De Voluntáros -> perda d'emprego e direitos a 5 de Dezembro de 2013 às 16:22
Trabalho Voluntário
(-por Raquel Varela, 3/12/2013, 5Dias)
A propósito de um artigo que escrevi onde mencionava o trabalho de crianças, em regime de voluntariado, a ocuparem postos de trabalho, e na impossibilidade de responder a todas as mensagens individuais, gostava de esclarecer:
1) Caso essas crianças estivessem a ajudar outros trabalhadores, que estavam no seu posto de trabalho, e naquele dia tinham a ajuda simpática das crianças, isso é uma boa ideia, ajuda os trabalhadores que ganham o mesmo e têm menos trabalho naquele dia, trata-se de uma boa acção, as crianças aprendem, na minha opinião e bem, a ajudar.
Todos ganham. Quando tinha 7 anos passei muito tempo na mercearia da minha tia avó no Alentejo a ajudá-la a ela e à empregada.
Não lhe passava a ela pela cabeça despedir a empregada ou não contratar alguém para eu ir fazer o trabalho – isso, nas sociedades evoluídas, democráticas, chama-se trabalho infantil. E é ilegal.
2) Uma vez que no caso mencionado estavam a ocupar gratuitamente um posto de trabalho onde não estavam mais trabalhadores isso configura ocupação de postos de trabalho recorrendo a trabalho infantil mascarado de trabalho voluntário.
3) É indiferente se isto é feito com pioneiros de boina vermelha, pupilos do exército, escuteiros, senhoras reformadas ou ecologistas radicais de 5 anos.
Não é de um grupo em particular que estamos a tratar mas da crescente substituição de trabalho pago por trabalho voluntário.
De hoje para amanhã quando as freiras forem gratuitamente fazer de enfermeiras para pressionar os salários dos enfermeiros para baixo também vamos achar que é ajuda humanitária/voluntária?
E quando uns reformados chateados forem para as escolas dar aulas de graça?
E quando alguém a receber o RSI for obrigado a ir secretariar uma câmara?
E quando colocarem mendigos a varrer ruas em troca de comida?
Os limites de qualquer coisa na vida são necessários – sobretudo quando se trata de direitos do trabalho.
-------
← Troika regressa com intenção de baixar (ainda mais) salários do sector privado
--- APELO Irregularidades na Avaliação do Concurso Investigador FCT 2013
----------→4 respostas a Trabalho Voluntário
---um anarco-ciclista diz:
os pioneiros sempre foram uma bela “instituição”… é farsola esse tipo (rebuscado) de comparações…
--- Nuno Gana Bértolo diz:
Querida Raquel, quando menciona ” E quando alguém a receber o RSI for obrigado a ir secretariar uma câmara?” isso já acontece e acontece com os desempregados do subsidio de desemprego.
São convidados a fazer trabalho social deveria investigar isso Raquel, desempregados obrigados a ocupar postos de trabalho a custo “Zero” (85 euros mês mais 4.5 de refeição).
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=228841277276674&set=a.166362693524533.1073741828.166359153524887&type=1&theater
--- JgMenos diz:
Ocorre-me lembar a expulsão das Irmãs de Caridade lá pelos idos de 1862!
Gente que hoje tem o nome em ruas por esse país assim fundaram a base retórica dos seus argumentos.
Ninguém a pode acusar de inovar na matéria!
--- Rita Catita diz:
Concordo plenamente consigo… Aliás, digo-o várias vezes:
para cada voluntário (e estagiário não remunerados, também),
há sempre um explorado, um explorador e uma pessoa desempregada!
Voluntariado? Em nome de quê?
Estão abertas as inscrições para voluntários do Doclisboa’14
Num país em que até as duas primeiras figuras do Estado trabalham como voluntários, a vaga deste tipo de pedidos não pára de aumentar. Mas talvez valha a pena lembrar que se está a falar de uma tarefa remunerável e que há muita gente a precisar de emprego (e até para trabalhar em bares se pedem pessoas...).
Há quem defenda que se trata de «cultura», que é habitual noutros países. Ainda assim: por essa lógica, ópera, teatro, etc., etc., deviam funcionar com base em trabalho gratuito deste tipo?
Portugal não está numa fase normal e em tempo de guerra não se limpam armas. «Oferecer» trabalho e dizer que o mesmo não é pago? NÃO, definitivamente.
.
-- por Joana Lopes
http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.pt/ 5/9/2014
Comentar post