De O meu Voto : no Movim. Cidadãos pCoimbra a 27 de Setembro de 2013 às 12:08
O meu voto
por Miguel Cardina

Um cartaz do movimento Cidadãos por Coimbra faz eco de uma frase atribuída a Albert Einstein: “loucura é repetir a mesma coisa vezes sem conta e esperar resultados diferentes”. Ao lado, uma linha percorre os longos anos em que Coimbra teve, à sua frente, executivos do centrão político. É uma frase feliz e uma imagem esclarecedora. E que me facilita a tarefa de explicar porque, na minha cidade, apoio este movimento. Está lá o essencial: a busca de uma alternativa política nova, participada e ambiciosa. Nova, porque recusa aquilo que foi a gestão camarária do passado recente e do passado menos recente. Participada, porque apostou na construção coletiva do seu programa, toma as suas decisões fundamentais democraticamente e pretende que os cidadãos e as cidadãs de Coimbra venham a ter voz nas grandes opções do município. Ambiciosa, porque entende que é possível uma Coimbra diferente, uma Coimbra que não seja refém dos grandes interesses imobiliários, que promova a revitalização dos seus centros históricos, que combata o esquecimento a que estão votadas algumas zonas do município, que tenha da cultura uma visão plural e cosmopolita, que ajude a fomentar o emprego (com direitos) e combata a exclusão nestes tempos duros de empobrecimento induzido. Apoio o movimento porque sei que votar no CPC não é apenas delegar uma representação. É contribuir para uma alternativa efetiva. Não há voto mais útil do que este.
---
E aqui fica - porque nos ajuda a respirar melhor - um belíssimo vídeo feito para o movimento Cidadãos por Coimbra pelo Tiago Cravidão, com o apoio do João José Cardoso:

-------- Jorge Martins
Excelente texto do Miguel, um dos muitos companheiros desta jornada.
Um excelente cartaz feito pelos nossos espetaculares criativos e um magnífico vídeo, com uma grande música e um grande poema do GRANDE ZECA AFONSO. Expressa toda a beleza da nossa cidade e todos os ideais que nos animam.
Coimbra e os conimbricenses merecem mais que ter de escolher entre a peste (a atual maioria de direita) e a cólera (o regresso ao poder do sinistro Manuel Machado). Nós apresentamos uma verdadeira ALTERNATIVA para o concelho, entregue durante mais de duas décadas à voragem dos interesses imobiliários que geraram negociatas e corrupção, à aposta nos centros comerciais, que esvaziaram o centro da cidade, a formas pacóvias e provincianas de encarar o papel da cidade na região, no país e no mundo. O vergonhoso processo do Metro Mondego mostra a falta de peso da cidade, nos mandatos de Manuel Machado, Carlos Encarnação e Barbosa de Melo.
Coimbra precisa de outras gentes ao leme; mais dos mesmos, por favor, não.
Participação cidadã, transparência na gestão da coisa pública, apoio ao investimento e a atividades criadoras de emprego (qualificado e não qualificado), reabilitação urbana e apoio ao pequeno comércio, ações de apoio social (estruturais e de emergência), defesa de uma mobilidade sustentável e dos espaços verdes, aposta na cultura e no cosmopolitismo são as linhas fortes dos Cidadãos por Coimbra (CPC).
É este programa que gostaríamos de ver sufragado pelos nossos concidadãos.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres