A olhar para os rankings
15/10/2012 por A.F. Nabais
Sempre que são publicados os rankings, voltam os mesmos erros de análise, o que quer dizer que o sol continuará a ser tapado com uma peneira.
Dos insurgentes e comentadores similares não se pode esperar mais do que um simplismo algo hermético, porque, para gente desta, resolver os problemas de Educação em Portugal resume-se a olhar para quem fica no topo dos rankings.
Os responsáveis pelos colégios, para explicar os bons resultados, portam-se, obviamente, como directores de empresas que têm um produto para vender (e, com isto, não pretendo pôr em causa a qualidade dos profissionais que aí trabalham, incluindo os próprios dirigentes). João Trigo, director do Colégio do Rosário, explica que os bons resultados se devem a “uma aposta na formação global dos alunos”, o que é tão vago que pode ser aplicado a muitas outras escolas cuja colocação no ranking seja inferior. O mesmo director atribui a fama de elitista ao facto de “os pais dos (…) alunos terem de ter dinheiro para pagar as propinas”, necessárias para a sobrevivência da instituição.
Não me interessa culpar ou ilibar seja quem for da acusação de elitismo. Falta, no entanto, reafirmar que, graças a um estatuto socioeconómico e/ou sociocultural elevados, há alunos que, ao entrar na escola (em qualquer escola), já partem com avanço relativamente a outros oriundos de classes desfavorecidas. Os primeiros foram expostos, desde pequenos, a actividades e bens culturais e perceberam que os pais valorizavam a Educação e a Escola. Os outros, por razões culturais ou económicas, podem não ter recebido os mesmos estímulos, o que os prejudicará, quase inevitavelmente, no que respeita a coisas simples como, por exemplo, a capacidade de concentração ou de aquisição de conhecimentos.
Nada disto significa que uma boa escola ou um bom professor não façam a diferença na vida de qualquer aluno. A verdade, no entanto, é que directores e professores não são santos milagreiros, embora, na realidade, possa ser considerado um milagre o momento em que um aluno com dificuldades consegue superar-se, mesmo que isso não se traduza numa boa classificação. Para aqueles que só conseguem pensar com base em números, grelhas e classificações, eu explico: pode ter tanto ou mais mérito um professor que ajuda um aluno carenciado a atingir os dez valores do que aquele cujos alunos de elite alcançam vinte num exame.
Todos os que trabalham nas escolas públicas e privadas sabem disto, mas, mesmo entre os responsáveis pelas primeiras, há quem justifique os bons resultados e as boas classificações nos rankings com os mesmos argumentos dos directores dos colégios. Ora, se é verdade que é difícil alcançar bons resultados sem uma boa organização e sem bons profissionais, é muito mais difícil isso acontecer sem bons alunos. Diria, ainda, que os bons alunos conseguem, até, sobreviver a maus professores, o que deriva, também e não só, da capacidade económica de os pais pagarem explicações.
Não condeno que as escolas sintam orgulho nos resultados dos seus alunos e, portanto, no próprio trabalho da instituição, mas seria importante que, por outro lado, soubessem assumir que esses resultados dependem de vários factores externos à própria instituição. Se conseguissem fazê-lo estariam a prestar um serviço importante à Educação, algo mais importante do que suscitar afagos públicos ao próprio ego.
A propósito de olhares sobre os rankings, leia-se a notícia sobre os fracos resultados no exame de Português do 9º ano, na freguesia de Rabo de Peixe. Em primeiro lugar, o título, absolutamente enganador, releva da primeira informação dada pela Presidente da Junta: “Pronúncia determina más notas a Português em Rabo de Peixe”. Se estivéssemos distraídos, poderíamos pensar que o exame era oral ou que não existe, em Portugal, uma grande variedade de “pronúncias”. Logo a seguir, ficamos a saber que as crianças “escrevem como falam”, como se esse problema não afectasse alunos em todo o país.
A verdade só começa a surgir, quando ficamos a saber que existem problemas de assiduidade e que há “crianças filhas de famílias com situações problemáticas”, questões muitas vezes relacionadas. Ao ler o resto da notícia, ficamos a perceber que a maioria dos alunos sofre de carências várias,
A olhar para os rankings
15/10/2012 por A.F. Nabais
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... perceber que a maioria dos alunos sofre de carências várias, por razões socioeconómicas.
Os alunos que “escrevem como falam” fazem-no, em qualquer parte do país, não porque a pronúncia que usam seja mais ou menos cerrada, mas porque foram vários os condicionalismos que dificultaram a aprendizagem da escrita. Não estranharia que estes alunos de Rabo de Peixe revelassem, ainda, dificuldades de compreensão em muitas outras matérias.
Olhar para os rankings deveria servir para confirmar tudo isto e levar a que as políticas sociais e educativas fossem substancialmente alteradas. Em vez disso, entre muitos outros disparates, Nuno Crato aumenta o número de alunos por turma. Curiosamente, e a propósito, o Colégio Horizonte tem turmas pequenas, “o que facilita a tarefa dos professores.” Se isto é verdade para as meninas privilegiadas que frequentam este estabelecimento, é-o, por maioria de razão, para as crianças de Rabo de Peixe.
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--Zico447:
Boa descrição do panorama educacional associado aos rankings. Não nos esqueçamos que os rankings servem um determinado lobby.
Daqui em diante teremos um ensino baseado em exames, desde o 1ºciclo até ao secundário. Bem, até no pré-escolar já andam com a mania dos testes. Se o ser humano fosse assim tão “desintegrado” era tudo mais fácil. Mas não é!
Para terminar, isto é tão estúpido que querem alunos mais criativos e inovadores e baseiam todo o ensino na memorização.
-- Universidade do Porto: os alunos mais bem preparados vêm das escolas públicas – ... :
-- Xeque ao ensino: o meu cheque-ensino é melhor do que o teu
-- Quem percebe de Educação? Os gestores, claro! (3)
[…] uma vez, estamos na presença do pensamento simplista que reduz a avaliação das escolas ao lugar que ocupam no ranking.
O mundo reduzido a listas e gráficos parece muito simples, sobretudo quando não se quer perceber […]
--Tiques e decisões: a propósito da prova final de quarto ano
[…] quando, na realidade, os exames, tal como eram aplicados, só serviram para aprofundar a interpretação pervertida dos rankings
e a consequente transformação das aulas em mero treino.
Ao mesmo tempo, tomou decisões […]
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--MCR (15/10/2012):
Acabaram como o comércio tradicional ??? pois só há supermercados –
O ensino privado é co-financiado” ?? pois então é uma PPP – o ensino privado é melhor ?? pois dão notas mais altas porque não podem fechar a porta e são assim supermercados do ensino – ensino Cooperativo como a Lusófona – pois é uma mina de dinheiro
– E do meu IRS sai para o ensino público e privado + saúde pública e privada
+ para banquetes ministeriais e topos de gama a deputados e governantes + eurodeputados
+ mais os jantares de deputados e festas de golf + $$ para partidos e eleições+ para ordenados milionários de empregados das TV
+ para o teatro e cinema que querem sempre “ajudas” + para fazer rotundas no Marquês –
mas que rica fui e agora ainda há as tais fundações e só a de soares é 1.5 milhões de euros/ano fora as multas do carro que lhe demos e anda a 35o km/h – talvez queiram que lhe pague a “bica” e engraxar os sapatos –
mas não lavam as ruas nem regam as árvores e ontem vi e nunca pensei ver – o belo relvado frente à Torre de Belém é um campo de terra – o senhor da CML não regou porque um tractor pisou o sistema de rega automático
e é um verdadeiro deserto
– miseráveis miseráveis miseráveis miseráveis miseráveis miseráveis – que rica podia ser e nunca tendo sido
o facto é que de acordo com o ebgº Picanço do sindicato dos quadros
já sacaram aos FP 44% mas quais FP – já que sócrates misturou todos os que recebem reformas de zero a 100 no mesmo sistema pelo que quando eram “reformas separadas” cada um recebia da CGD o seu e agora eu pago mais pelos que ganham mês o que ganho ano
– desestruturaram todos os sistemas (sócrates) e este novo primeiro ministro nada fez voltar ao que estave ainda piora – MISERÁVEL que ele é – é o mais miserável de todos e todos são como ele .
Mais informação, melhor informação
Paulo Guinote 12/12/2015
... ordenações de escolas com base no desempenho dos seus alunos em exames ou provas finais (no ensino básico limitadas a duas disciplinas) e começa ...uma fase de ... obtenção de melhor informação. ... os rankings (não) são a panaceia ou o demónio, preferindo encará-los como uma fonte de conhecimento que é necessário alargar, filtrar, contextualizar.
E prefiro ter acesso aos seus dados do que não ter, até porque da micro à macro escala eles me dão indicações úteis, mesmo se é inegável que deles são feitos frequentes aproveitamentos demagógicos com base em indicadores truncados.
Mas esse é um risco que pode e deve ser desmontado e não um factor que justifique a sua inexistência.
Para que os rankings ...mais racional e menos vulnerável a devaneios emocionais, parece-me essencial que se invista ...na qualidade da informação:
a consistência dos dados analisados ao longo do tempo e a transparência e equidade desses mesmos dados entre todas as escolas classificadas.
--- aspecto da consistência:
é complicado estabelecerem-se análises significativas do desempenho dos alunos, no seu todo, e de cada escola em particular sem a fixação de um modelo de exames ou provas finais que não seja vulnerável a humores conjunturais de quem coordena a sua elaboração.
Ao fim de um determinado número de anos (fiquemo-nos por uma mão-cheia deles) em que se admite que se façam experiências ou acertos, não me parece razoável que alguns dos instrumentos da avaliação externa em disciplinas fundamentais (no básico são apenas duas) vejam a sua estrutura ou grau de dificuldade variar a cada ano ou par de anos.
Seja como resultado de alterações dos programas, seja porque alguém acha que é necessário tornar mais fáceis ou difíceis as provas por razões exógenas (leia-se, na maior parte dos casos, “políticas”).
Quem acompanha por dentro o que se passa, aplicando as provas e classificando-as sabe que se torna quase impossível definir tendências credíveis em relação aos seus resultados no curto, médio ou mesmo longo prazo, sem entrar com ponderações subjectivas.
Enquanto os exames forem usados como instrumento político e ideológico, analisar do ponto de vista diacrónico os seus resultados é um exercício académico pouco útil.
Assim como se estarão apenas a analisar desempenhos relativos (quem subiu, quem desceu) e não o desempenho global de todo o sistema de ensino (que não pode basear-se apenas nos testes PISA).
--- transparência:
começa a ser tempo de exigir às escolas privadas tudo aquilo que é exigido às públicas.
Quem fez pressão para que os dados dos resultados dos exames fossem conhecidos publicamente também deveria pressionar para que não fossem apenas as escolas públicas a revelar os dados de contexto desses resultados.
Eu gostaria de ter rankings em que não fosse apenas a rede pública a revelar os dados sobre o nível socio-económico dos seus alunos ou as habilitações académicas dos pais, enquanto as escolas privadas os ocultam ou conseguem que não lhes sejam exigidos.
O mesmo se passa com a necessidade de conhecermos indicadores como a incidência de alunos com necessidades educativas especiais ou adaptações curriculares em todas as escolas ou ainda o peso relativo de turmas “não regulares”.
Ou as condições de acesso e funcionamento de muitas escolas privadas, se são escolas de tendência confessional ou não, que políticas de propinas praticam, quais as escolas privadas com subsídios públicos.
Seria mesmo interessante conhecer que modelo de gestão existe.
Todos estes elementos são fundamentais para sabermos caracterizar o perfil de cada escola para além da sua posição relativa no ranking.
E, a partir daí, termos uma maior qualidade da informação disponibilizada ao público, quando se comparam escolas públicas e privadas ou mesmo cada um desses subsistemas.
...a tese de que o factor que mais faz a diferença no desempenho dos alunos são os professores
e uma outra que se esforça por demonstrar que o que permite melhores resultados são as práticas pedagógicas e organizacionais das escolas privadas.
e se afinal há um 3º factor determinante:
as expectativas das famílias dos alunos, seu perfil académico e a sua capacidade de pressão económica sobre a gestão das escolas.
---- A pressa é inimiga da Educação
(11/12/2013 por António Fernando Nabais, https://osdiasdopisco.wordpress.com/2013/12/11/a-pressa-e-inimiga-da-educacao/ )
A Educação é um território frequentemente invadido por ignorantes atrevidos que desprezam os que trabalham
nas escolas com a mesma sobranceria com que os colonizadores decidiam que era necessário civilizar e evangelizar indígenas evidentemente ignaros.
O atrevimento do ignorante nota-se na facilidade com que debita opiniões sobre o que não sabe.
As razões para se ser ignorante podem ter na sua origem a impossibilidade de se informar, mas, na maior parte das vezes,
derivam da total ausência de vontade de se informar, porque, entre outras razões, correr-se-ia o risco de se ser obrigado a exprimir uma opinião contrária à sua própria crença.
Uma das muitas coisas que o ignorante ignora, no que se refere à Educação, corresponde ao facto de que
os efeitos da acção educativa são sempre mediatos, o que deve levar-nos a analisar dados, usando do maior distanciamento possível e resistindo, ao máximo, a preconceitos ideológicos.
Ao mesmo tempo, as ilações a retirar devem estar sujeitas a uma dúvida metódica que é tão saudável como estranha numa época em que se exprimem tantas certezas absolutas.
Convém, é claro, não esquecer que não há ninguém melhor do que um ignorante para ter certezas absolutas.
Num ano em que se juntou o resultado dos testes PISA à habitual divulgação dos rankings,
os ignorantes atrevidos agitaram-se nas suas tribunas e deixaram escapar muitos disparates, porque o ignorante atrevido sofre do problema de opinião precoce:
– no que se refere aos rankings, os crentes nas virtudes absolutas da privatização global
voltaram a explicar que a solução está em privatizar, uma vez que são as escolas privadas que estão no topo da classificação, e ponto final parágrafo.
Os outros factores exógenos, como o estatuto socioeconómico ou sociocultural da família, são absolutamente desvalorizados, como faz José Manuel Fernandes, ao explicar que já houve investimentos mais do que suficientes na escola estatal para que se possa continuar a fazer referência a esses factores,
não colocando, portanto, a hipótese de que o investimento não tenha resolvido os problemas sociais, realçando, como exemplo, as obras da Parque Escolar, numa estranha associação entre construção civil e iluminação interior;
– a queda da Suécia privatizadora e a contínua subida do Portugal comunista nos testes PISA fez disparar as sirenes no terreno dos ignorantes atrevidos da direita,
ao ponto de Vítor Cunha ter tentado explicar a ideia de que as falhas suecas se deviam ao afluxo de emigrantes.
É estranho, no entanto que tantas escolas, tão virtuosas porque privadas, não tenham conseguido resolver o problema descoberto pelo especialista blasfemo.
Descobrir que os fundamentos de uma religião ou de uma ideologia são menos sólidos do que se pensava é sempre traumático:
Vítor Cunha está a olhar para as escolas privadas suecas com o mesmo espanto horrorizado com que um comunista empedernido terá visto cair o Muro de Berlim;
– José Sócrates, um dos mais bem classificados no ranking dos ignorantes atrevidos, já veio afirmar que os resultados dos testes PISA são resultado da acção dos seus dois governos, o que poderia ter piada se não tivesse sido tão grave.
É o costume:
já em 2010, o mesmo Sócrates tinha falhado na explicação dos testes PISA 2009, utilizando a mesma técnica de José Manuel Fernandes,
ao ignorar o maior número possível de factores e ao tirar conclusões precipitadas, como qualquer ignorante atrevido que se preze.
Entretanto, nas escolas, continuam directores e funcionários a permitir que tudo vá funcionando,
suportando as decisões CRIMINOSAS de ministros ignorantes e as opiniões de ignorantes que não são ministros.
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