13 comentários:
De Mídia a Desinformar/ manipular. a 8 de Junho de 2015 às 16:50
http://manifesto74.blogspot.pt/2015/06/a-arte-de-desinformar.html#more

...
...E desta região, saíram cerca de 700 democratas para a Marcha. Portanto, fica claro que, não sendo esta Região uma excepção positiva à regra, a Marcha foi uma iniciativa com muita, muita gente.

Se iniciativas desta dimensão humana são raras, com a natureza de apoio político são ainda mais raras. Nas últimas largas décadas, as únicas iniciativa de dimensão e natureza semelhante foram as marchas do PCP em 2008 e da CDU em 2009.
Ou seja, a marcha de ontem foi singular e seria expectável que sob qualquer critério com o mínimo de razoabilidade tivesse uma cobertura noticiosa relevante. Mas não foi nada disso que aconteceu...

RTP empurra para a frente
O Telejornal da RTP não considerou que a Marcha fosse motivo de abertura, pelo contrário, empurrou-a para o mais tarde que conseguiu.
Assim, apenas 20 minutos após o seu início veio a primeira de duas curtas peças sobre a Marcha. A ordem cronológica do Telejornal até à Marcha foi, a abrir o caso Sócrates, depois Passos sobre Sócrates, incêndio em fábrica de tintas, convenção do PS, lesados do BES, iniciativa de PSD e CDS(repescada, pois tivera lugar no dia anterior), novamente a convenção do PS(só sobre a convenção do PS foram mais de 6 minutos), e eis que, finalmente, a CDU.

As duas peças juntas, as tais que apenas ao fim de 20 minutos a RTP apresentou, tiveram os tempos somados de 3 minutos.
Em nenhuma das peças houve qualquer plano panorâmico sobre a Marcha,
apenas imagens focadas sobre quem estava em palco ou pequenos grupos de manifestantes.

Na segunda peça houve um breve roda-pé sobre o número de autocarros(que rapidamente saiu de imagem),
nas duas peças houve 3 entrevistas a participantes, não se tendo feito qualquer referência aos números da organização sobre o total de participantes.
Apenas se soube que a Marcha "reuniu várias gerações".

Na SIC, a estrela foi a Branquinha
A SIC conseguiu fazer um pouco pior que a RTP, conseguiu ridicularizar-se ainda um pouco mais.
O Jornal da Noite da SIC também empurrou a Marcha da CDU mais para a frente, abriu com o caso Sócrates, seguiu para a convenção PS e, ao fim de 9 minutos, lá chegou uma única peça sobre a Marcha.

A primeira imagem da peça, o primeiro impacto, que a SIC dá da Marcha é a de uma cadela a beber água, seguem-se mais 40 segundos com a cadela a beber água e/ou em acrobacias rumo ao colo do dono, e ainda uma entrevista ao dono onde o telespectador fica a saber que a branquinha "é um cão espectacular que veio da rua", dos 4 minutos totais que durou a peça da SIC, os primeiros 40 segundos foram passados nisto.

Após o destaque a Branquinha, uma imagem positiva da cabeça da Marcha, a que se seguiram diversas entrevistas aos participantes,
o que não teria mal nenhum desde que não se entendesse que esses grandes planos individuais seriam instrumentais para esconder tudo o resto que se passava à volta, como de facto aconteceu.
Seguindo esta linha de encobrimento, a SIC colocou em imagem na peça um momento em que o grande plano é uma Praça dos Restauradores mal composta e com a Marcha ainda por chegar.

De resto, mais do mesmo, nenhuma perspectiva panorâmica sobre a Marcha e da intervenção de Jerónimo de Sousa tivemos 31 breves segundos(a Branquinha teve 40 segundos de atenção).
Nenhuma referência ainda ao número de participantes da organização, ou outros por tentativa de aproximação.
O telespectador limitou-se a ouvir que foram milhares...o que conjugado com as imagens exibidas permitiria eventualmente concluir que não estariam muitos milhares.

A TVI não foi a pior
A TVI seguiu um critério semelhante ao da RTP e SIC. Contudo com algumas diferenças que é justo referir.

Devido à final da Liga dos Campeões de futebol, o Jornal das 8 começou às 19:00. Cronologicamente, a sua sequência de abertura foi(e a esta hora ainda não havia notícias de Sócrates) a final da Liga dos Campeões, o incêndio na fábrica de tintas, a convenção do PS, iniciativa de PSD e CDS(tal como a RTP, também foi repescar uma iniciativa já do dia anterior), e finalmente a Marcha numa peça de apenas cerca de 2 minutos.

A peça da TVI destaca-se das peças da RTP e SIC apenas por dois motivos, foi a única que, pelo menos, tentou dar uma imagem panorâmic


De Mídia«Marcha Nac. a Força do Povo» a 8 de Junho de 2015 às 16:59
( http://luminaria.blogs.sapo.pt/alienar-manipular-apostar-e-1060897?view=2873889#t2873889 )...
...
...
... (a TVI ) pelo menos, tentou dar uma imagem panorâmica que reflectisse dentro do possível a dimensão da Marcha e
foi a única que citou o número de manifestantes referido pela organização.
Os seus breves 2 minutos assim até nem pareceram tão maus, e terão permitido ao telespectador ter uma ideia da dimensão da Marcha.

----Em relação aos jornais de Domingo dia 7, zero.

Nos quatro principais jornais generalistas de hoje, Domingo dia 7 de Junho, nenhum faz qualquer referência de capa sobre a Marcha de ontem.
O Público deu a sua fotografia de capa a um "caçador de tesouros" e é o único jornal que faz uma breve, mas errónea no conteúdo, referência ao "líder do PCP".
Ao que parece no desenvolvimento da notícia d'O Público lá vem a fúria, a aldrabice e a cegueira costumeiras.

Creio que estes encobrimentos e desaparecimentos da Marcha Nacional A Força do Povo,
nas várias deturpações publicadas, pelo estilo, natureza e forma, pelo método e conteúdo,
não serão mera azelhice ou coincidência, falta de atenção ou de pessoal de serviço.

Antes reflectem opções políticas e ideológicas dos proprietários económicos da comunicação social, ou proprietários fácticos das suas linhas editoriais,
colocando-as ao serviço dos grandes grupos económicos,
intoxicando e subvertendo o papel e função da comunicação social.

Quem paga, manda.
Quem tem o poder, manda.
E as eleições vêm aí.
A CDU, o seu projecto e a sua força humana são incómodas, são para desaparecer,
por forma a que tudo siga como até agora. Pensarão eles.

--------------
P.S.-
a Marcha da CDU observada pela perspectiva da televisão venezuelana TeleSur aqui
( http://x.vindicosuite.com/click/fbfpc=1;v=5;m=3;l=401071;c=776283;b=3368032;dct=https%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3DrSpVJcX4Img )

P.S.2-
para que não haja qualquer mal-entendido, gostava que ficasse claro que gostei de ouvir tudo o que os camaradas e amigos presentes na Marcha disseram e como disseram aos órgãos de comunicação social (as suas motivações são as minhas).
Estamos na Luta !


Comentar post