De .Não reconhecer o fracasso ! porque... a 23 de Fevereiro de 2015 às 09:58
Se reconhecerem o fracasso não lhes sobra nada

[cheque de choque da 'UE': «nós temos uma solução para a dívida grega ... Mais dívida grega.»]

1. Quando se referiram à carta de Varoufakis, na qual era solicitada a extensão do acordo de empréstimo com o Fundo de Estabilização Financeira, como um perigoso «cavalo de Troia», talvez os delegados alemães que participaram na reunião do Grupo de Trabalho do euro, realizada na passada quinta-feira, não tenham dado conta do alcance profundo da metáfora a que recorreram.
Desconfiados de que a carta do ministro das Finanças grego poderia visar apenas a obtenção de um «financiamento de ponte», «pela porta das traseiras»,
os representantes do ministério das Finanças alemão, mandatados por Schäuble, decidiram exigir à Grécia «compromissos mais claros e convincentes».

2. Mas o que está e continuará a estar em causa, como assinalou o Manuel Esteves num artigo lapidar no Jornal de Negócios,
é a determinação da Europa em «garantir que a Grécia prossegue o rol de políticas que foram prescritas a Portugal, Espanha, Irlanda e Chipre, entre outros», e que incluem
«privatizações, flexibilização do mercado laboral, contenção de salários, desregulamentação dos mercados ou redução dos gastos do Estado com serviços públicos».
Isto é, as sacrossantas 'reformas estruturais', essa «espécie de guia de 'boas' práticas que qualquer governo sensato e realista deve seguir».
E que obriga a que se faça tudo, mesmo tudo, para que o governo grego não consiga ser bem-sucedido.

3. A austeridade, enquanto solução para a crise, é um conto de fadas que já não convence nem uma criança de cinco anos, minimamente atenta ao mundo real.
Tal como não convencem as FÁBULAS que se lhe associam, da «austeridade expansionista», das «gorduras do Estado Social», do «empreendedorismo» salvifico ou da «ética social na austeridade», entre outras.
Essas são as fissuras que se foram formando na muralha do castelo e que, com o tempo, se vão tornando cada vez mais indisfarçáveis.
A receita da austeridade, que infligiu um sofrimento tão atroz quanto inútil a milhões de pessoas, fracassou:
na Grécia, a dívida pública passou de 133 para 175% entre 2010 e 2014 (quando a previsão inicial da troika apontava para que se atingissem os 144% em 2014);
e em Portugal galopou, no mesmo período, de 93 para 129% (quando a versão inicial do memorando estimava um valor de 115% para 2014).

4. Sucede porém que a austeridade nunca serviu para combater a crise mas antes, como se torna cada vez mais evidente,
para criar o ambiente necessário à concretização da agenda ideológica que a direita NEOLIBERAL, entre nós, jamais conseguiria sufragar em eleições.
Da LIBERALIZAÇÂO do mercado de trabalho à DESTRUIÇÃO dos serviços públicos de saúde, educação e protecção social; das PRIVATIZAÇÕES e mercantilização destes serviços ao aprofundamento da POBREZA e das DESIGUALDADES como condição necessária para competir, mesmo que tal signifique um processo de SUBDESENVOLVIMENTO económico e de regressão civilizacional.
A austeridade é apenas um meio, um instrumento necessário para prosseguir a proclamada «transformação estrutural» do país.

5. E é por isso que o grego «cavalo de Troia» constitui um enorme perigo para governos como o europeu e o português, que tentam proteger e preservar um «castelo» já de si fissurado.
Ele enuncia caminhos ALTERNATIVOS e DECENTES para a superação da crise, quebrando o 'status quo' e ameaçando devolver aos Estados a capacidade de definir políticas de desenvolvimento económico e social,
deslaçando assim os fios que a «federação» tece, «para condicionar o poder do povo».
Sem a ARMA da dívida, do défice e da austeridade, como poderá a nossa direita conseguir chegar ao «fundo do pote»?
Percebe-se bem que é aqui que radica o pânico e a histeria que se instalaram em Belém e em São Bento na sequência das eleições gregas,
e que tiveram continuidade no SERVILISMO repugnante a que se prestou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, aninhada aos pés de Schäuble em Berlim.
Se reconhecerem o FRACASSO, tendo que abdicar da camuflagem da AUSTERIDADE, não lhes sobra nada.
Nem programa, nem ideologia, para vencer eleições.

(- por Nuno Serra, 22/2/2015, http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/ )


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres