Quinta-feira, 18 de Julho de 2013

A  urgência  das  alternativas


 

 
Alternativas ao «Compromisso de Salvação Nacional» e à errada estratégia do memorando 
     «Na sua exigência de obtenção de um compromisso entre PSD, CDS e PS, o Presidente da República (PR) impôs como condição a implementação plena das medidas acordadas com a troika no quadro do Memorando de Entendimento. Exigiu também aos três partidos que assegurassem a continuação da atual estratégia de «ajustamento», colocando os interesses dos credores externos da dívida nacional como prioridade da política económica. O sucesso das negociações em curso, sob a égide do PR, não podem senão significar a opção pela continuidade da política da troika.
     (...) No curto prazo, o corte nos salários e nas pensões, o aumento de impostos e a redução do investimento público provocam a contração do mercado interno e a destruição do tecido produtivo, sendo responsáveis pelo dramático aumento do desemprego e da emigração. O aumento do desemprego e a paralisação da atividade económica conduzem, por sua vez, à redução das receitas fiscais e ao aumento das despesas sociais, agravando o défice orçamental e tornando ainda mais insustentável o pagamento da dívida pública.
     (...) A busca de soluções políticas para a governação em Portugal não é nem pode ser monopólio da direita e dos interesses que esta ardilosamente foi instalando debaixo de complexos compadrios. É à esquerda que reside a possibilidade de uma governação alternativa.

 Ao PR exige-se a convocação de eleições antecipadas, reconhecendo que a atual maioria perdeu a legitimidade e a capacidade para governar. Aos partidos que efetivamente se opõem à estratégia da troika e da atual governação exige-se o empenho na criação de condições para uma governação que responda às exigências do momento.»    -  Do comunicado do Congresso Democrático das Alternativas, a ler na íntegra aqui.


Publicado por Xa2 às 07:49 | link do post | comentar

5 comentários:
De .Lobby DONOS de P. a saquear... a 18 de Julho de 2013 às 12:58
----- Manifesto a favor da «Salvação tripartida»

...Esperando que o manifesto de ontem, assinado pela nata dos negócios com o Estado e de empregadores de ex-ministros, não surta o seu efeito.

Bem sei que o recurso a essa coisa arcaica que dá um voto a cada cidadão, independentemente da sua conta bancária, já não se usa para resolver crises políticas.
Mas um pouco de decoro na pressão do poder económico sobre o poder político não ficava mal.
- D.Oliveira.

----- As personalidades do regime (centrão de interesses...)
(por Sérgio Lavos)

A história volta a repetir-se. Como aconteceu em 2011 a seguir ao chumbo do PEC IV,
o poder económico e financeiro movimenta-se para pressionar o poder político e assim assegurar que as coisas não mudam demasiado.
Agora de forma mais modesta, mas as movimentações são evidentes.
Nas últimas semanas, vários banqueiros manifestaram-se contra o funcionamento regular da democracia, opondo-se a eleições;
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, tem-se multiplicado em intervenções públicas, avisando para o perigo da instabilidade - como se as eleições representassem maior instabilidade do que aquela que existe na sociedade,
a instabilidade provocada pela política de transferência de recursos do trabalho para o capital a que temos assistido nos últimos dois anos.

Hoje, mais um conjunto de "personalidades" assina um manifesto a pedir um acordo entre os três partidos mais à direita da Assembleia.
E quem são essas "personalidades"? Os mesmos de sempre.
Dois "Mellos", um van Zeller, vários empresários e banqueiros, testas de ferro de grandes empresas.
As corporações que se alimentam do Estado há décadas, os DONOS de Portugal que parasitam o poder politico desde o Estado Novo e que apenas se mantiveram afastadas da esfera de influência durante o período do PREC.
Se tivessem pedido as assinaturas de Oliveira e Costa, Duarte Lima, Dias Loureiro ou Vale e Azevedo ninguém se escandalizaria.

Não surpreende esta posição da elite económica e financeira:
durante os dois anos que a intervenção externa leva, as maiores empresas portuguesesas viram os seus lucros crescer e os bancos foram alimentados a soro pelo dinheiro dos contribuintes.

O desemprego crescente permitiu que os salários baixassem e o seu peso relativo nos custos empresariais fosse reduzido.
Se há alguém a ganhar dinheiro com as políticas de austeridade é esta elite.
Enquanto a classe média vai desaparecendo e os pobres vão ficando cada vez mais pobres, as grandes empresas crescem e o número de milionários aumenta em Portugal.

Esta elite não quer confusões, não quer que a democracia funcione. Pretende apenas que o status quo se mantenha.
Estes dois últimos anos, de completa desregulação laboral e de compressão salarial provocada pelo aumento do desemprego, têm sido uma oportunidade.
Mas ainda não acabou.
Ainda há empresas públicas lucrativas para entregar a mãos privadas, ainda há leis do trabalho para flexibilizar, ainda há dinheiro dos contribuintes para ser injectado nos BANIF's desta vida.
Como os subscritores do manifesto escrevem:
"o tempo não é de recuar mas de avançar, de forma concertada, cumprindo a nossa parte".

Quem não os conhecer que os compre.


De Zé T. - notícias a 18 de Julho de 2013 às 14:05

--------- PARABÉNS Nelson MANDELA !
Pela consciência, acção, tolerância, ... é exemplo mundial


--------------- as outras notícias :

CM--- Contratos de Portas: Portugal desperdiça 400 milhões no negócio dos blindados.

PJ--- Governo tem de fazer melhor se quiser estancar a dívida pública, que atingiu 127,1% do PIB no 1º trimestre de 2013.

JN--- Buraco pode crescer mais 5,5 mil milhões: dívidas de empresas como CP, Carris, STCP e ANA estragam ainda mais as contas;

impasse nas negociações, no dia em que empresários, cavaquistas e parceiros sociais forçaram acordo.

i.---- Entendam-se! Apelo da elite económica aos partidos; (Daniel Bessa, F.v.Zeller, João Tallone, Vasco de Mello, Alexandre Relvas, Ant.Nogueira Leite, Rui Vilar, Mª João Avillez, Daniel Proença, Luis Amado, ...)


Público:--- Mário Soares diz que PS corre risco de cisão se assinar o acordo: ex-Presidente diz que há várias figuras do PS que poderão sair, caso exista entendimento;

DN --- Socialistas dizem que acordo de salvação "parece impossível".

Destak--- Portugal perde 350 milhões com saídas de enfermeiros.

Diabo--- estratégia de Merkel: uma Guerra sem armas, uma GUERRA ECONÓMICA e Financeira

o Crime --- Vaga de HOMICÍDIOS em Portugal continua a crescer.


De plataforma da Desgraça nacional a 18 de Julho de 2013 às 15:29
--- selvagens vão fazer turismo pás cagarras

O país pode estar à beira da bancarrota e de uma ditadura ..., mas ainda tem dinheiro para financiar uma visita de Estado às Ilhas Selvagens, ...

----

O multiplicador da canalhice
(18/7/2013, O Jumento)

Para muitos dos nossos economistas o cidadão não passa de um autómato sem vontade ou motivação, são formiguinhas animadas que comem mais ou comem menos em função de variáveis controladas por Gaspares.
Esta concepção da economia tende a desprezar os fenómenos sociais ou a vontade pessoal, parte do principio de que esta atomização de comportamentos elimina a vontade de cada um, transformando-a numa vontade colectiva expectável e manipulável.
Os povos e os países perdem a sua identidade para passarem a ser compostos químicos directamente convertíveis em modelos manipuláveis por estes novos cientistas da treta.

Quando tudo falha não duvidam das suas concepções ou metodologias, descobrem que se enganaram numa variável, da mesma forma que o químico errou ao acrescentar uma quantidade excessiva de um determinado elemento ou composto.
Em Portugal tudo foi bem feito, por quilo que se dizia há poucos meses éramos um modelo de sucesso, uma verdadeira Heidi Klum das passarela da economia,
um exemplo de sucesso do ajustamento, ainda há pouco mais de uma semana Cavaco Silva estava confiante no sucesso do pior orçamento de que há memória na nossa história económica.

A culpa dizem agora, é do multiplicador e talvez tenham razão, só que se enganam no multiplicador que é culpado de tudo isto, deixem o Keynes dormir em paz porque
os multiplicadores responsáveis pela desgraça lusa são outros, o país está a ser vítima da combinação dos efeitos dos multiplicadores da estupidez e da canalhice de uns filhos da mãe que não passam de proxenetas e
na hora das dificuldades não só atiram os sacrifícios para cima dos outros como ainda exploram a hipótese de ganharem mais algum.

O país tem sido um imenso laboratório da sacanice, com muita gente a mentir, a dar o dito pelo não dito.
Os que eram mais troikistas do que a troika dizem agora que a culpa foi do memorando assinado pelo Sócrates,
os que tinham orgasmos a elogiar o Gaspar agora fogem dele como o diabo foge da cruz,
os que defendiam uma ditadura gasparista como se o modesto e desastrado economista fosse um novo Salazar querem agora um governo de salvação nacional,
os que defendiam o corte brutal, talvez para metade, do rendimento dos funcionários e pensionistas acham agora que em vez de cortar metade do vencimento devem ser despedidos metade dos funcionários.

