2 comentários:
De Fukushima 2011: exodo de 200.000 habit. a 10 de Março de 2016 às 11:10
BLOG «LA LETTRE D'ORION»
Fukushima, cinq ans après, le temps contre l'espace

Par «Fukushima» est entendu l’ensemble du processus qui conduisit à la catastrophe en mars 2011 dans la région éponyme du Japon :
tsunami (qui a causé la mort d’environ 19 000 personnes sur tout le Tôhoku),
accidents nucléaires dans la centrale de Fukushima-dai.ichi, importantes fuites radioactives consécutives (essentiellement césium 134 et 137)
et
exode des habitants (160 000 personnes cette année-là selon les chiffres officiels, en réalité probablement 200 000).


(- http://www.liberation.fr/france/2016/03/09/)


De NÃO ao Risco de catástrofe Nuclear. a 4 de Janeiro de 2017 às 15:50
(-C.Esperança, 31/12/2016, ponteEuropa)

------ Central Nuclear de Almaraz

(…)
É a central nuclear mais antiga e obsoleta de Espanha, no Alto Tejo. A ocorrência de um acidente será trágica para a Península Ibérica e devastadora para a cidade de Portalegre.
(…) (Ponte Europa – 18-05-2016)

A 100 km de Portugal, arrefecida por água do rio Tejo, já falhou e mostrou falhas nos testes de resistência e no mesmo tipo de válvulas que gerou o acidente em Fukushima. Continua em atividade. Até à catástrofe? (Ponte Europa 31-05-2016 – Notas Soltas de maio).

***
Desde 18 de maio que tenho feito eco das minhas preocupações que há muito deviam ser de todos os portugueses. O atual Governo português, ao contrário do anterior, cedo revelou opor-se à perpetuação de uma central nuclear obsoleta junto à fronteira portuguesa, mas se a via diplomática é imprescindível na defesa dos portugueses, não podemos deixar de criar uma opinião pública exigente que impeça o Governo espanhol de desafiar uma tragédia ibérica.

Agora, em vez de desistir da energia nuclear e, sobretudo, de encerrar a central nuclear fora de prazo, o governo espanhol autorizou a construção de um armazém de resíduos nucleares no local, junto à fronteira.

Portugueses e espanhóis não podem aceitar o risco de um novo Chernobil.


Comentar post