Um dos mensageiros, anunciantes das medidas governamentais, noutros tempos conhecido por “Ganda Noia” afirmou, em jeito de petição colectiva, que “Ângela Merkel deve ser saudada e não hostilizada, na sua visita a Portugal” tendo, simultaneamente, revelado parte da agenda da chanceler alemã.
Provavelmente, o que este arauto do governo estará à espera é que o povo português se espalhe pelas ruas e avenidas, desde o aeroporto até ao forte de São Julião da Barra, para saudar a dona da Europa. Só faltou referir como fazer a saudação, se seria punho cerrado ou de mão estendida?
Estranha-se o governo não ter dado feriado, aos funcionários públicos. Contudo, o bom aluno português, numa atitude de excesso de zelo e subserviência desmedida, chega ao ponto de mandar fechar o espaço aéreo Lisboeta (porque não o nacional?) para garantir a plenitude de segurança a sua Exa. a senhora Europa, como se Portugal se parecesse a uma Somália.
Será que a dona Merkel vem assim tão carregada de eurobondes ou de projectos de investimento que justifiquem tamanhas medidas?
A ver vamos, provavelmente esta escala feita visita será igual a muitas cimeiras europeias que não têm feito outra coisa que parir ratos.
Contudo, homem que, frequentemente, anuncia, antes da Assembleia da República ou os partidos da oposição as conhecerem, as drásticas medidas com que o governo vai brindando o povo português, tem profundas esperanças na senhora e lembrou que “se trata da visita da chanceler de um país amigo, de um líder da União Europeia e uma oportunidade para Ângela Merkel conhecer melhor Portugal e até de ouvir as queixas dos portugueses.” Será que os português, “o melhor povo do mundo” tem algumas queixas a apontar à solidária senhora? No lo cremos, como diriam nuestros hermanos.
Só não entendo é porque, não sendo “político de plástico”, Marques Mendes se aguentou tão pouco tempo na liderança do PSD! Provavelmente seria apenas uma questão de moscas tudo o resto estaria igual.
Na verdade o que Portugal e a Europa, na sua totalidade, precisam é de mudar de moscas de politicas em particular e de atitude dos cidadão em geral. isso sim alteraria os desequilíbrios económicos e sociais. Não basta o abrigo do chapéu protector dos EUA até porque Obama não pode (nem deve) fazer tudo sozinho.
BLOGS
Ass. Moradores Bª. Cruz Vermelha
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
MIC-Movimento de Intervenção e Cidadania
Um ecossistema político-empresarial
COMUNICAÇÃO SOCIAL
SERVIÇO PÚBLICO
Base - Contratos Públicos Online
Diário da República Electrónico
SERVIÇO CÍVICO