Estes canalhas têm sujeitado o país e o povo a doses de cavalo de estupidez, de medo, de chantagem,
depois querem que os portugueses consumam e que os investidores estrangeiros apostem num país em estado de guerra.
O governo inspira-se em Hitler para lançar as suas políticas,
chama requalificação ao despedimento, sugere a “deportação” voluntária a que chama emigração para os que estão a mais, todas as políticas que lança são apoiadas, no medo, na chantagem, na ameaça.
No fim, o povo ainda é apelidado de piegas!

Em Portugal o que falhou não foi uma política económica ou o multiplicador da recessão, foi o multiplicador da canalhice.


De Ren.Com.: mobilizar e resolver a crise a 18 de Julho de 2013 às 16:09
Mobilização para fazer a Democracia funcionar e resolver a crise
...
... Perante o agravamento da situação, a Renovação Comunista considera:

1) O caminho enunciado pelo Sr. Presidente da República, é perigoso por contornar os mecanismos regulares constitucionais, discriminar a esquerda parlamentar e eternizar o clima de crise política, precisamente quando é necessário proceder a uma rápida clarificação por forma a legitimar um novo governo, por via eleitoral, capaz de empreender a renegociação das condições de financiamento do país e retomar uma política de estímulo económico.

2) A presente iniciativa do Sr. Presidente da República tem em vista alargar a base política de apoio ao governo da direita, à sua deriva austeritária e aos ataques ao Estado Social,
tentando comprometer o Partido Socialista apesar deste insistir, e bem, que não aceitará responsabilidades de condução política sem novas eleições e que não aceitará compromissos que recusem obstinadamente o estímulo económico.

Ora, é precisamente a recusa em romper com a austeridade e a passividade perante o que pretendem os credores que tem levado o país ao desastre económico e está na base do colapso deste governo.

O Sr Presidente da República, em vez de gerar as condições para o país sair da crise como as que poderão resultar de novas eleições e de um novo governo,
parece privilegiar com a sua proposta que mais forças, neste caso o PS, se submetam e aceitem avançar para o precipício em compromisso com o PSD e o CDS e a sua orientação económica e os seus objectivos de guerra de classe aos trabalhadores.

3) À austeridade “a todo o custo” que pontificou nestes dois anos de governo da direita, passamos agora a ter um período em que se tenta manter a direita no governo e no fulcro da condução política, a todo o custo, apesar da condenação da opinião pública, adiando e congelando os procedimentos de decisão que a Constituição estabelece.

4) Torna-se por isso imperativo que todos os democratas, os partidos de esquerda e centro-esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais, compreendam
a urgente necessidade de articulação e de convergência por forma a tornar credível ao país a perspectiva de uma nova maioria de centro-esquerda e de esquerda, para resolver a crise e gerar uma solução política em consonância com que o que é o interesse nacional e com o que estabelece a Constituição.
O caminho para interromper esta perigosa deriva desencadeada a partir da presidência é o de continuar a luta e o de ir afirmando a possibilidade de uma tal saída de convergência com iniciativas práticas desde já.

5) Impõe-se firmeza em recusar qualquer veleidade de exclusão política que vise atingir os partidos da esquerda parlamentar.

A Renovação Comunista apela a todos os democratas e organizações sociais, ao Partido Socialista e aos Partidos de Esquerda para assegurar uma forte mobilização que permita alcançar a tão desejada demissão deste governo, avançar para eleições e promover uma vasta convergência para uma alternativa.
12 de Julho de 2013

A Direcção da Renovação Comunista


Comentar post

MARCADORES

administração pública

alternativas

ambiente

análise

austeridade

autarquias

banca

bancocracia

bancos

bangsters

capitalismo

cavaco silva

cidadania

classe média

comunicação social

corrupção

crime

crise

crise?

cultura

democracia

desemprego

desgoverno

desigualdade

direita

direitos

direitos humanos

ditadura

dívida

economia

educação

eleições

empresas

esquerda

estado

estado social

estado-capturado

euro

europa

exploração

fascismo

finança

fisco

globalização

governo

grécia

humor

impostos

interesses obscuros

internacional

jornalismo

justiça

legislação

legislativas

liberdade

lisboa

lobbies

manifestação

manipulação

medo

mercados

mfl

mídia

multinacionais

neoliberal

offshores

oligarquia

orçamento

parlamento

partido socialista

partidos

pobreza

poder

política

politica

políticos

portugal

precariedade

presidente da república

privados

privatização

privatizações

propaganda

ps

psd

público

saúde

segurança

sindicalismo

soberania

sociedade

sócrates

solidariedade

trabalhadores

trabalho

transnacionais

transparência

troika

união europeia

valores

todas as tags

ARQUIVO

Janeiro 2022

Novembro 2019

Junho 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

RSS