2 comentários:
De MoKa a 16 de Agosto de 2012 às 09:28
E isto?
Todos temos ouvido nos últimos tempos o governo dizer que temos aumentado o valor das exportações.
E este assunto tem passado nas notícias como se fosse uma coisa positiva, certo?
Então e se eu vos disser que esse aumento das exportações se deve em muito à saída de ouro, sobretudo para a Bélgica, do ouro que os portugueses têm sido levados a vender devido à crise económica, o que pensariam vocês?
- Será que estão a fazer propaganda ou será somente filha da putice?


De Gestores e Donos de Portugal .vs Servos. a 7 de Agosto de 2012 às 14:21
Gestores de Portugal
(-por Miguel Cardina, 1.8.2012)

O relatório da CMVM mostra que os gestores são uma casta que acumula presenças em diferentes lugares de administração. ( http://economia.publico.pt/Noticia/gestores-acumulavam-em-media-cargos-executivos-em-oito-empresas-em-2010--1557175 )
Não é mérito; é poder.
Basta um bocadinho de atenção (ou ler/ver Donos de Portugal : http://www.donosdeportugal.net/ ) para perceber como esta elite empresarial se ancora no centrão político para aí olear as suas redes de influência e capturar o Estado.

Dizer que "a culpa é dos políticos" e que estes "são todos iguais" é confundir os vampiros com o reino animal.
O que, como é sabido, dá um jeitaço aos primeiros.
-----------

Donos de Portugal é um documentário de Jorge Costa sobre cem anos de poder económico. O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as fortunas cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins - afirmam-se sobre a mesma base.

No momento em que a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui. Produzido para a RTP 2 no âmbito do Instituto de História Contemporânea, o filme tem montagem de Edgar Feldman e locução de Fernando Alves.

A estreia televisiva teve lugar na RTP2 a 25 de Abril de 2012. Desde esse momento, o documentário está disponível na íntegra em www.donosdeportugal.net.

Donos de Portugal é baseado no livro homónimo de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas, publicado em 2010 pelas edições Afrontamento e com mais de 12 mil exemplares vendidos.


Comentar post