De Responsáveis e fratricídio no PS... a 26 de Junho de 2014 às 11:18
Esta notícia suscita centenas de comentários...
e , por Zé T. :

1- a maioria dos comentários/comentadores tem alguma razão/ verdade mas não toda... pois há falta de conhecimento do texto/declaração completa e seus autores e motivações ... logo fazem-se conjecturas e acusações ... com e sem sentido.

2- também neste blog e noutros e em tertúlias, incluindo militantes e ex-militantes do PS mas também de outros partidos ou "afastados" se fala e falou ser necessário RESPONSABILIZAR
(depois de análises/debates críticos e livres, e responsabilizar mais do que pelas perdas eleitorais, responsabilizar pelas perdas do Estado Social, perdas dos Trabalhadores, perdas do País -- devidas à incompetência, amiguismo, nepotismo, tachismo, corrupção, tráfico de influências, ... e à governação e deriva para o 'blairismo' e neoliberalismo )
os (ex-)dirigentes do PS e do Governo ... o mesmo se aplica ao PSD, ...

3- o PS e o PSD (...), partidos do centrão de interesses e governo nás últimas 3 décadas sendo os maiores e tendo mais acesso ao «pote/tachos» são aqueles que se assemelham à maioria da população e têm de tudo, digamos:
2 a 10% de muito bons, 2 a 10 % de péssimos, 10 a 20% de bons/maus, e 20 a 40% de suficientes/medíocres.
Isto tanto em "alas" internas de "esquerda" de "direita" e do centro, como em militância como em inactividade/ aproveitamento, em pensamento como acção, em capacidade técnica ou em valores/ética, ... os partidos são formados por pessoas e nas maiorias há de tudo, e há momentos/ondas/ vagas em que o movimento/acção é mais num sentido e outros momentos/épocas noutro sentido e outros ainda são momentos/épocas de calmaria ... até surgir a borrasca.
Tudo isto para dizer que é necessário destrinçar, distinguir, conhecer melhor ... mas não esperar muito tempo... é preciso "estar lá", ser agente ACTIVO, actuar e atempadamente (mesmo que não se tenha o conhecimento/dados todos)...

4- concretizando:
--- a afirmação («Fomos nós ...») é VERDADEIRA : NÓS militantes e não militantes socialistas (e de outros... , nós cidadãos) somos CULPADOS (embora uns mais que outros), por fazermos por não fazermos e por deixarmos outros fazerem ... o que fizeram ou deixaram acontecer.
--- o grupo "de H.Neto..." e outros (da ala esquerda do PS e muitos simples militantes que se foram afastando por isso mesmo), já fizeram essa crítica antes - que não foi considerada ou levada para a frente pelos dirigentes/maioria...- e também fizeram críticas às falhas de transparência, de democracia interna, de estatutos/regulamentos e de órgãos, estruturas, deputados, governantes, dirigentes e 'entourage' ...
--- existem apoiantes de Costa e de Seguro que usam meios, timming e afirmações para se colocarem estrategicamente tendo em vista defesa dos seus 'tachos' ou de ganhos futuros ... mas também existem aqueles que fazem o que fazem sem «agenda de interesses próprio» mas apenas por acharem que é seu dever e é o melhor para o interesse colectivo (do partido e ou do país).
--- existem adversários (nos outros partidos, meios de comunicação, ...) e simples "revanchistas/vingadores" ou "broncos" ... que atiram "achas para a fogueira" da luta fraticida no PS para ver se este diminui, se perde mais militantes e eleitores, se o faz desaparecer, ... ou se dos seus estilhaços se inicia algo novo e melhor...


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres