Guilherme d'Oliveira Martins diz que Tribunal de Contas (TdC) alertou para os 'swaps' em 2008.
Ninguém foi posto em tribunal e muito menos condenado!?
Em entrevista divulgada ontem de manhã pela Antena 1, Guilherme d'Oliveira Martins disse que o TdC alertou para o facto de que o dinheiro ganho inicialmente com os 'swaps' seria depois perdido no dobro ou no triplo.
"A primeira vez que o TdC levantou esta questão, aqui del'rei. Houve gestores que vieram perguntar o que é que o TdC tinha a ver com isto. Afirmaram que estavam a ganhar dinheiro com tais aplicações financeiras.
Os relatórios do TdC dizem que o que foi ganho foi muito pouco em relação ao perdido, às vezes o dobro, o triplo daquilo que foi ganho, portanto era um mau investimento", disse Oliveira Martins, acrescentando que os gestores "têm de ser responsabilizados porque estão a tratar com dinheiro que é nosso".
O que não foi explicado é que tais negócios tiveram, sempre, a premissa do endividamento das empresas públicas, feitos a mando das sucessivas tutelas políticas. As empresas ao fazerem, junto dos sindicais bancários, os respectivos pedidos de empréstimos essas disponibilidades financeiras eram aplicadas em determinados depósitos a prazo, com juros negociados através de premissas especulativas, visto que não precisavam de tais recursos de uma só vez.
Os vários carroceis (comissões) a funcionar na Assembleia da República são coniventes com estas situações na medida em que se alimentam destes “mafiosos e corruptos sistemas” que alimentam, também, campanhas eleitorais e outras mordomias.
Brincam com o dinheiro que sucessivamente nos roubam, sem pudor nem qualquer pingo de vergonha. Somos o melhor povo do mundo! Onde é que eu já ouvi isto?
BLOGS
Ass. Moradores Bª. Cruz Vermelha
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
MIC-Movimento de Intervenção e Cidadania
Um ecossistema político-empresarial
COMUNICAÇÃO SOCIAL
SERVIÇO PÚBLICO
Base - Contratos Públicos Online
Diário da República Electrónico
SERVIÇO CÍVICO