De DUOPÓLIO predador e falsa concorrência a 31 de Maio de 2011 às 13:22
SONAE E JERÓNIMO MARTINS : OS GRANDES PREDADORES

Gostaria de ver abordado com grande destaque na campanha eleitoral o tema que há dias lançou a CDU: o estrangular da produção nacional causada pelo oligopólio da distribuição constituído pela SONAE e pela JERÓNIMO MARTINS. Eles estão a pagar aos produtores, em particular agricultores, preços de produtos equivalantes aos que pagavam há 10 ou 15 anos. E vendem depois produtos vindos de Espanha e de Marrocos que fazem passar por portugueses. Os produtores nacionais estão nas mãos da SONAE e do PINGO DOCE. E estão a financiar estes predadores na esperança de poderem subsistir. Grande número deles já encerrou as portas, com grave dano para a produção e para o emprego. Isto ao mesmo tempo que recebem dos Estado apoios ao suposto apoio à produção nacional, que o Estado bem sabe não existir mas, ainda assim, paga.

Dou-lhes um exemplo do que faz a SONAE: em cada fatura sacam 20% de rappel ( isto é, desconto por deterioração ou perda de produtos) e, nos impostos, descontam 30% para deteriorações e perdas. Quando abrem um supermercado, descontam uma percentagem na faturação que referem como sendo " reacção" (?!) ao shopping ( os produtores pagam a abertura) e outra percentagem para promoção.

Os agricultores nada podem fazer: se não forem eles ninguém lhes tira os produtos, pois a distribuição está nas mãos deles.

O poder nada faz, incluindo essa instituição lamentável e que só serve para pagar vencimentos chorudos, que é a AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA.

Tanto ou mais do que a TROIKA, estes predadores são a causa do grande drama nacional.

E ainda se dão ao luxo de publicitar que apoiam a produção nacional e são premiados por terem um comportamento ético ( como os prémios são fáceis de atribuir a quem tem dinheiro para os pagar!)!

Os partidos ( exceto agora, mas pouco, a CDU) nada dizem.

Seria bom que este tema, demasiado grave para ser ignorado, tivesse tratamento destacado na campanha eleitoral pela esquerda ( CDU e BE) pois o PS revela-se um partido de direita porque sabendo, cala, e PSD e CDS existem porque não passam de mandaretes desses e outros donos da riqueza nacional.

- por henrique doria, http://odisseus.blogs.sapo.pt/148604.html


De Neo-colonialismo neo-liberal da Finança a 31 de Maio de 2011 às 16:47
Colonialismo? Não passará...
(ou neoliberalismo -interno e externo- da exploração agiota sem freio)

A austeridade cada vez mais recessiva - a este ritmo a taxa de desemprego ultrapassará os 13% antes do final do ano -, como contrapartida de empréstimos a taxas de juro incomportáveis para salvar credores internos e externos, é incompatível com as escolhas democráticas, com uma economia civilizada, a sua base material?
Pouco importa.
Sacrifica-se a soberania democrática em nome da emergência económica, de um estado de excepção fabricado à medida de quem tem força.

Esta é a escolha do centro europeu para as subalternas periferias.
A Grécia está apenas mais avançada neste processo: segundo o Financial Times, fala-se já numa intervenção externa "sem precedentes",
que culminaria no controlo externo das PRIVATIZAÇÔES (dos /todos?!! os activos/bens/ participações do Estado) e até da máquina FISCAL ( "autoridades internacionais" participarem na cobrança de impostos !!!) e a concessão de incentivos!! a privados para aceitarem o 'reagendamento'/renegociação forçada pelos credores do pagamento da dívida .

A este capitalismo de PILHAGEM/saque já se deu o nome de colonialismo, uma invenção continental.

Para já, em Portugal, diz-se que os partidos da troika deviam ter nomeado "comissários", uma significativa expressão, para começar a executar um plano inviável.

Os economistas do faz força que eu gemo andam por aí a fingir que isto serve os interesses do país, como antes diziam que a austeridade daria confiança e estimularia o investimento.

Dizem o que for preciso, mas só conseguem fazê-lo com eficácia se não forem desafiados, se tiverem o monopólio de um debate transformado na mais grotesca propaganda.

O que verdadeiramente me desgosta neste plano não é o papel dessa gente, dos Cantigas, Bessas e Duques, mas sim ver que figuras como Jorge Sampaio apoiam esta economia política.
Um pouco de memória, por favor.
A LUTA contra a austeridade é cada vez mais uma luta pela escolha DEMOCRÁTICA, por alternativas viáveis.
- por João Rodrigues , Ladrões


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres