ineteresse dos portugueses.
Como disse Camões "falta realizar Portugal". Até quando ? Somos capazes !
De .Austeridade MATA Lusos e economia. a 27 de Janeiro de 2012 às 10:43
E agora Gasparzinho?
«A austeridade, por si só, não tem os resultados pretendidos. Um bom exemplo disso é Portugal, disse Stephen King hoje em Davos.
Para o economista-chefe do HSBC, citado pela CNBC, a austeridade não dá os frutos desejados quando é seguida de forma isolada. Stephen King deu Portugal como o exemplo de um país que seguiu a via da austeridade e que está a seguir todas as regras, mas que continua em apuros.
“Há um risco nisso [na austeridade, por si só]. Observem Portugal. Fez as coisas todas certinhas, assumiu a via da austeridade, cumpriu os programas definidos pela União Europeia e, ainda assim, as ‘yields’ da sua dívida pública estão incrivelmente elevadas”, declarou King no Fórum Económico Mundial, a decorrer em Davos.» [Jornal de Negócios]
Parecer:
Parece que o Gasparzinho estava enganado e de nada servem as doses cavalares de austeridade que estão a matar qualquer hipótese de reduzir a divida.
«Sugira-se ao Gasparzinho que vá fazendo as malas.»
De
Izanagi a 27 de Janeiro de 2012 às 11:03
teria sido ainda mais pertinente no seu comentario se indicasse onde e como se financiava. Ficaria o comentario completo se indicasse onde investir, COM RETORNO e não em cimento, esse financiamento. Mas concerteza ao ler este comentario vai seguramente concluir o seu, para não se ficar apenas por "lugares comuns"
De .Melhor Governação Políticos e Cidadãos. a 27 de Janeiro de 2012 às 14:22
''- onde e como se financiava ?
- onde investir ...? ''
...
1- Podia devolver-lhe as questões ... pois também é cidadão eleitor, preocupado e informado... e não sou secretário do economista-chefe...
2- O comentário refere que Austeridade (por si só) não está a resolver o problema (de Portugal e outros...), pelo contrário, está a gravar a crise/recessão.
E nada refere sobre soluções para a economia ('nacional' ou internacional) ou investimentos ou financiamentos - se estão bem, mal, se são suficientes ou não, ...
3- São necessárias :
3.1- medidas económicas que dinamizem o emprego e o desenvolvimento (...), por ex: mais educação em cursos com empregabilidade (medicina, saúde, biotecnologias, ..., telemática, robótica,...); aproveitamento de fundos da UE (que podem ir até 95% !!), ...
3.2- medidas políticas-financeiras a nível da UE (e não apenas de 1 ou 2 países) que exigem diferente posicionamento e alianças entre Estados para fazer mudar o des-governo da CE/Merkozi, Ecofin, a actuação do BCE, ... tais como:
emitir mais massa monetária em €, Eurobonds, taxas sobre transações financeiras, harmonização de impostos na UE (e controlo/eliminação dos offshores), empréstimos directos aos Estados, criação de agência de notação europeia, ...
3.3- medidas políticas, por ex: melhoria da Justiça, melhoria da participação política e cívica dos cidadãos, melhoria da transparência e controlo das contas/dinheiros dos partidos, das entidades públicas e de todas as entidades que recebem participações, subsídios e isenções do Estado/autarquias/... , ...
3.4- ...
Comentar post