1 comentário:
De ideologia: "NeoLiberalismo" e "ordoLiber a 19 de Julho de 2016 às 10:32
"Liberalismo ordenado" (neoliberalismo, ordoLiberalismo, economia de mercado regulada+estado social, modelo económico e social europeu, ...)

(por Vital Moreira, 14/7/2016, CausaNossa)

1. Afirmar que o "ordoliberalismo" alemão tem "marcas de autoritarismo" (*) não tem nenhum fundamento histórico nem doutrinal. E o mesmo se passa quando se mistura aquele conceito com o mais tardio "neoliberalismo" da Escola de Chicago.
Nascido contra o autoritarismo económico de Estado do nazismo, o ordoliberalismo apresentou-se também desde o início como um "novo liberalismo", por afastar o regresso ao liberalismo clássico e ao abstencionismo económico do Estado, na medida em que preconizava a defesa ativa da concorrência contra os cartéis e a concentração do poder económico. "Liberalismo com regras"contra "liberalismo laissez faire".
Por isso, o ordoliberalismo esteve na base da economia de mercado regulada, normalmente associada ao chamado "capitalismo renano", uma da modalidades menos "neoliberais" do capitalismo contemporâneo.

2. Não é menos infundada a associação do ordoliberalismo com o neoliberalismo no campo social. Pelo contrário, a noção de "economia social de mercado", que tem origem no ordoliberalismo (e que o neoliberalismo propriamente dito rejeita), resulta justamente do "casamento" entre a economia de mercado regulada e o Estado social (direitos dos trabalhadores, direitos sociais, direitos dos consumidores, etc.), que goza de consagração constitucional na Alemanha.

3. Desde o Tratado de Lisboa, a noção de economia social de mercado está na base da "constituição económica" da UE (TUE, art. 3º-3).
Os adversários da economia de mercado e os ultraliberais têm todo o direito de não gostar. Mas a qualificação social da economia de mercado caracteriza bem o modelo económico e social europeu, conjugando a liberdade económica individual, que a economia de mercado (regulada) proporciona, e o bem-estar social, que o Estado social e os direito sociais asseguram.
--------
* http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=833736 :
F.Louçã, no livro "Segurança Social - Defender a Democracia", considera que o neoliberalismo alemão - o ordoliberalismo - tem sido a ideologia predominante na construção da União Europeia, deixando marcas de autoritarismo ao longo das últimas décadas. (...)


Comentar post