2 comentários:
De Origens Religião e Civilização a 18 de Janeiro de 2016 às 10:47
As religiões e sua história são um tema interessante mas, muitas vezes, adulterado, desfocado, desenquadrado, fanatizado, ...

Para além de existirem muitas outras religiões (menores...) aqui não abrangidas (e muitas espezinhadas)
e de o Panteísmo e o Ateísmo também deverem ser componentes de análise interessante.

Sobre as origens (ANTECEDENTES, interligações, influências e paralelismo ou princípios comuns) das "grandes" creio ser importante referir as que se desenvolveram no território da Mesopotâmia (rios Tigre e Eufrates)-Pérsia/Irão-Arménia... , nomeadamente:
Ahura-Mazdaísmo, deusas da fertilidade, Mitra, ... - i.e. as religiões 'arianas' (que fazem parte da civilização 'Indo-ariana' que a Europa herdou ...).
Note-se que Abraão nasceu na cidade-estado de Ur, Mesopotâmia, a arca de Noé após o dilúvio 'aterrou' na Arménia, ... e que este eixo civilizacional se ligava a este ao do rio Indo (no actual Paquistão e deste ao do rio Ganges na Índia, ...) e a oeste ao próximo oriente (actuais Síria, Líbano, Israel, Jordânia, Egipto, ... Chipre-Creta-Grécia).

Outra linha de pensamento sobre origens civilizacionais (em que a religião é uma componente) é mais esotérica ... e através de pirâmides
(tantas por vários continentes e no 'berço de grandes e antigas civilizações/ impérios)
e de mitos/lendas com muitas semelhanças remetem-nos para naves e 'deuses' celestes/ extraterrestres ...
...
...
Zé T.


De Zé das Esquinas o Lisboeta a 4 de Junho de 2010 às 11:09
"Quando o sr. era Frei franciscano, soube de casos de abuso sexual?
Leonardo Boff - Nunca soube de nada."

Independentemente da validade da entrevista e do valor da personagem ou dos movimentos referidos, esta resposta para mim, teve um significado muito importante em relação à sua idoneidade e posicionamente face ao poder iinstituído.

Tem frei qué cego...
ou será que, o pior cego é o que não quiz ou não quer ver?


Comentar post