Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

- Consta que o PSD está a fazer o seu programa de governo. Ora, esse programa tem de resolver – de uma vez por todas – o problema de identidade do PSD. O PSD quer ser o quê? Sendo o PS o partido do Estado (os homens são de esquerda, pá), o PSD só faz sentido – e só tinha a ganhar – em ser o partido da sociedade “contra” o Estado. O PSD quer ou não salvar a sociedade portuguesa deste Estado de coisas? Tem ou não coragem de dizer aos portugueses que o facto de o Estado gastar 35 cêntimos de cada euro que produzimos (só em despesas correntes, fora as prestações sociais; com isso chega-se aos 50 cêntimos no bolso do Estado) é uma indecência que já perdeu a graça?

- Um manifesto assente na palavra “verdade” não quer dizer nada. Não é um manifesto político. É uma declaração oca, um abraço que se dá ao eleitorado, dentro da esperteza saloia do “ela é honesta, ele não é”. A carinha séria de MFL não chega. Não chega dizer que MFL é séria, que diz a verdade. Isto não é para escolher um amigo ou, neste caso, uma avó. É para escolher um PM. E neste sentido eu não sei o que MFL quer para o país, a não ser que está contra as grandes obras, e que é séria. É pouco.

- O pior que pode acontecer é isto: o PSD pensar que tudo o que é “socrático” é mau. Não é. Uma das coisas que o PSD tem de fazer a sério é algo que Sócrates começou mas não conseguiu (não quis?) acabar: fazer guerra às corporações e sindicatos. Um governo de PSD tem de ser igualmente duro, ainda mais duro, aliás, com as corporações. Se vier agora com a mensagem do diálogo guterrista – por oposição à arrogância socrática – é mau. Se é para isso, deixem-se estar em casa chupando figos.

- O PSD vai ter coragem para cortar na despesa do Estado para depois ter margem para uma necessária baixa de impostos? Vai ter coragem de dizer que o Estado não é a Santa Casa? Vai conseguir dizer que o dinheiro é nosso e não do Estado?

- Vai fazer uma política educativa realmente diferente do PS? Isto é, vai dar autonomia às escolas públicas (libertando-as das DREN - despedindo os milhares de burocratas do MdE que nunca viram uma escola)? Vai apoiar o ensino privado como deve ser? Vai introduzir a medida mais séria e justa: o cheque ensino?

- Na saúde, vai fazer parcerias com outras entidades sem complexos ideológicos? Vai introduzir o cheque-saúde, a medida mais justa (e eficaz) nesta área?

- Tem coragem de impor um código laboral realmente ajustado ao nosso tempo? Um código laboral que retire Portugal do fim a lista mundial (mundial) da rigidez laboral? Como é que Portugal pode competir com os outros parceiros europeus (nem sequer falo do resto do mundo) quando joga na 3.ª divisão mundial em termos de flexibilidade laboral? Alguém faz a gentileza de me responder a isto?

- vai ter coragem de mudar a lei que possibilita que milhares de boys rosa dêem lugar a mulheres de boys laranja na alta função pública? Se quer dar mesmo um exemplo de “verdade”, então MFL deve abolir isso e impor como regra o seguinte: o acesso aos altos cargos da função pública deve ser feito por concurso público, e as pessoas ficam lá seja qual for o governo. Temos de acabar com o espectáculo pornográfico da dança dos boys nas trocas de governos. O cartão partidário não pode continuar a ser o factor de escolha das pessoas para os cargos. Eu vou votar PSD para que os boys rosas dêem lugar a boys iguais mas de cor diferente? Nem pensem.

- Se querem ganhar o poder só por ganhar, se querem ganhar o poder sem dizer as coisas difíceis, então, não vão ter a legitimidade para as fazer quando estiverem no poder. E se o PSD, quando voltar ao governo, não fizer as tais coisas difíceis (salvando a sociedade do estado), se cair no status quo como o PS, então, o PSD nunca mais lá volta, porque será a segunda vez que falha. Não há terceira vez. Até porque, sinceramente, o regime não aguenta mais este pântano que adia as reformas que têm de ser feitas mas que ninguém faz. É por isso que andamos há 10 anos a divergir da Europa.

[Henrique Raposo, Clube das Repúblicas Mortas]


MARCADORES: , ,

Publicado por JL às 22:57 | link do post | comentar

3 comentários:
De Avozinha do PSD a 26 de Junho de 2009 às 09:51
A avozinha e seus netitos querem que os portugueses acreditem no seu, repetido, neoliberalismo serôdio que empurrou Portugal, a Europa e o mundo para a crise em que vivemos.

Então, ó avozinha, acha que os portugueses já se esqueceram da sua (des)governação, como ministra das finanças cavaquista, período em que preciosamente divulgou e praticou a cultura da subsídio-dependência, isto é da dependência da sociedade ao Estado (alguma sociedade, precisamente os seus apaniguados) como forma de “partilha” das benesses vindas de Bruxelas?

E da (des)governação do seu netito Santana em Lisboa? Quem já esqueceu das dívidas que ele deixou por pagar, da cidade paralisada, das obras paradas, dos credores a bater à porta dos paços do concelho, etc.

Por muito mau que possa ter sido o actual governo, alguma coisa de melhor tem feito para merecer, ainda que sem maioria absoluta, para ser escolhido por oposição a um governo ultra-liberal que quer acabar com o Estado, com a segurança social, com a saúde pública e com tudo o que ele representa numa sociedade própria de uma Europa promotor da igualdade social e democrática.

Ò avozinha, os português andam descontentes, são muito critico e exigentes, mas não andam assim tão distraídos nem tão esquecidos a pontos de cometerem o grave erro de colocar na governação quem acha que a democracia deve ser suspensa para serem tomadas medidas de destruição do Estado social em que vivemos.


De ex-militante a 26 de Junho de 2009 às 10:23
Porque já o tivemos no poder, e porque já ouvimos alguns dos seus barões e candidatos ... Já sabemos o que o PSD quer, mesmo sem o dizer oficial e claramente ...
A mim e a muitos dos portugueses não nos enganam !

Mas lá por não acreditar nas promessas e práticas do PSD (e muito menos nas do CDS) isso não quer dizer que acredite piamente nas promessas e práticas do PS socrático ( mais alguns dos seus 'independentes' e 'novo-fronteiristas') !!

Enquanto não existir (precisamente) diálogo construtivo e inter-pares dos governantes PS com os sindicatos (incluindo os fora da UGT),
- enquanto não existir diálogo das cúpulas nacionais do partido com as bases locais (em vez de recados e tomadas de posição de ''cima para baixo''),
- enquanto não se apresentarem programas, propostas e medidas claras, transparentes, sem dúbias interpretações,
- enquanto não se definirem critérios racionais e transparentes para a escolha de candidatos (com eleições primárias) e feitura de listas,
- ...
este PS não vai lá outra vez.


De DD a 26 de Junho de 2009 às 21:49
Salvar a sociedade do Estado?

E quem salva a sociedade dos ladrões banqueiros, empresários, economistas, sindicalistas, etc.?
O rigoroso Jardim Gonçalves com os seus parceiros fez desaparecer mais de 600 milhões de euros.
Os privados estão a falhar na banca e venderam fundos sem fundos, locupletando-se com o dinheiro de milhares de portugueses.
Os privados falharam nas muitas falsas universidades que fundaram e também se locupletaram com os dinheiros das propinas.
Os privados falham na indústria, salvo algumas excepções.
Os privados estão a falhar nos hospitais privados. Na clínica de Santa Cruz do grupo BES a filha de uma prima faleceu depois de dar á luz porque o médico ginecologista foi-se logo embora após o parto e não havia lá mais nenhum médico para resolver um problema de uma hemorragia . Tal nunca aconteceria num maternidade estatal como a Alfredo da Costa.
Os privados ultrapassaram em termos de construção civil largamente o que o país necessitava e hoje há centenas de milhares de unidades habitacionais á venda sem comprador e muito crédito mal parado.
Os privados investiram demasiado na importação de tudo e mais alguma e pouco na produção, seguiram a via do facilitismo até em coisas simples como maçãs, batatas, cenouras, etc.
Os privados fizeram tudo ERRADO. Tanto os privados das multinacionais como os das empresas nacionais. Por isso, milhares de empresas estão a fechar e centenas de milhares de trabalhadores vão para o desemprego.
As empresas privadas não são capazes de criar empregos e, menos ainda, de criar valor, a não ser residual. Os privados, a começar pelos bancos, são os grandes responsáveis pelo endividamento do País ao estrangeiro que é muito mais de privados que de Estado.
Clamar contra o Estado parece bonito, mas há que ver a realidade e Portugal está relativamente em baixo no que respeita ao custo do Estado relativamente ao PIB nacional. Há uns quatro ou cinco países apenas na Europa com custos mais baixos e uns 23 a 24 com custos mais altos.

Os privados pagam os salários mais baixos da Europa e não são capazes de produzir qualquer coisa de jeito para ser exportado, nem as ditas maçãs que vêm de França com salários muito mais altos que os portugueses.

Só as indústrias impusionadas pelo Estado como as da fileira eólica, do papel e pouco mais é que têm progredido.


Comentar post

MARCADORES

administração pública

alternativas

ambiente

análise

austeridade

autarquias

banca

bancocracia

bancos

bangsters

capitalismo

cavaco silva

cidadania

classe média

comunicação social

corrupção

crime

crise

crise?

cultura

democracia

desemprego

desgoverno

desigualdade

direita

direitos

direitos humanos

ditadura

dívida

economia

educação

eleições

empresas

esquerda

estado

estado social

estado-capturado

euro

europa

exploração

fascismo

finança

fisco

globalização

governo

grécia

humor

impostos

interesses obscuros

internacional

jornalismo

justiça

legislação

legislativas

liberdade

lisboa

lobbies

manifestação

manipulação

medo

mercados

mfl

mídia

multinacionais

neoliberal

offshores

oligarquia

orçamento

parlamento

partido socialista

partidos

pobreza

poder

política

politica

políticos

portugal

precariedade

presidente da república

privados

privatização

privatizações

propaganda

ps

psd

público

saúde

segurança

sindicalismo

soberania

sociedade

sócrates

solidariedade

trabalhadores

trabalho

transnacionais

transparência

troika

união europeia

valores

todas as tags

ARQUIVO

Janeiro 2022

Novembro 2019

Junho 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

RSS